História do Mundo em 2 minutos

Translate

ÁGUA SERRA NEGRA, QUALIDADE COM GARANTIA.

ÁGUA SERRA NEGRA, QUALIDADE COM GARANTIA.
ENTREGA EM DOMICÍLIO, EM POUCOS MINUTOS. APROVEITE AS PROMOÇÕES.

Seguidores

ESPAÇO PARA ANUNCIANTE

ESPAÇO PARA ANUNCIANTE
FAÇA O MARKETING DA SUA EMPRESA, AQUI.

quinta-feira, 21 de junho de 2012

UMA INCLUSÃO DIGITAL A PASSOS DE TARTARUGA

 

Após a leitura do texto abaixo responda a enquete:

Exclusão digital: Apenas 4% das escolas públicas têm PCs nas salas de aula

:: Ana Paula Lobo
:: Convergência Digital :: 19/06/2012

A pesquisa TIC Educação 2011, produzida pelo CETIC.br, do Comitê Gestor da Internet, divulgada nesta terça-feira, 19/06, na capital paulista, revela que o Brasil está muito atrasado no uso das ferramentas de TIC nas escolas e na prática pedagógica. O estudo mostra, por exemplo, que a banda larga não é realidade para a maioria das escolas, mesmo que elas tenham algum ponto de conexão à Internet.

O grande problema, observa o TIC Educação 2011, é que 55% das escolas têm conexão entre 256Kbps e 2 Mbps, para ser compartilhada, em média, por 500 alunos, nas escolas públicas. Apenas 6% das escolas pesquisadas têm velocidades de conexão superiores a 8 Mbps. E pior: 27% das escolas pesquisadas desconhecem o valor de conexão da Internet. E o levantamento não leva em conta as escolas rurais, onde há problemas de infraestrutura de telecom.

"Há problema, sim, de acesso à banda larga, mas há questões estruturais que devem ser cuidadas. Entre eles, a disponibilidade da energia elétrica. Não basta ter banda larga, ela precisa funcionar e ajudar na prática pedagógica", observa Juliano Cappi, responsável pelo estudo no CETIC.br.

Se a banda larga é um entrave, a ausência de PCs segue sendo uma barreira a ser superada. O TIC Educação 2011 constatou que 100% das escolas possui ao menos um computador mas, na média geral, a distribuição de computadores fica muito abaixo da expectativa. No ano passado, por exemplo, o estudo constatou a presença, em média, de 20 PCs(desktops) em funcionamento e 3 computadores portáteis( notebooks/netbooks)por escola.

Mas boa parte está instalado na sala da diretoria- fora do acesso do aluno - ou nos laboratórios de Informática. Na sala de aula, esse percentual cai para apenas 4%. Lembrando que esses 23 computadores, em média, são para serem compartilhados por cerca de 500 alunos. Nas escolas particulares - onde há mais PCs por alunos - esse índice de PCs nas salas de aula cresce para 21%. Mas também há a concentração de PCs nos laboratórios de Informática.

"Fica claro que a política pública para levar TIC para a Educação precisa ser aperfeiçoada. Temos dois mundos distintos - escolas públicas e particulares - e há muitas barreiras para serem vencidas. A principal delas é levar a Internet e o próprio PC para a sala de aula. Hoje isso está muito distante nas escolas públicas e precisa avançar nas particulares. O acesso à TIC está restrito aos laboratórios de Informática, independente das suas condições", destacou Cappi.

O levantamento, que analisou 650 estabelecimentos educacionais, sendo 497 escolas públicas e 150 particulares, que pela primeira vez, entraram na pesquisa, tem um dado positivo: Os professores estão usando o computador como meio didático. Segundo o TIC Educação 2011, 94% dos professores já usam computadores em casa e, em função do crescimento do uso do computador portátil, metade dos docentes entrevistados - professores de português e matemática- levam seus notebooks pessoais para a sala de aula.

"Mas ainda faltam condições de trabalho para o melhor uso da Internet. O professor já usa o computador como ferramenta educacional, mas precisa de ter infraestrutura para usar esse computador como prática pedagógica", acrescenta Juliano Cappi.

Vale frisar que a pesquisa mostra que as aulas expositivas e a interpretação de textos - atividades rotineiras para os professores- têm baixos percentuais de uso das TICs: 24% e 16%, respectivamente. Em contrapartida - e um ponto de reflexão - os alunos - 82% - assumem que usam a Internet para fazer pesquisas.


