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quarta-feira, 9 de agosto de 2017

FAZENDO A SUA PARTE: PREPARANDO PARA OS VESTIBULARES; ENEM; ENTRE OUTROS CONCURSOS

Novamente, está próximo ao ENEM/2017, e naturalmente ocorre a preocupação sobre as temáticas das Disciplinas para se preparar melhor. 


À luz da reflexão, pode-se afirmar com propriedade, a complexidade de apostar nas temáticas que cairão na prova do ENEM, sobretudo, após este exame servir de porta de entrada nas melhores Universidades do país. 





Diante desse desafio, é possível encontrar vários sites (confiáveis), que discorrem sobre assuntos relacionados ao ENEM, ou até mesmo Vestibulares. A bem da verdade, não existe formulas prontas, e sim muito estudo, dedicação e preparação diante de um Exame de grande complexidade, quando avalia todas as Áreas do Conhecimentos.
Neste espaço encontrar-se-á uma coletânea e dicas de temas e para se preparar para o ENEM/2017.

Disciplina de História. 
O que estudar? Como estudar?
A priori, estudar não é o problema, e sim evitar o aprendizado decoreba tecnicista. Como assim? 
Entre outas palavras, é preciso construir o pensamento histórico a partir da problematização. As datas e nomes cederam lugar para as relações entre os  processos históricos, construindo conceitos como: mudanças/permanências; diferenças/semelhanças; além das rupturas no tempo e espaço. 

Para o Historiador francês Marc Bloch, a História não poderia ser vista como Ciência do passado, pois, segundo a concepção deste estudioso o " passado não pode ser visto como objeto da Ciência". A compreensão do passado é um alinhamento entre o presente e passado, ou seja, são as inquietações do presente que faz com que o historiador retorne ao passado. Não é um retorno saudosista e, muito menos exato, pois, quem realiza a interpretação do passado é um sujeito do presente, jamais ocorrerá uma interpretação fidedigna.  

Algumas sugestões para estudar os conteúdos de História:

1º Ter a percepção que as datas é apenas um meio para a produção do conhecimento histórico, diante desse fato é preciso buscar uma história problematizadora. Como? Buscar as Causas (antecedentes dos fatos), desenvolvimento (repercussão, envolvidos) e Consequências (considerações finais/desfecho dos acontecimentos);
2º Realizar uma leitura em todas as dimensões, observar as legendas, imagens, gráficos, outrossim, todas as ferramentas disponíveis que possam direcionar a resolução da questão;

3º Procurar conceber se o texto histórico está alinhado com fatos da atualidade. 

Exemplo-1: Alguns textos procuram relacionar as tensões entre os Estados Unidos da América e a Coréia do Norte na atualidade, como as rivalidades Ideológicas durante a Guerra Fria, quando EUA (Capitalista) e União Soviética (Socialista), disputavam áreas de influências. Mormente, o que ocorre hoje entre Estados Unidos e Coreia do Norte, ou mesmo com a Rússia é o jogo de interesse pela Geopolítica mundial e áreas de influência.


4º Diante da sociedade tecnológica digital e imagética, que vive a sociedade contemporânea, as temáticas da Disciplina de História foram direcionadas para a análise de imagens, em muitas situações contrapondo-as. 


Exemplo-2:

Abaixo segue as Imagens: " O grito do Ipiranga: Independência ou morte de Pedro Américo (1888) e Proclamação da Independência de Fraçois-René, 1844. Ambos retratam as datas na qual as mesmas foram produzidas do que o fato em si. 


Grito do Ipiranga: " Independência ou Morte" (1888). Óleo sobre tela: 415 x 760 cm

O quadro, "Grito do Ipiranga" de Pedro Américo, foi encomendado pelo Imperador D. Pedro I no ano de 1888. Se observarmos bem, um ano antes da Proclamação da República (15/09/1889), ou seja, um momento em que a Monarquia (Segundo Império), estava em crise total, cedendo espaço para os movimentos republicanos. À luz da reflexão, a pintura procura transmitir a ação heroica do processo de Independência do país para tentar dizer que o Império estava sólido. O momento retrata o príncipe D.Pedro tirando a nação das garras de Portugal. 

Problematizando a imagem: " Grito do Ipiranga: Independência ou Morte".

Quando estudamos uma história problema, poder-se-á construir o conhecimentos históricos. Fazendo uma leitura da pintura, nota-se, no canto inferior esquerdo um olhar assustador de uma pessoa (possivelmente um negro escravo), sem saber o que estava acontecendo. Notavelmente, concebe-se também a ausência da ampla população em um processo de tamanha importância para o país. É dessa forma, que impera a historia problema, indagar o fato:

1º- Esqueceram de inserir a população no processo de Independência, ou a população não teve participação dessa ação, ficando a encargo da Elite Fazendeira no momento? 
- Ou podemos afirmar que a Independência do Brasil, não teve a participação de todas as camadas da sociedade, ou seja, não ocorreu uma ruptura profunda com o regime que antecedeu esse fato (a Colonização Portuguesa), sobretudo, quando D.Pedro I, era filho de D. João VI, Rei de Portugal. Percebe-se, que são várias indagações sobre o fato, isso sim é a construção do conhecimento histórico.

Exemplo-3:


Abaixo segue o quadro: "Proclamação da Independência" do professor e pintor francês, Fraçois-René Moreaux, 1844. 



Proclamação da Independência de François-Renê Moreaux, 1844

Diga-se de passagem, no quadro de François-Renê Moreaux (1844), discorre sobre a Independência partindo de uma visão Revolucionária francesa, sobretudo, fundamentada na Revolução Francesa de 1789. O fato que direciona para essa linha de raciocínio, é a presença máxima da população no evento da Independência. 

Problematizando a imagem: " Proclamação da Independência".

Problematizando a imagem " Proclamação da Independência", observa-se, a princípio que o autor da obra, por ter influência francesa, procurou caracterizar a Independência do Brasil como um processo Revolucionário, tal como ocorreu na França ente 1789 a 1799, quando a Monarquia perdeu o poder.
Dessa forma, seguindo a linha de raciocínio francesa, poder-se-á levar a interpretação para o lado de que, uma Monarquia em crise deveria aproximar da nação. 

Para sistematizar melhor o raciocínio histórico, segue abaixo alguns vídeos sobre a construção dos fatos históricos. Os excertos do vídeos discorrem sobre metodologia da história de acordo com a Escola de Annales de Marc Bloch, autor do Livro: " Apologia da História ou Ofício do Historiador. A priori, estes vídeos darão uma fundamentação teórico metodológica sobre a construção do fato histórico e o trabalho do Historiador.










Diante dessa situação, é mais importante conceber as causas, desenvolvimento e consequência da Primeira Guerra Mundial (1914-1918), do que decorar as datas, os países participantes, entre outros conhecimentos decorebas. Outrossim, perceber que o mundo que surgiu após a Primeira Guerra Mundial, deixou resquícios na Contemporaneidade. Um bom exemplo é a influência dos Estados Unidos na Geopolítica atual, ou seja, essa influência tem início quando este país entra na Guerra em 1917, saindo como um dos países mais credores do episódio e subsequente se transformando na maior potência econômica do planeta.  




Clic AQUI e descubra qual os temas de História que mais caíram no ENEM.

Disciplina de Língua Portuguesa
Aqui encontrar-se-á os temas mais explorados na Disciplina de Língua Portuguesa como o : Modernismo; Comparação entre tipos de textos; Linguagem formal e informal; Classes de palavas e Sintaxe.

MODERNISMO

COMPARAÇÃO ENTRE TIPOS DE TEXTOS: Qual a correlação entre o Painel de Cândido Portinari, o Descobrimento do Brasil e um fragmento da Carta de Pero Vaz de Caminha e a chegada dos europeus a América. 

LINGUAGEM FORMAL E INFORMAL


CLASSES DE PALAVRAS

SINTAXE

ESTE CONTEÚDO AINDA NÃO ESTÁ PRONTO, O MESMO NECESSITA DE REVISÃO. GRATO!


EM BREVE TODO CONTEÚDO: OBRIGADO PELA COMPREENSÃO. 

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