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quinta-feira, 29 de maio de 2014

USO DAS TIC - TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA SALA DE AULA


FICHAMENTO DA 3M: AQUI

Como está o uso das Tecnologias na Escola, ou melhor, como os Nativos Digitais utilizam as Tecnologias, sobretudo, as Redes Sociais em prol de uma educação de qualidade?

Frase: " Informação não é conhecimento, a mesma precisa ser filtrada, processada, armazenada e transformada em conhecimento útil". (Profº. Alberto).

Abaixo segue o Link para uma pesquisa realizada pelos alunos do Ensino Médio do SESI- Hortolândia. (Participe).



ARTIGO DE OPINIÃO:
A SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO E A POBREZA DO CONHECIMENTO ESCOLAR.

Diga-se de passagem, a sociedade da informação é uma denominação atribuída ao mundo digital em todas as suas dimensões, principalmente, inclusa nesta categoria a Internet, um dos adventos revolucionários da história da humanidade na contemporaneidade. Nunca se desfrutou de tamanha informação como nesta sociedade, informação esta que por meio de um provedor e fibras ópticas, circula nos quatro cantos do planeta com apenas um “clic” do mouse. A título de ilustração, no ano de 2004, o Google indexou mais de 6 bilhões de itens na Web, transpondo para uma humanidade no Planeta que, igualmente, girava em torno de 6 bilhões de habitantes. Mediante a esse fato, considera-se aproximadamente, uma informação por pessoa no planeta naquela época. À luz da reflexão, nos dias atuais as informações veiculada na Web pelo Google e outros sites triplicaram, enquanto a humanidade não ultrapassou a casa de 8 bilhões de habitantes. Em contrapartida, nunca se presenciou uma desmedida pobreza do conhecimento escolar, acarretando ao país amargar as últimas posições no quesito educação de qualidade. Para tanto, basta analisar os indicadores internos e externos, em que o Brasil se encontra aquém de uma educação formal de qualidade, levando show de países com o PIB – Produto Interno Bruto inferior ao daqui. Segundo o estudioso francês Pierre Lévy, vivencia-se um novo Dilúvio (uma analogia ao Dilúvio durante a história bíblica de Noé) de informações. Esse mesmo autor faz uma reflexão sociológica: Diante desse dilúvio de informações o que colocar dentro da ARCA (transformação do conhecimento)? Infelizmente, percebe-se que boa parte da população confunde informação com conhecimento, ou seja, basta acessar um site e o conhecimento ocorre ou transpõe para a mente das pessoas de forma automática. Partindo desse pressuposto, esse é o paradoxo da sociedade da informação, uma avalanche de informações e uma pobreza de conhecimento, sobretudo, no contexto escolar. Considerações finais: Afinal, como transformar informação em conhecimento escolar, para direcionar o país a alcançar uma educação de qualidade e figurar entre as nações com indicadores significativos neste quesito? Na verdade, não há fórmulas prontas para transformar informação em conhecimento escolar de qualidade, porém algumas dicas são fundamentais para essa ação. A priori, é essencial analisar a entrada de dados (procedência); processá-la (selecionar e sistematizar a informação); armazená-la (guardar o útil e descartar o inútil) e por fim, oportunizar a saída do conhecimento, ou seja, utilizá-la em prol de um problema real. Frente a essa linha de raciocínio, qual o ser humano no ambiente escolar ou fora dele consegue essa proeza? Uma minoria?

Alberto Alves Marques
Profissão: Professor Coordenador da Área de Ciências Humanas na Rede Pública do Estado de São Paulo e Escritor de artigos de opinião para jornais e Blogs.
Pós-Graduado em História pela Unicamp- Campinas. Pós-Graduado em Educação Inclusiva pela UNESP- Presidente Prudente/SP e Pedagogo pela UNICID/SP. Pós-Graduado em Coordenação Pedagógica na UFSCAR- Universidade Federal de São Carlos. Em andamento: Curso Superior em Gestão de Tecnologia da Informação – UNICID/SP.
Contato: albertomarques1104@hotmail.com
Twitter: https://twitter.com/albertomarques3
Blog: http://blogdoalbertoprofessoremrede.blogspot.com.br
Blog: http://albertoviajandonahistoria.blogspot.com.br/
Facebook: http://www.facebook.com/home.php
Cidade: Hortolândia/SP.   



Dicas de Livros que abordam a temática: Tecnologia da Informação e Comunicação: 



Quais as vantagens de utilizar as tecnologias na sala de aula: Acesse o Link AQUI:



UTILIZANDO OS RECURSOS TECNOLÓGICOS COMO ELEMENTOS EM POTENCIAL NO APRENDIZADO DOS ALUNOS


Qual é o público alvo que os professores lidam todos os dias na sala de aula?
Diga-se de passagem, é um público multifacetado em todas as dimensões, portanto, principalmente no contato com os recursos tecnológicos, TV, Computadores, Notebooks, Celulares, Internet. Enfim, vários instrumentos que a priori, contrasta com muitos métodos de aula convencional. 

O propósito aqui não é tecer duras críticas as chamadas estratégias tradicionais, e sim debater um assunto de extrema importância no contexto escolar: Como prender a atenção dos alunos durante a explanação das aulas? Como utilizar os recursos tecnológicos como aliados. 

Diante de tantos recursos tecnológicos o filme é uma ótima ferramenta para explorar a linguagem não verbal, imagens, efeitos especiais, etc. Nesta proposta escolher-se-á o filme: "Controle Absoluto". 

