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quarta-feira, 7 de novembro de 2012
MODELO DE AUTORIZAÇÃO DE IMAGEM E USO DA INTERNET
Autorização de
imagem Projeto Aula Interativa – Disciplinas - Língua Portuguesa e História
Eu ____________________________________, autorizo o
aluno (a)________________________________________________ regularmente
matriculado na E. E. Pastor Roberto Rodrigues de Azevedo a participar dos projetos desenvolvidos pela
escola, sobretudo na utilização da internet e divulgação das imagens (fotos) no
Projeto Aula Interativa desenvolvido em parceria com a Secretaria de Educação
do Estado de São Paulo- EFAP (Escola de Formação e Aperfeiçoamento de
Professores) e a Empresa Dell, nas dependências da Escola, caso se julgue
necessário, também serão divulgados as imagens em locais onde participarão de
Concursos externos promovidos pela
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Enfim estou ciente que a
divulgação e o uso da Internet fazem parte da valorização do trabalho
pedagógico realizado pelos professores e alunos.
______________________________________.
Assinatura
do responsável
Hortolândia, ____ de ___novembro____________
de 2012.
segunda-feira, 5 de novembro de 2012
VAMOS ENTENDER AS ELEIÇÕES NOS ESTADOS UNIDOS.
Fonte da imagem: http://noticias.uol.com.br/album/2012/11/05/conheca-a-posicao-de-obama-e-romney-sobre-temas-polemicos.htm
As
eleições nos Estados Unidos, para escolher o presidente da República que
governará 4 anos, ocorrem no dia 06/11 (terça-feira). Contudo, mesmo parecido
com o sistema eleitoral brasileiro, existem bastante diferença:
1º-
O voto é facultativo, ou seja, não é obrigatório;
2º-
Nos EUA, existem dois Partidos Políticos: Republicano e Democrata;
3º-
Quem tem a maioria dos votos, não é o vencedor, só depois de passar pelo Colégio
Eleitoral com 538 Delegados, dividido para 51 unidades da Federação, somente
após passar pelo voto dos delegados é que o vencedor está preparado para assumir
o cargo.
4º-
Como funciona o voto nos EUA.
Um exemplo é o Estado da Califórnia, que possui 55 delegados, (esses são proporcionais à população). Na hipótese de o Candidato Barack Obama receber 550 mil votos e Romney 500 mil, os 55 delegados escolherão Obama, pois esse teve a maioria dos votos. Por outro lado, se Romney, vencer em várias Unidades Federais, com uma população representativa e números de Delegados significativos, Obama pode perder no Colégio Eleitoral. A título de ilustração, quem decide é o Colégio Eleitoral, ou melhor, os 538 Delegados representantes de cada Estados. Assim, será eleito o candidato que receber 270 votos dos delegados, metade e mais 1. Pesquise os links abaixo para aprofundar mais nas eleições estadunidenses:
COMO FUNCIONA AS ELEIÇÕES NOS ESTADOS UNIDOS
ENQUETE:
1- Em sua opinião, quem vencerá as eleições nos Estados Unidos?
2- No Brasil o voto é obrigatório dentro da Lei e nos EUA, é facultativo, ou seja, vota quem quer. Em sua opinião, qual sistema eleitoral é melhor? Justifique.
TRABALHO SOBRE O FILME: REI ARTHUR- 1º E 2º ANO DO ENSINO MÉDIO. ESCOLA PASTORHORTOLÂNDIA/
sexta-feira, 2 de novembro de 2012
QUE TAL APOSTAR NOS TEMAS NA REDAÇÃO DO ENEM DE 2012.
Nos dias 03 e 4 de
novembro mais de 5 milhões de brasileiros farão a prova do ENEM (Exame Nacional
do Ensino Médio). Com certeza, a ansiedade é um dos problemas enfrentados pelos
candidatos. Contudo, todos os anos lançam as apostas para descobrir quais os
temas que poderão fazer parte da Redação do ENEM. Em sua opinião, quais os
temas?
PRIMAVERA ÁRABE
GUERRA URBANA EM SÃO PAULO
Fonte da imagem: http://glaucocortez.com/2012/10/26/guerra-civil-politica-de-seguranca-de-geraldo-alckmin-e-do-psdb-so-funcionaria-se-fosse-suspenso-o-estado-de-direito/
MENSALÃO
Fonte da imagem: http://www.pragmatismopolitico.com.br/2012/08/raizes-mensalao-esquema-primeira-eleicao-fhc.htmlCRISE NA ZONA DO EURO
Fonte da imagem: http://paginaglobal.blogspot.com.br/2012/10/terceira-fase-da-crise-do-euro.htmlELEIÇÕES DE 2012 NOS ESTADOS UNIDOS
Fonte da imagem: http://veja.abril.com.br/tema/eleicoes-nos-eua-2012MEIO AMBIENTE
Fonte da imagem: http://meioambiente.culturamix.com/
A enquete do final de
semana é: Escolha um tema e expreesse a sua opinião ou inclua mais temas sobre a redação do ENEM. Um abraço.
quinta-feira, 1 de novembro de 2012
CONTEÚDO DE HISTÓRIA PARA ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO
Proposta de aula de História – A
Ditadura Militar Brasileira de 1964-1985.