Fonte: http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=30830&sid=14

1) As tecnologias inseridas nas escolas públicas, contribuirão para uma melhoria no processo de ensino e aprendizagem? Justifique.


 

ENQUETE- RIO + 20. OPINE.

 Vários países estão reunidos até o dia 23/06 para discutir uma forma de agregar a sustentabilidade e o desenvolvimento econômico. No entanto, até o momento não chegaram a um acordo, pois existem divergências entre as nações ricas e as pobres. Após navegar no link abaixo, responda a enquete:

http://noticias.uol.com.br/eventos/rio-20/

1) Existe a possibilidade de agregar o desenvolvimento do Capitalismo (econômico) com a sustentabilidade? Justifique.

2) Alguns países, como a França propôs um imposto a ser cobrado nas importações e exportações para criar fundos e investir na sustentabilidade. Contudo, esse imposto acarretará em aumento dos preços, e com certeza quem vai pagar a conta são os mais pobres. Você concorda que o pobres pagam essa conta, sendo que os ricos são os que mais degradam o meio ambiente? Justifique.

3) Após navegar pelo link acima, qual a sua opinião sobre a Rio + 20, chegarão a um acordo? De que forma?

 

4) Com o Capitalismo em crise em diversos países na Europa, existe a possibilidade de flexibilidade no Capitalismo em prol do meio ambiente? Como?

 

Ta na hora de ser politizado, críticos e problematizador, e mais, essa problemática vai render muitas redações nos vestibulares e talvez no ENEM. "Boa sorte". Após o dia 01/07/2012 debateremos o assunto.

PROJETO AULA INTERATIVA 2011- ESCOLA PASTOR DE HORTOLÂNDIA. VALE A PENA VER

Visite o link abaixo e descubra o que os nossos alunos são capazes de fazer.

http://pt.calameo.com/books/0014922974fac0635fc82


sexta-feira, 8 de junho de 2012

ENQUETE: QUEM NASCEU PRIMEIRO O OVO OU A GALINHA? ESSE É O DESAFIO DA SEMANA, VOCÊS PODERÃO UTILIZAR AS TEORIAS EVOLUCIONISTAS E A CRIACIONISTAS, ESTUDADOS NO TEMA: A ORIGEM DOS SERES HUMANOS SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM -1. BOA REFLEXÃO


Talvez pode ser uma piada, porém, na Ciência o que importa não são as respostas, e sim as perguntas que irão surgir a partir de suas respostas. A esse fato damos o nome de evolução. Sendo assim, podemos buscar respostas nas Teorias Evolucionista e a Criacionista. Como? A situação acima, ou melhor, a problemática acima tem uma única resposta? Justifique. 

Espero a participação e interação de todos. Após o dia 15/06 postarei a discussão e as possíveis respostas. Um abraço.

Olá pessoal,

Aí vai a resposta. Quem nasceu primeiro o ovo ou a galinha?

Resposta: Vai depender de qual teoria utilizarmos. É isso mesmo. Existem duas teorias sobre a origem dos seres vivos no planeta Terra, a Criacionista, que concebe um criador, em que o mesmo fez tudo e todos, e a Teoria Evolucionista, a Ciência, em que os seres vivos evoluíram ao longo do tempo. Todavia, se trabalharmos com o Criacionismo, o criador criou os seres vivos (a galinha), e essa com certeza botou o ovo. No entanto, quando abordamos a Teoria Evolucionista, os seres vivos originaram de seres unicelulares, nesse caso o ovo teria iniciado dessas células, pois, a vida dentro do ovo está em evolução. Lembre-se, o importante aqui não é debater qual resposta está correta, e sim procurar uma saída diante de uma situação problema. Na vida lidamos com várias situações problemas e em muitos casos acreditamos que não tem respostas, acredite, para tudo tem uma resposta, basta escolher o caminho certo. Agora, se na primeira vez não deu certo, não desista, pois, se Thomas Edson tivesse desistido quando ele errou, não teríamos a lâmpada elétrica hoje. Só para título de ilustração, ele errou mais de 1000 vezes para inventar a lâmpada. É óbvio, sempre temos que estar preparados para não errar, mais esse é uma possibilidade. É isso aí, um abraço.



