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quinta-feira, 29 de maio de 2014

USO DAS TIC - TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA SALA DE AULA


FICHAMENTO DA 3M: AQUI

Como está o uso das Tecnologias na Escola, ou melhor, como os Nativos Digitais utilizam as Tecnologias, sobretudo, as Redes Sociais em prol de uma educação de qualidade?

Frase: " Informação não é conhecimento, a mesma precisa ser filtrada, processada, armazenada e transformada em conhecimento útil". (Profº. Alberto).

Abaixo segue o Link para uma pesquisa realizada pelos alunos do Ensino Médio do SESI- Hortolândia. (Participe).



ARTIGO DE OPINIÃO:
A SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO E A POBREZA DO CONHECIMENTO ESCOLAR.

Diga-se de passagem, a sociedade da informação é uma denominação atribuída ao mundo digital em todas as suas dimensões, principalmente, inclusa nesta categoria a Internet, um dos adventos revolucionários da história da humanidade na contemporaneidade. Nunca se desfrutou de tamanha informação como nesta sociedade, informação esta que por meio de um provedor e fibras ópticas, circula nos quatro cantos do planeta com apenas um “clic” do mouse. A título de ilustração, no ano de 2004, o Google indexou mais de 6 bilhões de itens na Web, transpondo para uma humanidade no Planeta que, igualmente, girava em torno de 6 bilhões de habitantes. Mediante a esse fato, considera-se aproximadamente, uma informação por pessoa no planeta naquela época. À luz da reflexão, nos dias atuais as informações veiculada na Web pelo Google e outros sites triplicaram, enquanto a humanidade não ultrapassou a casa de 8 bilhões de habitantes. Em contrapartida, nunca se presenciou uma desmedida pobreza do conhecimento escolar, acarretando ao país amargar as últimas posições no quesito educação de qualidade. Para tanto, basta analisar os indicadores internos e externos, em que o Brasil se encontra aquém de uma educação formal de qualidade, levando show de países com o PIB – Produto Interno Bruto inferior ao daqui. Segundo o estudioso francês Pierre Lévy, vivencia-se um novo Dilúvio (uma analogia ao Dilúvio durante a história bíblica de Noé) de informações. Esse mesmo autor faz uma reflexão sociológica: Diante desse dilúvio de informações o que colocar dentro da ARCA (transformação do conhecimento)? Infelizmente, percebe-se que boa parte da população confunde informação com conhecimento, ou seja, basta acessar um site e o conhecimento ocorre ou transpõe para a mente das pessoas de forma automática. Partindo desse pressuposto, esse é o paradoxo da sociedade da informação, uma avalanche de informações e uma pobreza de conhecimento, sobretudo, no contexto escolar. Considerações finais: Afinal, como transformar informação em conhecimento escolar, para direcionar o país a alcançar uma educação de qualidade e figurar entre as nações com indicadores significativos neste quesito? Na verdade, não há fórmulas prontas para transformar informação em conhecimento escolar de qualidade, porém algumas dicas são fundamentais para essa ação. A priori, é essencial analisar a entrada de dados (procedência); processá-la (selecionar e sistematizar a informação); armazená-la (guardar o útil e descartar o inútil) e por fim, oportunizar a saída do conhecimento, ou seja, utilizá-la em prol de um problema real. Frente a essa linha de raciocínio, qual o ser humano no ambiente escolar ou fora dele consegue essa proeza? Uma minoria?

Alberto Alves Marques
Profissão: Professor Coordenador da Área de Ciências Humanas na Rede Pública do Estado de São Paulo e Escritor de artigos de opinião para jornais e Blogs.
Pós-Graduado em História pela Unicamp- Campinas. Pós-Graduado em Educação Inclusiva pela UNESP- Presidente Prudente/SP e Pedagogo pela UNICID/SP. Pós-Graduado em Coordenação Pedagógica na UFSCAR- Universidade Federal de São Carlos. Em andamento: Curso Superior em Gestão de Tecnologia da Informação – UNICID/SP.
Contato: albertomarques1104@hotmail.com
Twitter: https://twitter.com/albertomarques3
Blog: http://blogdoalbertoprofessoremrede.blogspot.com.br
Blog: http://albertoviajandonahistoria.blogspot.com.br/
Facebook: http://www.facebook.com/home.php
Cidade: Hortolândia/SP.   