Professor: Alberto – Disciplina:
História
Público Alvo: 3º Ano do Ensino
Médio
Duração: Aproximadamente 2 aulas.
Palavras - Chave: Ditadura Militar, Autoritarismo, Totalitarismo, Censura, Liberdade de expressão, Liberdade de imprensa, Liberdade de pensamento.
Objetivos: Compreender a Ditadura Militar Brasileira de 1964 -1985, do ponto de vista político, econômico, social e cultural.
Abaixo imagem representando um dos principais atos contra a população brasileira: usurpando os direito de expressão, pensamento e imprensa.
Fonte da imagem: http://www.historiabrasileira.com/brasil-republica/censura-no-regime-militar/
Introdução
Podemos definir a Ditadura Militar como sendo o
período da política brasileira em que os militares governaram o Brasil. Esta
época vai de 1964 a 1985. Caracterizou-se pela falta de democracia, supressão
de direitos constitucionais, censura perseguição política e repressão aos que
eram contra o regime militar.
O golpe militar de 1964. Os militares chegaram ao poder.
Fonte da imagem: http://www.ohistoriador.com.br/historia-do-brasil/a-ditadura-militar/
A crise política se arrastava desde a renúncia de
Jânio Quadros em 1961. O vice de Jânio era João Goulart, que assumiu a
presidência num clima político adverso. O governo de João Goulart (1961-1964)
foi marcado pela abertura às organizações sociais. Estudantes, organizações
populares e trabalhadores ganharam espaço, causando a preocupação das classes
conservadoras como, por exemplo, os empresários, banqueiros, Igreja Católica,
militares e classe média. Todos temiam uma guinada do Brasil para o lado
socialista. Vale lembrar, que neste período, o mundo vivia o auge da Guerra Fria.
Este estilo populista e de esquerda, chegou a gerar
até mesmo preocupação nos EUA, que junto com as classes conservadoras
brasileiras, temiam um golpe comunista.
Os partidos de oposição, como a União Democrática Nacional (UDN) e o
Partido Social Democrático (PSD), acusavam Jango de estar planejando um golpe
de esquerda e de ser o responsável pela carestia e pelo desabastecimento que o
Brasil enfrentava.
No dia 13 de março de 1964, João Goulart realiza um
grande comício na Central do Brasil (Rio de Janeiro), onde defende as Reformas
de Base. Neste plano, Jango prometia mudanças radicais na estrutura agrária,
econômica e educacional do país.
Seis dias depois, em 19 de março, os conservadores organizam uma manifestação
contra as intenções de João Goulart. Foi a Marcha da Família com Deus pela
Liberdade, que reuniu milhares de pessoas pelas ruas do centro da cidade de São
Paulo.
O clima de crise política e as tensões sociais aumentavam a cada dia. No dia 31
de março de 1964, tropas de Minas Gerais e São Paulo saem às ruas. Para evitar
uma guerra civil, Jango deixa o país refugiando-se no Uruguai. Os militares
tomam o poder. Em 9 de abril, é decretado o Ato Institucional Número 1 (AI-1).
Esse cassa mandatos políticos de opositores ao regime militar e tira a
estabilidade de funcionários públicos.
GOVERNO CASTELLO BRANCO (1964-1967)
Castello Branco, general militar, foi eleito pelo
Congresso Nacional presidente da República em 15 de abril de 1964. Em seu
pronunciamento, declarou defender a democracia, porém ao começar seu governo,
assume uma posição autoritária.
Estabeleceu eleições indiretas para
presidente, além de dissolver os partidos políticos. Vários parlamentares
federais e estaduais tiveram seus mandatos cassados, cidadãos tiveram seus
direitos políticos e constitucionais cancelados e os sindicatos receberam
intervenção do governo militar.
Em seu governo, foi instituído o bipartidarismo. Só estava autorizado o
funcionamento de dois partidos: Movimento Democrático Brasileiro (MDB) e a
Aliança Renovadora Nacional (ARENA). Enquanto o primeiro era de oposição, de
certa forma controlada, o segundo representava os militares.
O governo militar impõe, em janeiro de 1967, uma
nova Constituição
para o país. Aprovada neste mesmo ano, a Constituição de 1967 confirma e
institucionaliza o regime militar e suas formas de atuação.
GOVERNO COSTA E SILVA (1967-1969)
Em 1967, assume a presidência o general Arthur da
Costa e Silva, após ser eleito indiretamente pelo Congresso Nacional. Seu
governo é marcado por protestos e manifestações sociais. A oposição ao regime
militar cresce no país. A UNE (União Nacional dos Estudantes) organiza, no Rio
de Janeiro, a Passeata dos Cem Mil.
Em Contagem (MG) e Osasco (SP), greves de operários
paralisam fábricas em protesto ao regime militar.
A guerrilha urbana começa a se organizar. Formada por jovens idealistas de
esquerda, assaltam bancos e sequestram embaixadores para obterem fundos para o
movimento de oposição armada.
No dia 13 de dezembro de 1968, o governo decreta o
Ato Institucional Número 5 (AI-5). Este foi o mais duro do governo militar,
pois aposentou juízes, cassou mandatos, acabou com as garantias do
habeas-corpus e aumentou a repressão militar e policial.
GOVERNO DA JUNTA MILITAR (31/8/1969-30/10/1969)
Doente, Costa e Silva foi substituído por uma junta
militar formada pelos ministros Aurélio de Lira Tavares (Exército), Augusto
Rademaker (Marinha) e Márcio de Sousa e Melo (Aeronáutica).