quinta-feira, 7 de junho de 2012

E AÍ GALERA, SEGUE A PROVA DO SIMULADO DE HISTÓRIA COMENTADA ABAIXO, DÊ UMA OLHADA, A MESMA SERVE DE REVISÃO E PARA DISCUSSÃO NA SALA DE AULA

















QUESTÕES PARA O PROVÃO HISTÓRIA
Após análise da imagem e leitura dos textos abaixo responda as questões 1, 2 e 3:








Muitos não sabem que sem água não existiria vida. A importância da água é um assunto de interesse público, porém poucas pessoas dão a atenção necessária para esse assunto. Pois aqueles que verdadeiramente não se importam com a escassez da água, é porque nunca passaram sede ou nunca precisaram caminhar quilômetros e quilômetros para pegar água com baldes na cabeça. Se pararmos para pensar um pouco, a água é o bem mais valioso que a Terra oferece a todos os seres vivos, desde a plantinha pequenina até os maiores animais do planeta. O corpo humano é 70% composto por água, qualquer metabolismo sofre reações que se desenvolvem por meio aquoso, se a água chegar a faltar os seres humanos deixará de existir, pois não existe vida sem água, em muitas partes do mundo, tanto crianças como adultos morrem de desidratação por falta dessa substância. (Fonte: http://www.guiabrasilblog.com/a-importancia-da-agua-para-os-seres-vivos/).
Não é de hoje que a água é objeto de suma importância para a manutenção da vida no planeta, as civilizações da Mesopotâmia e do Egito concebia a importância desse líquido precioso. Foi partindo desse pressuposto que Heródoto afirmou: “O Egito é uma dádiva do Nilo”. É óbvio que o Rio Nilo por si só não daria subsídios para o florescimento da Sociedade do Egito Antigo se não fosse à administração por parte dos egípcios que trabalharam no controle das cheias. Diga-se de passagem, a união entre o Homem e a Natureza foi primordial para o desenvolvimento do Egito Antigo. No entanto, a sociedade atual não tem essa percepção, impactando a natureza, fazendo com que a mesma seja destruída, que sucessivamente acabará com a vida em nosso planeta. (Autoria: Professor Alberto).
1)      Os dois textos faz uma comparação entre passado e presente sobre o uso da água. Assinale a alternativa correta.
a)      Enquanto nas civilizações mesopotâmicas e egípcias a água era utilizada somente pelos Faraós, na sociedade atual a água é de extrema importância para a manutenção da vida.
b)      Podemos afirmar com propriedade e fundamentado no texto que os egípcios utilizavam as águas do Rio Nilo de forma racional, principalmente para manter a união da sociedade.
c)      As águas do Rio Nilo eram insignificativas, visto as secas civilizações da Mesopotâmia e do Egito Antigo com a sociedade atual, pois passado e presente não se relaciona no tempo e espaço.
d)     Todas as alternativas estão corretas.

Resolução comentada: Alternativa correta é a letra A: Segundo Heródoto: “ O Egito era uma dádiva do Nilo”. Nas palavras do grego Heródoto concebe a importância do Rio Nilo para a sociedade do Egito Antigo, pois esse rio serviu para o desenvolvimento da vida no Egito Antigo além de ser útil na a irrigação agricultura, consumo, pesca, comércio; as águas do rio foi um importante elemento para manter a sociedade egípcia unificada, e mais utilizando-a de forma racional, diferente da maioria da população atual.

2)      Não é de hoje que a água é objeto de suma importância para a manutenção da vida no planeta, as civilizações da Mesopotâmia e do Egito concebia a importância desse líquido precioso. Sobre o uso das águas do Rio Nilo assinale a alternativa incorreta.
I - Era utilizada como via de transporte.
II- Era utilizada para os sistemas de irrigação da agricultura.
III- Os egípcios usavam a água para beber, pescar e irrigar a agricultura.
IV- Os egípcios aproveitavam as águas no Nilo para construir as saunas hidrotérmicas visto o poder medicinal das águas desse rio.
Está incorreta a alternativa:
a)      I, II IV e III.
b)      Somente as I e II.
c)      Somente as I, II e III.
d)     Somente a IV.
Resolução comentada: A alternativa correta é  a letra D: As águas do Rio Nilo era utilizada de várias formas pela sociedade do Egito Antigo, porém, a historiografia não concebe a importância das águas como elementos medicinais em saunas hidrotérmicas.
3)       “O Egito é uma dádiva do Nilo”. Frase atribuída ao Historiador grego Heródoto. “O Tiete é uma dadiva da cidade de São Paulo”.  Frase atribuída ao Roqueiro brasileiro Supla. Com base nos textos acima assinale a alternativa correta:
I- As frases acima procuram relacionar as diferenças entre a importância da agua no tempo e espaço, pois Heródoto responsabiliza a origem do Egito Antigo no Rio Nilo, enquanto o roqueiro Supla responsabiliza a sociedade paulistana pela degradação do rio Tiete.
II- No Egito Antigo a sociedade não valorizava o Rio Nilo, por outro lado os paulistanos dão um valor pleno no Rio Tiete, pois esse já têm quase 100% das suas águas despoluídas.
III- Enquanto Heródoto estava preocupado com a poluição do Rio Nilo, a sociedade paulistana está mais preocupada com extinção dos peixes desse rio.
            Está correta a alternativa:
    