Dicas de Livros que abordam a temática: Tecnologia da Informação e Comunicação: 



Quais as vantagens de utilizar as tecnologias na sala de aula: Acesse o Link AQUI:



UTILIZANDO OS RECURSOS TECNOLÓGICOS COMO ELEMENTOS EM POTENCIAL NO APRENDIZADO DOS ALUNOS


Qual é o público alvo que os professores lidam todos os dias na sala de aula?
Diga-se de passagem, é um público multifacetado em todas as dimensões, portanto, principalmente no contato com os recursos tecnológicos, TV, Computadores, Notebooks, Celulares, Internet. Enfim, vários instrumentos que a priori, contrasta com muitos métodos de aula convencional. 

O propósito aqui não é tecer duras críticas as chamadas estratégias tradicionais, e sim debater um assunto de extrema importância no contexto escolar: Como prender a atenção dos alunos durante a explanação das aulas? Como utilizar os recursos tecnológicos como aliados. 

Diante de tantos recursos tecnológicos o filme é uma ótima ferramenta para explorar a linguagem não verbal, imagens, efeitos especiais, etc. Nesta proposta escolher-se-á o filme: "Controle Absoluto". 

Segue a Ficha técnica: 


Lançamento - 26 de setembro de 2008 (1h58min)

Dirigido por D.J.Caruso Shia LaBeouf, Michelle

Com Monaghan, Rosario Dawson 

Gênero - Suspense, Ação

Nacionalidade - EUA.


Sinopse

Jerry Shaw (Shia LaBeouf) e Rachel Holloman (Michelle Monaghan) não se conhecem, até que um telefonema feito por uma mulher desconhecida os une. Ameaçando a vida de ambos e de suas famílias, a voz utiliza a tecnologia do dia-a-dia para rastrear e controlar todos os seus movimentos. Logo eles se tornam os fugitivos mais procurados do país, precisando se unir para descobrir o que realmente está ocorrendo.

O filme é um ótimo recurso audiovisual para explanar o conceito de Globalização e as Tecnologias da Informação (TIC), pois, deixe implícito que em mundo globalizado a privacidade dos indivíduos, sobretudo, com o advento dos recursos tecnológicos (Internet) as pessoas estão sendo monitoradas em todo momento. Outro ponto chave, é:  Quem domina todo esse aparato tecnológico em um mundo Globalizado. 


Como explorar o filme:
Não existe uma única forma de explorar um filme, e nem o mesmo é exclusividade de uma determinada área do conhecimento, portanto as dicas aqui estão direcionadas para a Área de Ciências Humanas, principalmente, nas disciplinas de História, Geografia, Sociologia e Filosofia.
Geografia
Explorar os espaços opacos e iluminados de Milton Santos, ou seja, essa tecnologia está localizada em que espaços no planeta. A título de ilustração, beneficia quem? Serve para quem? 
História
O educador poderá fazer uma analogia com os avanços tecnológicos desde a Revolução Tecnológica até a tecnologia contemporânea. Analisar as rupturas (Transformações), permanências, semelhanças entre outras ações necessárias para acompanhar a evolução da humanidade.
Sociologia
Partindo do pressuposto, que a Sociologia é a Ciência da Sociedade, ao aprofundar sobre os recursos audiovisuais discorridos no filme, o professor poderá direcionar os alunos sobre as mudanças comportamentais da sociedade com o advento da revolução tecnológica. Qual o perfil do aluno perante essa sociedade? Como ficou a Política, economia e a Cultura em um mundo em constante transformação tecnológica. Hoje se vive com o paradoxo, pois tão perto virtualmente e distante do ponto de vista presente. Quem são os meus vizinhos? Quando eu sentei na sala para um bate papo lega com os meus familiares? Como o objeto de estudo da Sociologia é a sociedade, explorar essa categoria construirá conceitos fundamentais para entender as ações dos sujeitos na Contemporaneidade.
Filosofia
Amor à sabedoria, um dos focos dessa Ciência, sendo assim, o filme levará os alunos a indagar sobre: Por que as tecnologias mudaram vários comportamentos na sociedade? A tecnologia revolverá todas as mazelas da sociedade? De que forma? Quando? Essas indagações ajudarão os alunos a produzirem novos conhecimentos filosóficos a partir de uma situação problema.
Considerações finais
Não existem formulas prontas para trabalhar com vídeos, documentários na sala de aula, sobretudo, quando os nossos alunos já passaram por longas horas de TV, Internet e outros suportes da tecnologia. Portanto, vale ressaltar para os mesmos que todo filme é produzido por alguém, em um determinado lugar, além de ser uma ação intencional. Diante dessa situação, utilizar de uma metodologia exploratória juntamente com os alunos é uma ótima estratégia.