Dois grupos de esquerda, O MR-8 e a ALN sequestram
o embaixador dos EUA Charles Elbrick. Os guerrilheiros exigem a libertação de
15 presos políticos, exigência conseguida com sucesso. Porém, em 18 de
setembro, o governo decreta a Lei de Segurança Nacional. Esta lei decretava o
exílio e a pena de morte em casos de "guerra psicológica adversa, ou
revolucionária, ou subversiva".
No final de 1969, o líder da ALN, Carlos
Mariguella, foi morto pelas forças de repressão em São Paulo.
GOVERNO MEDICI (1969-1974)
Em 1969, a Junta Militar escolhe o novo presidente:
o general Emílio Garrastazu Médici. Seu governo é considerado o mais duro e
repressivo do período, conhecido como “anos de chumbo”. A repressão à luta
armada cresce e uma severa política de censura é colocada em execução. Jornais,
revistas, livros, peças de teatro, filmes, músicas e outras formas de expressão
artística são censurados. Muitos professores, políticos, músicos, artistas e
escritores são investigados, presos, torturados ou exilados do país. O DOI-Codi
(Destacamento de Operações e Informações e ao Centro de Operações de Defesa
Interna) atua como centro de investigação e repressão do governo militar.
Ganha força no campo a guerrilha rural,
principalmente no Araguaia. A guerrilha do Araguaia é fortemente reprimida
pelas forças militares.
O Milagre Econômico.
Na área econômica o país crescia rapidamente. Este
período que vai de 1969 a 1973 ficou conhecido com a época do Milagre
Econômico. O PIB brasileiro crescia a uma taxa de quase 12% ao ano, enquanto a inflação beirava os
18%. Com investimentos internos e empréstimos do exterior, o país avançou e
estruturou uma base de infraestrutura. Todos estes investimentos geraram
milhões de empregos pelo país. Algumas obras, consideradas faraônicas, foram
executadas, como a Rodovia Transamazônica e a Ponte Rio-Niterói.
Porém, todo esse crescimento teve um custo
altíssimo e a conta deveria ser paga no futuro. Os empréstimos estrangeiros
geraram uma dívida
externa elevada para os padrões econômicos do Brasil.
GOVERNO GEISEL (1974-1979)
Em 1974 assume a presidência o general Ernesto
Geisel que começa um lento processo de transição rumo à democracia. Seu governo
coincide com o fim do milagre econômico e com a insatisfação popular em altas
taxas. A crise do petróleo e a recessão mundial interferem na economia
brasileira, no momento em que os créditos e empréstimos internacionais
diminuem.
Geisel anuncia a abertura política lenta, gradual e segura. A oposição
política começa a ganhar espaço. Nas eleições de 1974, o MDB conquista 59% dos
votos para o Senado, 48% da Câmara dos Deputados e ganha a prefeitura da
maioria das grandes cidades.
Os militares de linha dura, não contentes com os
caminhos do governo Geisel, começam a promover ataques clandestinos aos membros
da esquerda. Em 1975, o jornalista Vladimir Herzog á assassinado nas
dependências do DOI-Codi em São Paulo. Em janeiro de 1976, o operário Manuel
Fiel Filho aparece morto em situação semelhante.
Em 1978, Geisel acaba com o AI-5, restaura o
habeas-corpus e abre caminho para a volta da democracia no Brasil.
GOVERNO FIGUEIREDO (1979-1985)
A vitória do MDB nas eleições em 1978 começa a
acelerar o processo de redemocratização. O general João Baptista Figueiredo
decreta a Lei da Anistia, concedendo o direito de retorno ao Brasil para os
políticos, artistas e demais brasileiros exilados e condenados por crimes
políticos. Os militares de linha dura continuam com a repressão clandestina.
Cartas-bomba são colocadas em órgãos da imprensa e da OAB (Ordem dos advogados
do Brasil). No dia 30 de Abril de 1981, uma bomba explode durante um show no
centro de convenções do Rio Centro. O atentado fora provavelmente promovido por
militares de linha dura, embora até hoje nada tenha sido provado.
Em 1979, o governo aprova lei que restabelece o pluripartidarismo no país. Os partidos voltam a funcionar dentro da normalidade. A ARENA muda o nome e passa a ser PDS, enquanto o MDB passa a ser PMDB. Outros partidos são criados, como: Partido dos Trabalhadores (PT) e o Partido Democrático Trabalhista (PDT).
E o povo ficou calado? Não as manifestações populares saíram as ruas pedindo democracia e abaixo a ditatura. Veja a imagem abaixo.
Fonte da imagem:http://fabiopestanaramos.blogspot.com.br/2011/05/1964-o-golpe-de-estado-e-ditadura.html
A Redemocratização e a Campanha pelas Diretas Já
Nos últimos anos do governo militar, o Brasil
apresenta vários problemas. A inflação é alta e a recessão também. Enquanto
isso a oposição ganha terreno com o surgimento de novos partidos e com o
fortalecimento dos sindicatos.
Em 1984, políticos de oposição, artistas, jogadores de futebol e milhões de brasileiros
participam do movimento das Diretas Já. O movimento era favorável à aprovação
da Emenda Dante de Oliveira que garantiria eleições diretas para presidente naquele
ano. Para a decepção do povo, a emenda não foi aprovada pela Câmara dos
Deputados.