Segue a Ficha técnica: 


Lançamento - 26 de setembro de 2008 (1h58min)

Dirigido por D.J.Caruso Shia LaBeouf, Michelle

Com Monaghan, Rosario Dawson 

Gênero - Suspense, Ação

Nacionalidade - EUA.


Sinopse

Jerry Shaw (Shia LaBeouf) e Rachel Holloman (Michelle Monaghan) não se conhecem, até que um telefonema feito por uma mulher desconhecida os une. Ameaçando a vida de ambos e de suas famílias, a voz utiliza a tecnologia do dia-a-dia para rastrear e controlar todos os seus movimentos. Logo eles se tornam os fugitivos mais procurados do país, precisando se unir para descobrir o que realmente está ocorrendo.

O filme é um ótimo recurso audiovisual para explanar o conceito de Globalização e as Tecnologias da Informação (TIC), pois, deixe implícito que em mundo globalizado a privacidade dos indivíduos, sobretudo, com o advento dos recursos tecnológicos (Internet) as pessoas estão sendo monitoradas em todo momento. Outro ponto chave, é:  Quem domina todo esse aparato tecnológico em um mundo Globalizado. 


Como explorar o filme:
Não existe uma única forma de explorar um filme, e nem o mesmo é exclusividade de uma determinada área do conhecimento, portanto as dicas aqui estão direcionadas para a Área de Ciências Humanas, principalmente, nas disciplinas de História, Geografia, Sociologia e Filosofia.
Geografia
Explorar os espaços opacos e iluminados de Milton Santos, ou seja, essa tecnologia está localizada em que espaços no planeta. A título de ilustração, beneficia quem? Serve para quem? 
História
O educador poderá fazer uma analogia com os avanços tecnológicos desde a Revolução Tecnológica até a tecnologia contemporânea. Analisar as rupturas (Transformações), permanências, semelhanças entre outras ações necessárias para acompanhar a evolução da humanidade.
Sociologia
Partindo do pressuposto, que a Sociologia é a Ciência da Sociedade, ao aprofundar sobre os recursos audiovisuais discorridos no filme, o professor poderá direcionar os alunos sobre as mudanças comportamentais da sociedade com o advento da revolução tecnológica. Qual o perfil do aluno perante essa sociedade? Como ficou a Política, economia e a Cultura em um mundo em constante transformação tecnológica. Hoje se vive com o paradoxo, pois tão perto virtualmente e distante do ponto de vista presente. Quem são os meus vizinhos? Quando eu sentei na sala para um bate papo lega com os meus familiares? Como o objeto de estudo da Sociologia é a sociedade, explorar essa categoria construirá conceitos fundamentais para entender as ações dos sujeitos na Contemporaneidade.
Filosofia
Amor à sabedoria, um dos focos dessa Ciência, sendo assim, o filme levará os alunos a indagar sobre: Por que as tecnologias mudaram vários comportamentos na sociedade? A tecnologia revolverá todas as mazelas da sociedade? De que forma? Quando? Essas indagações ajudarão os alunos a produzirem novos conhecimentos filosóficos a partir de uma situação problema.
Considerações finais
Não existem formulas prontas para trabalhar com vídeos, documentários na sala de aula, sobretudo, quando os nossos alunos já passaram por longas horas de TV, Internet e outros suportes da tecnologia. Portanto, vale ressaltar para os mesmos que todo filme é produzido por alguém, em um determinado lugar, além de ser uma ação intencional. Diante dessa situação, utilizar de uma metodologia exploratória juntamente com os alunos é uma ótima estratégia.

Literatura que discorre sobre, como trabalhar o cinema, filmes e outros recursos audiovisuais na sala.



O livro elencará contribuições sobre como elaborar uma proposta de aula com objetivos, execução e avaliação.


Essa obra procura articular as novas tecnologias as ações pedagógicas do professor no contexto escolar, em outras palavras, subsidiar com embasamentos teóricos sobre o mundo digital na contemporaneidade. 

ODAs- Objetos de Digitais de Aprendizagens na Escola.


A sociedade Contemporânea, se classifica como a sociedade da informação, sendo assim, é necessário repensar o papel da escola nessa sociedade.  Foi analisando o contexto escolar que elaborei essa proposta de aula, ou seja, é preciso repensar também a nossa prática e sala de aula como salienta MORAN, 2006:


Muitas formas de ensinar hoje não se justificam mais. Perdemos tempo demais, aprendemos muito pouco, nos desmotivamos continuamente. Tanto  professores como alunos temos a clara sensação de que muitas aulas convencionais estão ultrapassadas. Mas, para onde mudar? Como ensinar e aprender em uma sociedade mais interconectada?

ABAIXO ALGUNS OBJETOS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM
Assunto: Revolução Industrial do século XIX.

Objetivos: 
- Utilizar os recursos tecnológicos como objetos de aprendizagens;
- Estudar a Revolução Industrial através de Objetos Digitais de Aprendizagem.

Fonte: bastilha.spaceblog.com.br

Fonte: Históriadigital.Disponível em:<http://www.historiadigital.org/jogos/jogo-negocios-na-revolucao-industrial>.acesso em 08/06/2014.


Proposta de atividade: Competências relacionadas aos Pilares da Educação Digital.
Alberto Alves Marques
Albertomarques1104@hotmail.com