a)      I e II
b)      II e III
c)      I, II e III
d)     Somente a I
e)      Todas estão incorretas.
Resolução comentada: Alternativa correta é a letra D: A questão problematiza o valor dado no uso correto da água no tempo e espaço. Enquanto na Civilização Egípcia essa foi de grande importância para o desenvolvimento, na cidade de São Paulo o desenvolvimento é responsável pela morte do rio.

4)      (analisar a religião no Egito Antigo).
(Fonte: http://historia.ricafonte.com/textos/Antiguidade/egito_antigo_exe.htm).
   
Assunto: Egito Antigo.
            Sobre a religião, que marcou a vida do povo egípcio do berço ao túmulo, é INCORRETO afirmar:
a)     As pirâmides eram os locais de culto presidido pelos sacerdotes.
b)     Os egípcios eram politeístas: adoravam vários deuses.
c)     A religião contribuiu para o desenvolvimento das ciências e das artes.
d)     Entre os deuses mais importantes destaca-se Amon-Rá , o deus Sol.

Resolução comentada: A alternativa correta é a letra A: Os egípcios eram religiosos, cultuavam várias divindades, eram politeístas e ditavam na vida após a morte, foi esse o motivo das construções das pirâmides e não para culto presidido pelos sacerdotes.
5)      (Descritor: reconhecer características do Egito Antigo).
Assunto: Egito Antigo
Leia atentamente as afirmativas abaixo:
I - No início, o Egito estava dividido em um grande número de aldeias, denominadas nomos.
II - No Egito Antigo as mulheres eram respeitadas, podendo até adquirir propriedades.
III - O Egito se localiza na Ásia, é banhada pelo Oceano Indico e possui extensa área desértica.
Assinale:
a)     Se I, II e III estiverem corretas.
b)     Se II e III estiverem corretas.
c)     Se apenas a I estiver correta.
d)     Se I e II estiverem corretas.
Resolução comentada: A alternativa correta é a letra C. Nessa atividade o aluno poderá utilizar os conhecimentos geográficos, pois a localização do Egito está na África, além do mais a sociedade egípcia era patriarcal afastando as mulheres das decisões, a não ser uma pequena casta da nobreza. Sendo assim a alternativa que mais aproxima da civilização do Egito Antigo é a criação das aldeias antes da unificação.
6)      Os Estados Teocráticos da Mesopotâmia e do Egito evoluíram, acumulando características comuns e peculiaridades culturais. Os egípcios desenvolveram a prática de embalsamar o corpo humano porque:
a) se opunham ao politeísmo dominante na época.
b) os seus deuses, sempre prontos para castigar os pecadores, desencadearam o dilúvio.
c) depois da morte a alma podia voltar ao corpo mumificado.
d) construíram túmulos, em forma de pirâmides truncadas, erigidos para a eternidade.
e) os camponeses constituíam categoria social inferior.

Resolução comentada: A alternativa correta é a letra C. Os egípcios foram um dos primeiros povos a desenvolverem a anatomia através da dissecação de corpos para o processo de mumificação, pois essa sociedade acreditava em vida após a morte.
7)      (Descritor: identificar características do Paleolítico).
Assunto: Período Paleolítico
O Paleolítico é o período mais remoto da história da humanidade. Ele abrange um longo espaço de tempo que se estende da época do surgimento dos primeiros seres humanos até, aproximadamente, o ano 10.000 a.C. Esse período é caracterizado pela utilização de instrumentos produzidos a partir de pedras “lascadas”.
Todas as opções abaixo se relacionam ao Período Paleolítico, EXCETO:
a)     caça, pesca e coleta de alimentos;
b)     vida sedentária;
c)     habitação em cavernas e abrigos sob as rochas;
d)     descoberta da técnica da fabricação do fogo.