No dia 15 de janeiro de 1985, o Colégio Eleitoral escolheria o deputado
Tancredo Neves, que concorreu com Paulo Maluf, como novo presidente da
República. Ele fazia parte da Aliança Democrática – o grupo de oposição formado
pelo PMDB e pela Frente Liberal.
Era o fim do regime militar. Porém Tancredo Neves fica doente antes de assumir
e acaba falecendo. Assume o vice-presidente José Sarney. Em 1988 é aprovada uma
nova constituição para o Brasil. A Constituição de 1988 apagou os rastros da
ditadura militar e estabeleceu princípios democráticos no país.
(Fonte: http://www.suapesquisa.com/ditadura/).
Frase da ditadura:
Fonte da imagem:http://kdfrases.com/frase/109088
Sugestão de filme: ZUZU ANGEL- ÓTIMO FILME, ASSISTA E COMENTE
Enquete: Assita ao filme e faça um comentário: Bom Filme
a) Qual o tema central do filme?
b) O filme aproximou das ideias que você tinha sobre a Ditadura Militar Brasileira de 1964-1985? Justifique
c) O que você gostou mais no filme? Justifique
d) O que você não gostou no filme? Justifique.
Reflexão:
1)
Em qual contexto foi dado o Golpe Militar de 1964,
do ponto de vista político, social, econômico e cultural.
2)
Durante a Ditadura Militar, os Direitos civis foram
suspensos, de que forma?
terça-feira, 30 de outubro de 2012
QUESTÃO: JOVEM E O MERCADO DE TRABALHO
Olá Izadora e Bruno estou enviando a questão para o Projeto.
PROJETO JOVEM E O
MERCADO DE TRABALHO- SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO MUNICIPIO DE HORTOLÂNDIA.
1)
O IDEB das escolas municipais gira em
torno de 5,6, próximo a 6,0, índice dos países ricos. Quais as ações estão
sendo desenvolvidas pela Secretaria Municipal da Educação para chegar ao índice
de 6,0? É sabido, que se aumentar o índice do IDEB, consequentemente, melhorará
a qualidade da educação e, paralelamente, contribuirá para produzir mão de obra
qualificada. Partindo desse pressuposto, existe a possibilidade das indústrias
do município aproveitarem esse profissional qualificado, visto que boa parte
dos jovens trabalha em Campinas?
Qualquer dúvida, retorne. Um abraço.
domingo, 28 de outubro de 2012
APRENDENDO BRINCANDO: DICAS DE JOGOS EDUCATIVOS - PÚBLICO ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
A Revolução Francesa vista a partir de um jogo interativo;
A Revolução Industrial vista a partir da interatividade. Tudo isso nos sites abaixo, ferramentas da Web.2.
E aí galera, segue abaixo alguns links de jogos educativos e interativos. Que tal aprender brincando. Visite os sites e depois faça um comentário no Blog.
http://professorasueli-historia.blogspot.com.br/2009/08/revolucao-francesa-jogo-educativo.html
http://www.educared.org/global/educarnaculturadigital/entrevista-lynn
http://jogosdaescola.blogspot.com.br/
http://of2edu.blogspot.com.br/2009/05/jogos-educativos-em-flash-para-series.html
http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/revolucao-industrial-quiz.html
Bom jogo!!!
JOGOS EDUCATIVOS SOBRE A REVOLUÇÃO FRANCESA
Dicas de jogo educativo sobre a Revolução Francesa do século XVIII. Link abaixo: http://jogos.uol.com.br/pc/ultnot/2010/07/07/ult182u8403.jhtm
PROJETO DE LEITURA INTERDISCIPLINAR: SEMEANDO A LEITURA NAS DISCIPLINAS DE LÍNGUA PORTUGUESA E HISTÓRIA- TURMA- 2º-C- DO ENSINO MÉDIO- ESCOLA PASTOR- HORTOLÂNDIA
A IMAGEM MOSTRA A ARTICULAÇÃO ENTRE A HISTÓRIA E A LITERATURA
Francisco José de Goya y Lucientes. Qual a participação desse artista no filme? Que tal pesquisar sobre esse personagem: https://www.google.com.br/?rlz=1W4CHBB_ptBR504
TEMÁTICA: O ROMANTISMO E A
REVOLUÇÃO FRANCESA DO SÉCULO XVIII.
PROFESSORES IDEALIZADORES DO
PROJETO:
REGINA CÉLIA CARDOSO- DISCIPLINA:
LÍNGUA PORTUGUESA E INGLÊS.
ALBERTO ALVES MARQUES- DISCIPLINA:
HISTÓRIA
“Ler pode ser perigoso, quando lemos outra pessoa pensa por nós [...] daí se segue que aquele que lê muito quase o dia inteiro, perde, paulatinamente, a capacidade de pensar por conta própria” (Arthur Schopenhauer, Sobre Livros e leitura, p.17).
