História do Mundo em 2 minutos

Translate

ÁGUA SERRA NEGRA, QUALIDADE COM GARANTIA.

ÁGUA SERRA NEGRA, QUALIDADE COM GARANTIA.
ENTREGA EM DOMICÍLIO, EM POUCOS MINUTOS. APROVEITE AS PROMOÇÕES.

Seguidores

ESPAÇO PARA ANUNCIANTE

ESPAÇO PARA ANUNCIANTE
FAÇA O MARKETING DA SUA EMPRESA, AQUI.

sábado, 14 de fevereiro de 2015

TÉCNICAS DE ESTUDO. COMO FAZER COM QUE OS NOSSOS ALUNOS CONSIGAM ÓTIMAS LEITURAS EXTRAINDO A ESSÊNCIA DO TEXTO?

TÉCNICAS DE ESTUDO:
COMO FAZER COM QUE OS NOSSOS ALUNOS CONSIGAM ÓTIMAS LEITURAS EXTRAINDO A ESSÊNCIA DO TEXTO?

Muitas vezes os professores deparam-se com alunos entendiados e desinteressados nas salas de aulas dizendo que não entendeu o texto, fazendo com que o educador também fique frustado depois de uma proposta de aula preparada bem preparada. Diante dessa situação cabe algumas indagações: Por que os nossos alunos desenvolvem o hábito de leitura e os mesmos não conseguem extrair dos textos as palavras-chave, ideias centrais, além de interpretá-los de forma correta e coerente? 

A saber, não existe fórmulas prontas, e uma boa técnica de estudo varia de aluno para aluno, ou seja, cada criança tem o seu nível  de desenvolvimento cognitivo. Contudo, vários professores utilizam várias técnicas, abaixo discorrerei sobre o resumo:

- A Técnica do Resumo:

Uma ótima iniciativa para o aluno identificar os pontos alto de um texto, essa estratégias defendida por vários professores e criticada por alguns faz o estudante a buscar a essência do texto e as ideias principais, ficando mais fácil no momento de estudar para as avaliações (provas);
Portanto, é preciso conscientizar os alunos de que somente a cópia não basta, é preciso deixar no texto as suas impressões, entendimento, entre outras formas de interpretação;

Não existem fórmulas prontas para fazer um bom resumo, entretanto existem algumas dicas interessantes, como essa citada abaixo explanada no Site da UOL:

Segundo esses especialistas somente copiar as partes chaves do texto não adianta. ACESSE AQUI AS DICAS. 
Fonte: da informação: www.uol.com.br

O importante no momento dos estudos, seja na sala de aula ou em casa é mergulhar a fundo nos objetivos, ou seja, o que se quer extrair do texto. A priori, segue algumas dicas:

- Ambiente arejado: Fazer uma leitura em um ambiente arejado e organizado faz com que o nosso cérebro esqueça outras preocupações que tirarão a atenção da leitura. Por exemplo, uma leitura em um local muito quente trará desconforto e mudanças no nosso corpo, levando-nos a lubrificá-lo a todo momento com água e subsequente ir ao banheiro, ações que provocarão dispersão da leitura;
- Local silencioso: Todos os seres humanos, desenvolvem durante o percurso da vida os cinco sentidos ( a não ser aqueles que perderam por deficiência ou acidente) que são eles Olfato, Visão, Paladar, Tato e Audição. Ao contrário do que muitos pensam, não temos total controle sobre eles, sendo assim, quando se estuda em espaços barulhentos os nossos sentidos, sobretudo, a visão e a audição dispersará e, não levará as informações ao cérebro, dificultando a assimilação, acomodação e produção de novos conhecimentos; 
- Quantidade X Qualidade: Muitos alunos já questionaram sobre quantas horas devem estudarem. Diga-se de passagem, não existe uma quantidade exata, para alguns estudantes duas horas por dia é necessário e suficiente, para outros não. Portanto, uma coisa é certa, e com certeza o que está em jogo é diferenciar quantidade de qualidade. Em outras palavras, tem pessoas que leem oito horas por dia, e quando se pergunta o que ele está lendo, o mesmo não conseguiu assimilar nenhum parágrafo. É a denominada leitura mecânica e codificada, quando o que ocorreu foi uma assimilação superficial do assunto. Por outro lado, uma leitura de qualidade é aquela em que o indivíduo faça intervalos quando se sentir cansado, anotando, registrando as palavras desconhecidos, retomando os pontos complexos e articulando com outros textos. 

Essas são algumas considerações sobre como desenvolver o hábito de estudo nos estudantes em um mundo em transformação. Com certeza outras estratégias serão desenvolvidas pelo professor diante do contexto no dia a dia na sala de aula, pois afinal o principal ator nessa história, continua sendo professor/aluno. 



COMO SE PREPARAR PARA O PROSSEGUIMENTO NOS ESTUDOS.

Um dos grandes dilemas para os estudantes é o término do Ensino Médio, pois, muitos deparam com a dúvida e as escolhas perante a complexidade da sociedade Contemporânea. 
Diga-se de passagem, Cursos de Graduações e Universidades estão bombando, na atualidade a cada esquina encontra-se uma. Portanto, fazer escolhas é fundamental para não entrar em uma roubada e perder muito dinheiro. Após selecionar a Instituição é preciso muita preparação do ponto de vista acadêmico, outrossim, estudar muito para ser um concorrente em potencial. 
A priori, o ENEM- Exame Nacional do Ensino Médio é uma oportunidade para concorrer a bolsas de estudos em Universidades Públicas e Particulares. Mas já vou logo avisando, este exame está muito complexo e exige do candidato uma bagagem acadêmica expressiva e muito conhecimento cultural. 
 No entanto, alguns sites na Web ajudam bastante aqueles que buscam fazer um Vestibular.

Aqui está um ótimo site para se preparar para os desafios dos vestibulares, a princípio, você faz a prova, depois confere o gabarito, é assim que aprendemos. 

Clic aqui e bons estudos


Uma das grandes dificuldades dos alunos é montar um cronograma de estudo. A princípio, é de fundamental importância fazer o levantamento bibliográfico do assunto, em seguida organizar o tempo. Veja no link bacana de como fazer isso: 
Cronograma de estudo 


Nenhum comentário: