TÉCNICAS DE ESTUDO:
COMO FAZER COM QUE OS NOSSOS ALUNOS CONSIGAM ÓTIMAS LEITURAS EXTRAINDO A ESSÊNCIA DO TEXTO?
Muitas vezes os professores deparam-se com alunos entendiados e desinteressados nas salas de aulas dizendo que não entendeu o texto, fazendo com que o educador também fique frustado depois de uma proposta de aula preparada bem preparada. Diante dessa situação cabe algumas indagações: Por que os nossos alunos desenvolvem o hábito de leitura e os mesmos não conseguem extrair dos textos as palavras-chave, ideias centrais, além de interpretá-los de forma correta e coerente?
A saber, não existe fórmulas prontas, e uma boa técnica de estudo varia de aluno para aluno, ou seja, cada criança tem o seu nível de desenvolvimento cognitivo. Contudo, vários professores utilizam várias técnicas, abaixo discorrerei sobre o resumo:
- A Técnica do Resumo:
Uma ótima iniciativa para o aluno identificar os pontos alto de um texto, essa estratégias defendida por vários professores e criticada por alguns faz o estudante a buscar a essência do texto e as ideias principais, ficando mais fácil no momento de estudar para as avaliações (provas);
Portanto, é preciso conscientizar os alunos de que somente a cópia não basta, é preciso deixar no texto as suas impressões, entendimento, entre outras formas de interpretação;
Não existem fórmulas prontas para fazer um bom resumo, entretanto existem algumas dicas interessantes, como essa citada abaixo explanada no Site da UOL:
Segundo esses especialistas somente copiar as partes chaves do texto não adianta. ACESSE AQUI AS DICAS.
Fonte: da informação: www.uol.com.br
O importante no momento dos estudos, seja na sala de aula ou em casa é mergulhar a fundo nos objetivos, ou seja, o que se quer extrair do texto. A priori, segue algumas dicas:
- Ambiente arejado: Fazer uma leitura em um ambiente arejado e organizado faz com que o nosso cérebro esqueça outras preocupações que tirarão a atenção da leitura. Por exemplo, uma leitura em um local muito quente trará desconforto e mudanças no nosso corpo, levando-nos a lubrificá-lo a todo momento com água e subsequente ir ao banheiro, ações que provocarão dispersão da leitura;
- Local silencioso: Todos os seres humanos, desenvolvem durante o percurso da vida os cinco sentidos ( a não ser aqueles que perderam por deficiência ou acidente) que são eles Olfato, Visão, Paladar, Tato e Audição. Ao contrário do que muitos pensam, não temos total controle sobre eles, sendo assim, quando se estuda em espaços barulhentos os nossos sentidos, sobretudo, a visão e a audição dispersará e, não levará as informações ao cérebro, dificultando a assimilação, acomodação e produção de novos conhecimentos;
- Quantidade X Qualidade: Muitos alunos já questionaram sobre quantas horas devem estudarem. Diga-se de passagem, não existe uma quantidade exata, para alguns estudantes duas horas por dia é necessário e suficiente, para outros não. Portanto, uma coisa é certa, e com certeza o que está em jogo é diferenciar quantidade de qualidade. Em outras palavras, tem pessoas que leem oito horas por dia, e quando se pergunta o que ele está lendo, o mesmo não conseguiu assimilar nenhum parágrafo. É a denominada leitura mecânica e codificada, quando o que ocorreu foi uma assimilação superficial do assunto. Por outro lado, uma leitura de qualidade é aquela em que o indivíduo faça intervalos quando se sentir cansado, anotando, registrando as palavras desconhecidos, retomando os pontos complexos e articulando com outros textos.
Essas são algumas considerações sobre como desenvolver o hábito de estudo nos estudantes em um mundo em transformação. Com certeza outras estratégias serão desenvolvidas pelo professor diante do contexto no dia a dia na sala de aula, pois afinal o principal ator nessa história, continua sendo professor/aluno.
COMO SE PREPARAR PARA O PROSSEGUIMENTO NOS ESTUDOS.
Um dos grandes dilemas para os estudantes é o término do Ensino Médio, pois, muitos deparam com a dúvida e as escolhas perante a complexidade da sociedade Contemporânea.
COMO FAZER COM QUE OS NOSSOS ALUNOS CONSIGAM ÓTIMAS LEITURAS EXTRAINDO A ESSÊNCIA DO TEXTO?
Muitas vezes os professores deparam-se com alunos entendiados e desinteressados nas salas de aulas dizendo que não entendeu o texto, fazendo com que o educador também fique frustado depois de uma proposta de aula preparada bem preparada. Diante dessa situação cabe algumas indagações: Por que os nossos alunos desenvolvem o hábito de leitura e os mesmos não conseguem extrair dos textos as palavras-chave, ideias centrais, além de interpretá-los de forma correta e coerente?
A saber, não existe fórmulas prontas, e uma boa técnica de estudo varia de aluno para aluno, ou seja, cada criança tem o seu nível de desenvolvimento cognitivo. Contudo, vários professores utilizam várias técnicas, abaixo discorrerei sobre o resumo:
- A Técnica do Resumo:
Uma ótima iniciativa para o aluno identificar os pontos alto de um texto, essa estratégias defendida por vários professores e criticada por alguns faz o estudante a buscar a essência do texto e as ideias principais, ficando mais fácil no momento de estudar para as avaliações (provas);
Portanto, é preciso conscientizar os alunos de que somente a cópia não basta, é preciso deixar no texto as suas impressões, entendimento, entre outras formas de interpretação;
Não existem fórmulas prontas para fazer um bom resumo, entretanto existem algumas dicas interessantes, como essa citada abaixo explanada no Site da UOL:
Segundo esses especialistas somente copiar as partes chaves do texto não adianta. ACESSE AQUI AS DICAS.
Fonte: da informação: www.uol.com.br
O importante no momento dos estudos, seja na sala de aula ou em casa é mergulhar a fundo nos objetivos, ou seja, o que se quer extrair do texto. A priori, segue algumas dicas:
- Ambiente arejado: Fazer uma leitura em um ambiente arejado e organizado faz com que o nosso cérebro esqueça outras preocupações que tirarão a atenção da leitura. Por exemplo, uma leitura em um local muito quente trará desconforto e mudanças no nosso corpo, levando-nos a lubrificá-lo a todo momento com água e subsequente ir ao banheiro, ações que provocarão dispersão da leitura;
- Local silencioso: Todos os seres humanos, desenvolvem durante o percurso da vida os cinco sentidos ( a não ser aqueles que perderam por deficiência ou acidente) que são eles Olfato, Visão, Paladar, Tato e Audição. Ao contrário do que muitos pensam, não temos total controle sobre eles, sendo assim, quando se estuda em espaços barulhentos os nossos sentidos, sobretudo, a visão e a audição dispersará e, não levará as informações ao cérebro, dificultando a assimilação, acomodação e produção de novos conhecimentos;
- Quantidade X Qualidade: Muitos alunos já questionaram sobre quantas horas devem estudarem. Diga-se de passagem, não existe uma quantidade exata, para alguns estudantes duas horas por dia é necessário e suficiente, para outros não. Portanto, uma coisa é certa, e com certeza o que está em jogo é diferenciar quantidade de qualidade. Em outras palavras, tem pessoas que leem oito horas por dia, e quando se pergunta o que ele está lendo, o mesmo não conseguiu assimilar nenhum parágrafo. É a denominada leitura mecânica e codificada, quando o que ocorreu foi uma assimilação superficial do assunto. Por outro lado, uma leitura de qualidade é aquela em que o indivíduo faça intervalos quando se sentir cansado, anotando, registrando as palavras desconhecidos, retomando os pontos complexos e articulando com outros textos.
Essas são algumas considerações sobre como desenvolver o hábito de estudo nos estudantes em um mundo em transformação. Com certeza outras estratégias serão desenvolvidas pelo professor diante do contexto no dia a dia na sala de aula, pois afinal o principal ator nessa história, continua sendo professor/aluno.
COMO SE PREPARAR PARA O PROSSEGUIMENTO NOS ESTUDOS.
Um dos grandes dilemas para os estudantes é o término do Ensino Médio, pois, muitos deparam com a dúvida e as escolhas perante a complexidade da sociedade Contemporânea.
Diga-se de passagem, Cursos de Graduações e Universidades estão bombando, na atualidade a cada esquina encontra-se uma. Portanto, fazer escolhas é fundamental para não entrar em uma roubada e perder muito dinheiro. Após selecionar a Instituição é preciso muita preparação do ponto de vista acadêmico, outrossim, estudar muito para ser um concorrente em potencial.
A priori, o ENEM- Exame Nacional do Ensino Médio é uma oportunidade para concorrer a bolsas de estudos em Universidades Públicas e Particulares. Mas já vou logo avisando, este exame está muito complexo e exige do candidato uma bagagem acadêmica expressiva e muito conhecimento cultural.
No entanto, alguns sites na Web ajudam bastante aqueles que buscam fazer um Vestibular.
Aqui está um ótimo site para se preparar para os desafios dos vestibulares, a princípio, você faz a prova, depois confere o gabarito, é assim que aprendemos.
Clic aqui e bons estudos.
Uma das grandes dificuldades dos alunos é montar um cronograma de estudo. A princípio, é de fundamental importância fazer o levantamento bibliográfico do assunto, em seguida organizar o tempo. Veja no link bacana de como fazer isso:
Cronograma de estudo
Uma das grandes dificuldades dos alunos é montar um cronograma de estudo. A princípio, é de fundamental importância fazer o levantamento bibliográfico do assunto, em seguida organizar o tempo. Veja no link bacana de como fazer isso:
Cronograma de estudo
Nenhum comentário:
Postar um comentário