JUSTIFICATIVA
Um
projeto, preferencialmente, parte de situações problemas ou indagações cujo
propósito é resolver uma problemática. Assim, qual o papel desempenhado pela
escrita e pela leitura na Contemporaneidade, ao pensar que as mesmas são
elementos decisivos sobre a inserção do indivíduo na sociedade? É notório que o
mundo contemporâneo oferece constantemente aos seus habitantes diversos
desafios, entre os quais, a necessidade de uma interação global. Anteriormente,
transparecia apenas uma exigência social, comercial e econômica de integração,
porém, expandiu de tal forma, que abarcou o campo educacional, e,
consequentemente, se faz urgente a capacitação do indivíduo para que ele atue e
interaja como cidadão no contexto atual. Dessa forma, como desenvolver o hábito
da leitura em um público estudantil, diga-se passagem, em um cenário de uma sociedade
tecnológica e do conhecimento e, com acessos a diversos textos, apenas com um
toque do mouse? Também, despertar o gosto pela leitura nesse público que nasceu
na era digital? E mais, contextualizar e trabalhar a interdisciplinaridade das
obras literárias em um currículo fragmentado?
OBJETIVOS
Em
conformidade com os preceitos acima mencionados, espera-se que o público-alvo construa
Competências e Habilidades que possibilitarão:
-
Reconhecer a leitura como elemento em potencial na construção da cidadania,
possibilitando a inserção do indivíduo na sociedade;
-
Destacar, por intermédio da leitura, a importância dos movimentos sociais para o
exercício de uma democracia plena, além de uma ferramenta essencial na promoção
da cidadania;
-
Construir opiniões a partir de um texto literário para que o aprendiz questione
a sociedade e as mensagens em seu entorno;
-
Analisar historicamente os fatos passados, buscando subsídios na leitura para
indagar e questionar os fatos presentes relacionados aos movimentos sociais em
prol dos direitos individuais e coletivos;
- Agregar o currículo escolar e a leitura ao mundo não escolar, sobretudo, na busca da democracia, cidadania e inserção social.
METODOLOGIA
A leitura livre e prazerosa é a melhor
arma contra a alienação e o autoritarismo, pois, liberta o indivíduo; em
contrapartida, uma leitura decodificada, obrigatória, transmissora da opinião
do autor, sem interferência do leitor com a subjetividade, ou melhor, sem construir
a sua opinião, geram um indivíduo propenso à alienação e um mero repetidor de fórmulas
ou receitas prontas. Consoante esse caminho teceu-se ideias para que o aluno
almeje uma leitura libertadora. A
princípio passou-se para o grupo as temáticas a serem trabalhadas, isto é, o
Romantismo e o momento em que esse período literário aconteceu paralelo ao
contexto histórico, econômico, político, cultural, etc. do século XVIII. A
priori, mediante a aceitação da classe, trilham-se os seguintes caminhos:
-
Primeiramente, divide-se a classe em seis grupos;
-
Em seguida, uma visita à biblioteca para garimpar livros sobre as temáticas
propostas, o Romantismo e a História da época;
-
Elencaram-se as seguintes obras para a leitura sobre o Romantismo:
. A Moreninha
(1844): Joaquim Manuel de Macedo; Memórias
de um Sargento de Milícias (1852/1853): Manuel Antônio de
Almeida; O Guarani (1857); Iracema (1865) e Senhora (1875), todos de José de Alencar e Inocência (1872): Visconde de Taunay.
-
Além dessas ações, propuseram-se pesquisas através da Internet sobre o contexto
da obra, as criticas, as resenhas, ou seja, informações sobre o assunto, além
de contextualizar com livros paradidáticos de História, como: O grande massacre
de gatos (2011); Às armas, cidadãos: A França Revolucionária (1789-1799) e
História contemporânea através de textos, (2001);
-
Após essa etapa, promoveu-se um debate em sala de aula sobre as obras, em que a
classe expos a sua consideração sobre a literatura do Romantismo e o contexto
histórico;
- Por ser tratar de um trabalho interdisciplinar, o professor de história trabalhou o assunto em sala de aula e, concomitante, a esfera fílmica com o filme Sombras de Goya, do Diretor Milos Forman, lançamento 2007; Link do Filme:
-
Por fim, para o encerramento um seminário, em que cada grupo apresentou um dos
livros selecionados, na ordem acima descrita, expondo os seguintes tópicos: a
obra, o autor e o contexto histórico; a obra Senhora de José de Alencar,
evidencia o declínio do Segundo Império, e o fechamento com a obra Inocência de
Visconde Taunay, que retrata a transição para o Naturalismo.
AVALIAÇÃO
Toda
Avaliação que se preza necessita de uma fundamentação teórica, assim, ao refletir
em torno da situação, evoca-se Hegel (1770-1831): “Quem estuda História sabe
muito bem que a humanidade caminha rumo a um autoconhecimento e um
autodesenvolvimento cada vez maiores. Quem se dedica ao estudo sério da
História percebe que geralmente um novo pensamento surge com base em outros
formulados anteriores”. De acordo com a afirmação, procurou diminuir as
distâncias entre as disciplinas de Língua Portuguesa e História, algo
contemplado na Proposta Curricular das Áreas[1],
além de analisar o contexto histórico em que uma obra literária é produzida. Sob
essa ótica, e com a percepção de que toda avaliação é um processo da relação
entre professor e aluno, dessa forma, diagnóstica formadora e acumulativa, há
de se considerar os aspectos qualitativos, independentemente, dos
quantitativos. Desse modo, no percorrer do projeto o grupo se preparou para:
-
Construir o hábito de leitura e perceber essa ferramenta como inserção social;
-
Interpretar diversas obras literárias e relacioná-las ao contexto histórico;
-
Mudar a concepção sobre a disciplina de Língua Portuguesa, sobretudo na esfera literária,
em que uma parcela razoável de alunos entende essas temáticas como temporal,
algo do passado e estático;
-
Formar opinião, utilizando temáticas históricas para reconhecer os movimentos
sociais como algo legítimo;
-Resolver
problemas complexos na sociedade em seu entorno, utilizando do diálogo, da
informação, da escrita e, principalmente da leitura;
-
Ter pensamento próprio, para tomar decisão frente às circunstâncias complexas do
cotidiano;
-
Produzir novos conhecimentos sobre as disciplinas envolvidas no projeto;
-
Compreender que a leitura é uma ferramenta em potencial para que o cidadão seja
incluso na sociedade Contemporânea, excludente e competitiva.
Observação:
Dependendo da relação professor e aluno e a flexibilidade de todo o projeto,
outros métodos avaliativos poderão ser utilizados.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
BAKHTIN,
Mikhail. Marxismo e filosofia e
filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na
ciência da linguagem. São Paulo: Hucitec, 1979.
_________.
Estética da criação verbal / Mikhail
Mikhailovitch Bakhtin; prefácio à edição francesa Tzvetan Todorov; introdução e
tradução do russo Paulo Bezerra. 6ª ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes,
2011.
BITENCURT,
Circe, O saber Histórico na sala de aula,
São Paulo- 2000.
BOSI,
Alfredo. História concisa da literatura
brasileira. São Paulo: Cultrix, 2006.
CANDIDO.
Antonio. Literatura e sociedade. 2ª ed.
Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul. 2011.
_________.
Formação da literatura brasileira.
5ª ed. São Paulo: Itatiaia/Edusp, 1975.
HEGEL,
Friedrich; Estética a Ideia e o Ideal-
São Paulo- Editora Nova Cultural, 2000.
HERNÁNDEZ,
Fernando. A organização do currículo por projetos de trabalho. Porto Alegre:
Artes Médicas, 1998.
HOBSBAW,
Eric. J. A Era dos Extremos: o breve
século XX: 1914-1991. São Paulo – Companhia das Letras, 1995.
________________.
A Era das Revoluções: Europa1789-1848. Rio de Janeiro, Paz e Terra,
1977.
PERRENOUD,
Philippe; Construir competências desde a
escola- Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999.
REINVENTAR
A ESCOLA. Vera Maria Candau
(org.). Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.
SÃO
PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Currículo
do Estado de São Paulo: Ciências Humanas e Suas Tecnologias/ Secretaria da
Educação; coordenação geral, Maria Inês Fini; coordenação de Área, Paulo
Miceli. – São Paulo: SEE, 2010.
SÃO
PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Currículo
do Estado de São Paulo: Linguagens e Códigos e Suas Tecnologias/ Secretaria
da Educação; coordenação geral, Maria Inês Fini; coordenação de Área, Aline
Vieira. – São Paulo: SEE, 2010. P.36.
SEVERINO,
Antônio Joaquim, - Metodologia do
trabalho científico- São Paulo: Cortez, 2000.
VASCONCELLOS,
Celso dos Santos. Avaliação: concepção
dialética – libertadora do processo de avaliação escolar. São Paulo:
Libertad, 2010.
Hortolândia outubro de 2012.
ENQUETE: PARTICIPE DE A SUA OPINIÃO.
OBSERVAÇÃO: Para participar tem que criar uma conta no Gmail.
1) Após análise do filme Sombras de Goya, o conteúdo de História e Literatura abordado em sala de aula nas disciplinas de História e Língua Portuguesa, existe a possibilidade de articular as disciplinas? Justifique.
2) Qual o contexto histórico explanado no filme Sombras de Goya, do ponto de vista político, social e cultural? Dicas de pesquisas: http://filosofiaeteologia.blogspot.com.br/2009/12/resenha-do-filme-sombras-de-goya-por.html
[1] São
Paulo (Estado) Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo:
Ciências Humanas e Suas Tecnologias/ Secretaria da Educação; coordenação geral,
Maria Inês Fini; coordenação de Área, Paulo Miceli. – São Paulo: SEE, 2010.
[1] São Paulo (Estado)
Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Linguagens e
Códigos e Suas Tecnologias/ Secretaria
da Educação; coordenação geral, Maria Inês Fini; coordenação de Área, Aline
Vieira. – São Paulo: SEE, 2010.
sábado, 27 de outubro de 2012
O ENEM ESTÁ CHEGANDO PESSOAL.
Aqui vão algumas dicas para se preparar:
No dia anterior a prova, procurar relaxar e dormir
cedo;
Não deixar para estudar na última hora;
Checar o local de sua prova;
Sair de casa com tempo suficiente para chegar ao
local da prova;
Conferir o material que utilizará na prova;
Ouvir músicas leves, comer algo não muito pesado, e
nem pensar de bebidas alcoólicas;
Aproveito e deixo algumas dicas abaixo
DURANTE A PROVA
Fazer a leitura com atenção;
Está-se com dificuldade em uma questão, não fique
enrolando o tempo é precioso, passe para a próxima, depois retorne naquela que
deixou para trás;
Confira os dados tanto no caderno de questões como
no cartão de respostas;
De uma olhada no celular se está desligado;
Confira novamente o material;
Cuidado e atenção na hora de passar para o gabarito;
Copiar o gabarito para depois conferir nos site
disponibilizado pela instituição.