Resolução comentada: A alternativa correta é a letra B. As principais características do Período Paleolítico são: o nomadismo (caça, pesca e coleta de alimentos), abrigos em cavernas e rochas, e a descoberta do fogo. No entanto, esses povos não eram sedentários, características do Neolítico período posterior ao Paleolítico.
8)      (Descritor: identificar a importância do fogo para o homem primitivo).
Assunto: vida no paleolítico
            Assinale a afirmativa que NÂO justifica a frase abaixo.
           
            "A conquista do fogo foi muito importante para a evolução do homem" por que a partir dela...
I -   O homem pode proteger-se de animais ferozes.
II-   Os alimentos passaram a ser cozidos / assados.
III-  Os homens passaram a viver isolados de suas antigas tribos.
IV-  A mortalidade humana, que era alta, começou a diminuir.

Está correta a alternativa
a)      I e II
b)      II e III
c)      I, II e IV
d)     I, II III e IV.
Resolução comentada: Alternativa correta é a letra C. Dentre as contribuições do fogo para a sociedade do Paleolítico, podemos citar a proteção contra os animais, cozimento de alimentos e melhores condições de vida.












DICAS FILMES: PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL 1914 -1918. ASSITAM VALE A PENA, UM ABRAÇO

Um dos grandes desafios dos professores de História é conseguir suplemento midiático para trabalhar com a Primeira Guerra Mundial de 1914 -1918. Partindo dessas implicações consegui esse ao lado, é uma sugestão para os alunos do 3º ano do Ensino Médio que ficam frustados quando o professor divulga na sala de aula, alguns recortes de vídeos do Youtube.

BOM FILME.

Gênero: Guerra e drama

título: Nascidos para Voar (FlyBoys no original) 2006
 de: Tony Bill
 escrito por: Phil Sears, Blake Evans
 com: James Franco, Martin Henderson, Jean Reno, Jennifer Decker, David Ellison, Tyler Labine
 Flyboys narra uma história baseada em factos verídicos que aconteceu durante a Primeira Guerra Mundial. No início de 1916 cerca de 9 milhões de pessoas morreram devido à guerra entre a Tríplice Entente e a Tríplice Aliança. Apesar dos Estados Unidos da América ainda não estarem a participar na guerra, houve alguns jovens americanos que estavam em desacordo com a demora da entrada do seu país na Grande Guerra, voluntariaram-se para combater contra a Tríplice Aliança, em França.

Os aviões tinham sido recentemente inventados e foram imediatamente adaptados para a guerra. Os primeiros aviadores tornaram-se os primeiros pilotos “guerreiros”a existir na história e ficaram a ser visto com um novo tipo de heróis. No início do filme conhecemos Blaine Rawlings (James Franco), um jovem americano a quem o banco hipotecou o rancho da sua família e é aconselhado a sair do país para que não seja preso. Através de um filme que estava a ser mostrado num Cine-jornal, Rawlings fica a conhecer os campos de aprendizagem de voo e fica interessado.

Fonte: http://hotvnews.wordpress.com/2007/07/12/flyboys-nascidos-para-voar-por-micaela-vieira/



quarta-feira, 6 de junho de 2012

AS GUERRAS NO TEMPO E ESPAÇO. VISITE O SITE ABAIXO

As Guerras sempre esteve presente na História da Humanidade. Por que os seres humanos não conseguem viver em harmonia com o próprio semelhante? De sua opinião, ela é muito importante nessa reflexão.

http://tabernadoguerreiro.blogspot.com.br/





terça-feira, 5 de junho de 2012



Como ler livros:

Um guia clássico para a leitura inteligente.