Boa sorte.
Depois da prova do ENEM, FAÇA UM COMENTÁRIO AQUI SOBRE A PROVA.
sexta-feira, 26 de outubro de 2012
PROPOSTA DE AULA: A GUERRA FRIA- TEMÁTICA PARA ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO
Proposta de aula de
História – A Guerra Fria
Professor: Alberto –
Disciplina: História
Público Alvo: 3º Ano do
Ensino Médio
Duração:
Aproximadamente 2 aulas.
Palavras - chave: História
da Guerra Fria, corrida armamentista, OTAN e Pacto de Varsóvia, macarthismo,
Guerra da Coréia, Guerra do Vietnã, corrida espacial, Plano Marshall, Queda do
Muro de Berlim, Cortina de Ferro.
Introdução
A
Guerra Fria tem início logo após a Segunda Guerra Mundial, pois os Estados
Unidos e a União Soviética vão disputar a hegemonia política, econômica e
militar no mundo.
A
União Soviética possuía um sistema socialista, baseado na economia planificada,
partido único (Partido Comunista), igualdade social e falta de democracia. Já
os Estados unidos, a outra potência mundial, defendia a expansão do sistema
capitalista, baseado na economia de mercado, sistema democrático e propriedade
privada. Na segunda metade da década de 1940 até 1989, estas duas potências
tentaram implantar em outros países os seus sistemas políticos e econômicos.
A
definição para a expressão guerra fria é de um conflito que aconteceu apenas no
campo ideológico, não ocorrendo um embate militar declarado e direto entre
Estados Unidos e URSS. Até mesmo porque, estes dois países estavam armados com
centenas de mísseis nucleares. Um conflito armado direto significaria o fim dos
dois países e, provavelmente, da vida no planeta Terra. Porém ambos acabaram
alimentando conflitos em outros países como, por exemplo, na Coréia e no
Vietnã.
Paz Armada
Na
verdade, uma expressão explica muito bem este período: a existência da Paz
Armada. As duas potências envolveram-se numa corrida armamentista, espalhando
exércitos e armamentos em seus territórios e nos países aliados. Enquanto
houvesse um equilíbrio bélico entre as duas potências, a paz estaria garantida,
pois haveria o medo do ataque inimigo.
Nesta
época, formaram-se dois blocos militares, cujo objetivo era defender os
interesses militares dos países membros. A OTAN - Organização do Tratado do
Atlântico Norte (surgiu em abril de 1949) era liderada pelos Estados Unidos e
tinha suas bases nos países membros, principalmente na Europa Ocidental. O
Pacto de Varsóvia era comandado pela União Soviética e defendia militarmente os
países socialistas.
Alguns
países membros da OTAN: Estados Unidos, Canadá, Itália, Inglaterra, Alemanha
Ocidental, França, Suécia, Espanha, Bélgica, Holanda, Dinamarca, Áustria e
Grécia.
Alguns
países membros do Pacto de Varsóvia: URSS, Cuba, China, Coréia do Norte,
Romênia, Alemanha Oriental, Albânia, Tchecoslováquia e Polônia.
Corrida Espacial
EUA
e URSS travaram uma disputa muito grande no que se refere aos avanços
espaciais. Ambos corriam para tentar atingir objetivos significativos nesta
área. Isso ocorria, pois havia certa disputa entre as potências, com o objetivo
de mostrar para o mundo qual era o sistema mais avançado. No ano de 1957, a
URSS lança o foguete Sputnik com um cão dentro, o primeiro ser vivo a ir para o
espaço. Doze anos depois, em 1969, o mundo todo pôde acompanhar pela televisão a
chegada do homem a lua, com a missão espacial norte-americana.
Caça as Bruxas
Os
EUA liderou uma forte política de combate ao comunismo em seu território e no
mundo. Usando o cinema, a televisão, os jornais, as propagandas e até mesmo as
histórias em quadrinhos, divulgou uma campanha valorizando o "american way
of life". Vários cidadãos americanos foram presos ou marginalizados por
defenderem ideias próximas ao socialismo. O Macarthismo, comandado pelo senador
republicano Joseph McCarthy, perseguiu muitas pessoas nos EUA. Essa ideologia
também chegava aos países aliados dos EUA, como uma forma de identificar o
socialismo com tudo que havia de ruim no planeta.
Na
URSS não foi diferente, já que o Partido Comunista e seus integrantes
perseguiam, prendiam e até matavam todos aqueles que não seguiam as regras
estabelecidas pelo governo. Sair destes países, por exemplo, era praticamente
impossível. Um sistema de investigação e espionagem foi muito usado de ambos os
lados. Enquanto a espionagem norte-americana cabia aos integrantes da CIA, os
funcionários da KGB faziam os serviços secretos soviéticos.
A divisão da Alemanha
Após
a Segunda Guerra, a Alemanha foi dividida em duas áreas de ocupação entre os
países vencedores. A República Democrática da Alemanha, com capital em Berlim,
ficou sendo zona de influência soviética e, portanto, socialista. A República
Federal da Alemanha, com capital em Bonn (parte capitalista), ficou sob a
influência dos países capitalistas. A cidade de Berlim foi dividida entre as
quatro forças que venceram a guerra: URSS, EUA, França e Inglaterra. No o de
1961 é levantado Muro de Berlim, para dividir a cidade em duas partes: uma
capitalista e outra socialista.
"Cortina de Ferro"
Em
1946, Winston Churchill (primeiro ministro britânico) fez um famoso discurso
nos Estados Unidos, usando a expressão "Cortina de Ferro" para se
referir à influência da União Soviética sobre os países socialistas do leste
europeu. Churchill defendia a ideia de que, após a Segunda Guerra Mundial, a URSS
tinha se tornado a grande inimiga dos valores ocidentais (democracia e
liberdade, principalmente).
Plano Marshall e COMECON
As
duas potências desenvolveram planos para desenvolver economicamente os países
membros. No final da década de 1940, os EUA colocaram em prática o Plano
Marshall, oferecendo ajuda econômica, principalmente através de empréstimos,
para reconstruir os países capitalistas afetados pela Segunda Guerra Mundial.
Já o COMECON foi criado pela URSS em 1949 com o objetivo de garantir auxílio
mútuo entre os países socialistas.
Envolvimentos Indiretos
Guerra
da Coréia: Entre os anos de 1951 e 1953 a Coréia foi palco de um conflito
armado de grandes proporções. Após a Revolução Maoísta ocorrida na China, à
Coréia sofre pressões para adotar o sistema socialista em todo seu território.
A região sul da Coréia resiste e, com o apoio militar dos Estados Unidos,
defende seus interesses. A guerra dura dois anos e termina, em 1953, com a
divisão da Coréia no paralelo 38. A Coréia do Norte ficou sobre influência
soviética e com um sistema socialista, enquanto a Coréia do Sul manteve o
sistema capitalista.
Guerra
do Vietnã: Este conflito ocorreu entre 1959 e 1975 e contou com a intervenção
direta dos EUA e URSS. Os soldados norte-americanos, apesar de todo aparato
tecnológico, tiveram dificuldades em enfrentar os soldados vietcongues
(apoiados pelos soviéticos) nas florestas tropicais do país. Milhares de
pessoas, entre civis e militares morreram nos combates. Os EUA saíram
derrotados e tiveram que abandonar o território vietnamita de forma vergonhosa
em 1975. O Vietnã passou a ser socialista.
Fim da Guerra Fria
A falta de democracia, o atraso econômico e a crise nas repúblicas soviéticas acabaram por acelerar a crise do socialismo no final da década de 1980. Em 1989 cai o Muro de Berlim e as duas Alemanha são reunificadas. No começo da década de 1990, o então presidente da União Soviética Gorbachev começou a acelerar o fim do socialismo naquele país e nos aliados. Com reformas econômicas, acordos com os EUA e mudanças políticas, o sistema foi se enfraquecendo. Era o fim de um período de embates políticos, ideológicos e militares. O capitalismo vitorioso, aos poucos, iria sendo implantado nos países socialistas.
Para uma analise mais profunda sobre o assunto visite os sites abaixo:
Fonte: http://www.suapesquisa.com/guerrafria/
Créditos da Imagem: http://www.infoescola.com/historia/guerra-fria/
Problematizando a temática.
1) Identifique e descreva as características da Guerra Fria, do ponto de vista político, econômico, social e cultural.
2) Podemos encontrar em fatos históricos elementos positivos e negativos. Em sua opinião a Guerra Fria (1945-1991), deixa evidentes aspectos positivos e negativos? Quais?
3) Durante a Guerra Fria, impera-se se no planeta um equilíbrio do terror, expressão muito utilizada durante esse período. Faça uma síntese explicando o surgimento da denominação “equilíbrio do terror”.
4) A Guerra Fria foi um conflito ideológico entre Capitalismo (EUA) e União Soviética (URSS), entretanto, esses países nunca se enfrentaram diretamente, mantendo um equilíbrio de forças. Na atualidade duas potências mundiais antagônicas, EUA (Capitalista) e China (Socialista), dividem o planeta para saber quem é mais potente. Podemos afirmar que existe um clima de Guerra Fria? Justifique.
Enquete:
A Guerra Fria foi um conflito ideológico envolvendo as duas maiores potências militares entre o término da Segunda Guerra Mundial, 1945 - 1991, Estados Unidos Capitalista e URSS (União das Repúblicas Socialista Soviética) defendendo o Socialismo. Diante da Conjuntura mundial podemos dizer que existe um clima de Guerra Fria entre a China e o Estados Unidos? Justifique.
Sugestões de filmes: Olga Benário. Explana o Brasil no contexto do Nazismo.
Filme: Treze Dias que Abalaram o mundo: O Filme aborda o contexto da Guerra Fria durante a década de 60, envolvendo EUA e União Soviética. O estopin da Guerra Fria foi quando a URSS (UNIÃO SOVIÉTICA) instala mísseis em Cuba também socialista, ou seja, próximo aos EUA, colocando em risco a soberania desse país na América. Assita ótima ferramenta para uma análise mais aprofundada sobre esse período que colocou a humanidade próximo a uma Guerra Nuclear.
Enquete;Faça um comentário sobre o filme do ponto de vista da Guerra Fria. Qual a ideia central o filme?
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