VISITE TAMBÉM O SITE ABAIXO: http://educacao.uol.com.br/resenhas/como-ler-livros.jhtm

Dida Bessana

Quando Mortimer Jerome Adler (1902-2001), um dos mais importantes filósofos da educação norte-americanos do século 20,decidiu, aos 14 anos, abandonar a escola, foi trabalhar no jornal New York Sun porque seu sonho era ser jornalista.
Três anos depois, inscreveu-se em um curso de extensão na Columbia University porque pretendia aprimorar sua escrita e, assim, estar mais capacitado para exercer a profissão que escolhera. Entretanto, seu contato com a obra de grandes pensadores, como São Tomás de Aquino e John Stuart Mill e, sobretudo, a impressão que os Diálogos de Platão lhe causaram fizeram-no querer ser filósofo.
Matriculou-se então na mesma universidade e dedicou-se seriamente aos estudos, completando os créditos de quatro anos em apenas três e impressionando os professores com a qualidade de seus textos. No entanto, por ter-se recusado a frequentar as aulas de ginástica e não fazer a prova final de natação, embora tenha concluído a graduação, não pôde receber seu diploma de bacharel, relata Timothy P. Ross, no obituário de Adler no site da Universidade. Esse fato, entretanto, não impediu que fosse convidado a lecionar Psicologia nessa mesma instituição e, em 1928, recebesse seu Ph.D.
Dois anos depois, a convite do reitor Robert Hutchins, Adler se transferiu para a Universidade de Chicago, onde deu início a seu grande projeto de reformulação do ensino nos Estados Unidos, desenvolvendo um currículo para os cursos de graduação em ciências humanas baseado exclusivamente na leitura dos clássicos. Para ele, um dos pilares, não só da democracia norte-americana, desde os pais fundadores, mas da formação do cidadão era a leitura, a qual passou a tratar de forma sistemática, incentivando-a de várias formas. Uma delas deu origem a um de seus mais conhecidos livros, dentre os mais de 50 que escreveu ao longo da carreira: How to read a book: the classic guide to intelligent reading.
Lançado originalmente no primeiro semestre de 1940, manteve-se por mais de um ano na lista dos mais vendidos nos Estados Unidos e foi traduzido para diversos idiomas, sendo reeditado com alguns acréscimos em 1967. No entanto, mesmo sendo uma das principais referências na área, Adler percebeu que, se o livro era necessário na década de 40, decorridos mais de trinta anos a premência de elevar os níveis de capacidade nessa arte era muito maior em 1970 devido a três fatores: 1) o número de matrículas no ensino médio crescera de modo expressivo em um período relativamente curto sem que os alunos tivessem aprendido realmente ler; 2) as aulas de leitura precisavam ser ministradas, às vezes, a 75% desses estudantes, situação que se repetia no ensino superior; e 3) eram necessárias aulas de reforço para que os estudantes atingissem o nível de leitura que já deveriam ter dominado no fim do ensino fundamental, explica ele no “Prefácio”, numa avaliação que guarda certa semelhança com a realidade do ensino no Brasil (em particular com os dados divulgados em 7/12/2010, sobre o desempenho de 20 mil estudantes brasileiros no Programa Internacional de Avaliação de Alunos – Pisa na sigla em inglês – em que apenas 20 alunos, ou 0,1% atingiram a nota máxima, 6, e 50% não atingiram sequer o nível 1, o mais baixo).
Segundo Adler, “O livro foi reescrito porque pontos como novas perspectivas dos problemas relacionados ao aprendizado da leitura, uma análise muito mais compreensiva e a formulação de novas regras para a leitura são tópicos que não foram adequadamente discutidos antes e demandam nova exposição”. Para essa tarefa, ele contou com a colaboração de Charles Van Doren (1926-), também professor e filósofo, que com ele conduziu grupos de discussão sobre livros clássicos e seminários em Chicago, San Francisco e Aspen.

A arte de ler

Se o objetivo de todo escritor é ser “apanhado” pelo leitor, mesmo que muitas vezes pareça justamente o contrário, dada a complexidade de alguns textos, então, dizem Adler e Van Doren, nesse ponto a técnica do autor e a do leitor convergem para um objetivo comum: o entendimento. E esse entendimento só será possível se a leitura for encarada como o que de fato é: uma atividade que implica uma ação do leitor, que depende essencialmente de sua dedicação, de seu empenho intelectual, e cujo sucesso será proporcional àquilo que ele conseguir apreender do texto.
Para auxiliar os leitores interessados em crescer intelectualmente, os autores desenvolveram o método dos quatro níveis de leitura – elementar, inspecional, analítico e sintópico –, que propicia “diferentes maneiras de abordar os tipos diferentes de leitura: livros práticos e teóricos, literatura imaginativa (poesia lírica, épicos, romances, peças teatrais), história, ciências e matemática, ciências sociais e filosofia, assim como obras de referência, jornalismo e até publicidade”.
  1. o nível 1, leitura elementar ou rudimentar, sugere que a pessoa se alfabetizou, aprendeu os rudimentos de arte de ler e recebeu o treinamento básico para a leitura; nesse nível a pergunta-chave a ser respondida é “O que a frase diz?”.
  2. onível 2, leitura inspecional ou pré-leitura, tem como fator principal o tempo, pois essa leitura pressupõe determinado período no qual temos de ler certos trechos para extrair o máximo do livro; é a arte de folheá-lo sistematicamente, examinando sua superfície. As perguntas-chave são: “O livro é sobre o quê?”, “Qual é a estrutura do livro” e “Que tipo de livro é este?”.
  3. o 3 nível, leitura analítica, é aquele em que a atividade é mais complexa e sistemática, quando comparada aos anteriores; depende das dificuldades do livro a ser lido e pode exigir muito ou pouco do leitor; trata-se da leitura completa, a melhor possível num período de tempo ilimitado. Ela suscita muitas perguntas, segundo o tipo de livro que se tem em mãos (elencadas na Parte 2 do livro).
  4. o quarto nível, ou leitura sintópica, é o tipo mais complexo, e também pode ser encarado como uma leitura comparativa, pois implica muitos livros, ordenados em relação a um assunto determinado. Vai além da comparação, pois habilita o leitor a fazer uma análise que talvez não esteja em nenhum dos livros. É o nível mais ativo, trabalhoso e, portanto, o mais compensador de leitura.
Exemplos de cada um desses níveis e vários exercícios estão nos Apêndices, onde os autores também inseriram uma relação de obras recomendadas para leitura.
“O livro é um tesouro de pistas e métodos de trabalho intelectual”, um manual abrangente de técnicas de leitura” que associa “a profundidade da análise com a cobertura da extensão dos gêneros”, afirma o professor José Monir Nassar, no texto introdutório a esta nova tradução, a terceira feita no país. As anteriores, esgotadas assim que publicadas, datam de 1990 e 2000, e mantiveram o título como no original: Como ler um livro.
É importante observar, no entanto, que, além da sutil alteração do título para Como ler livros, a leitura precisa ser atenciosa, porque aqui ou ali se pode encontrar uma escorregadela, como na p. 32, em que se lê “Os dois passos de leitura analítica aqui delineados podem ser encarados como uma espécie de antessala para a leitura analítica”, quando, de acordo com o original, o correto seria, “Os dois estágios da leitura inspecional podem ser considerados...”, como se pode ler na p. 46, da primeira edição revista e atualizada publicada pela Editora Guanabara, em 1990, e traduzida por Aulyde Soares Rodrigues.

Como ler livros: um guia clássico para a leitura inteligente

Mortimer Jerome Adler e Charles Van Doren
Tradução: Edward Horst Wolff e Pedro Sette-Câmara
Editora É Realizações
432 páginas
é jornalista e editora da Página 3 Pedagogia & Comunicação.

ASTRONOMIA: A MARAVILHA DA NATUREZA. MUITO INTERESSANTE VISTE O SITE ABAIXO

OLIMPIADA DE HISTÓRIA UNICAMP.




Divulgação para os professores de História e alunos.
Estão abertas as inscrições para 4ª Olimpíada Nacional em História do Brasil Período de inscrições de :
01/06/2012 a 10/08/2012 e podem ser realizadas pelo site<http://www.mc.unicamp.br/4-olimpiada/inicio/index>
Primeira fase
A primeira fase inicia no dia 20/08/2012 e finaliza no dia 25/08/2012.
Segunda fase
A segunda fase inicia no dia 27/08/2012 e finaliza no dia 01/09/2012.
Terceira fase
A terceira fase inicia no dia 03/09/2012 e finaliza no dia 08/09/2012.
Quarta fase
A quarta fase inicia no dia 10/09/2012 e finaliza no dia 15/09/2012.
Quinta fase
A quinta fase inicia no dia 17/09/2012 e finaliza no dia 22/09/2012.
Grande Final Presencial
Prova: 20/10/2012 Cerimônia de Premiação: 21/10/2012

ACESSE O SITE ABAIXO PARA MAIORES INFORMAÇÕES


FONTE: http://www.dersv.com/4ª%20Olimpíada%20de%20História.pdf

 


A COPA DO MUNDO NO BRASIL E A EDUCAÇÃO PÚBLICA. QUAL A SUA OPINIÃO