Literatura que discorre sobre, como trabalhar o cinema, filmes e outros recursos audiovisuais na sala.



O livro elencará contribuições sobre como elaborar uma proposta de aula com objetivos, execução e avaliação.


Essa obra procura articular as novas tecnologias as ações pedagógicas do professor no contexto escolar, em outras palavras, subsidiar com embasamentos teóricos sobre o mundo digital na contemporaneidade. 

ODAs- Objetos de Digitais de Aprendizagens na Escola.


A sociedade Contemporânea, se classifica como a sociedade da informação, sendo assim, é necessário repensar o papel da escola nessa sociedade.  Foi analisando o contexto escolar que elaborei essa proposta de aula, ou seja, é preciso repensar também a nossa prática e sala de aula como salienta MORAN, 2006:


Muitas formas de ensinar hoje não se justificam mais. Perdemos tempo demais, aprendemos muito pouco, nos desmotivamos continuamente. Tanto  professores como alunos temos a clara sensação de que muitas aulas convencionais estão ultrapassadas. Mas, para onde mudar? Como ensinar e aprender em uma sociedade mais interconectada?

ABAIXO ALGUNS OBJETOS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM
Assunto: Revolução Industrial do século XIX.

Objetivos: 
- Utilizar os recursos tecnológicos como objetos de aprendizagens;
- Estudar a Revolução Industrial através de Objetos Digitais de Aprendizagem.

Fonte: bastilha.spaceblog.com.br

Fonte: Históriadigital.Disponível em:<http://www.historiadigital.org/jogos/jogo-negocios-na-revolucao-industrial>.acesso em 08/06/2014.


Proposta de atividade: Competências relacionadas aos Pilares da Educação Digital.
Alberto Alves Marques
Albertomarques1104@hotmail.com










sábado, 14 de setembro de 2013

MUITO IMPORTANTE: DICAS DE TEMAS QUE PODERÃO CAIR NO ENEM.

Quais os temas mais explorados nos Vestibulares, ENEM ( Exame Nacional do Ensino Médio) entre outros? 





É difícil adivinhar qual será o próximo tema, porém, é sempre bom ficar atento aos jornais, revistas e sites conceituados. Uma dica também muito importante, é visitar as provas dos vestibulares e ENEM, anteriores, para saber a estrutura da prova e alguns temas relevantes.
Veja algumas sugestões de temas para o ENEM 2013.É só acessar o site abaixo: http://vestibular.uol.com.br/noticias/redacao/2013/08/26/uol-educacao-prepara-guia-de-estudos-para-grandes-vestibulares.htm

Confira os últimos temas cobrados na FUVEST:

Consumo logo existo. Qual a relação entre a propaganda e o consumismo?


Durante um bom período da História da sociedade brasileira, a participação política foi restrita a pequenos grupos, foi assim durante o Brasil colonial, no Império, na Primeira República, na Era Vargas e na Ditadura Militar. E hoje, existe participação política, sobretudo, dos jovens? Qual o verdadeiro significado de Política? 






terça-feira, 11 de junho de 2013

ATUALIDADE: IDH BRASILEIRO

IDH Brasileiro, você sabe o que significa? 
O IDH significa índice de Desenvolvimento Humano, ou seja, é um método utilizado pela ONU (Organização das Nações Unidas) para classificar os países em Desenvolvidos (Ricos) ou Subdesenvolvidos (Pobres). Essa metodologia foi criada na década de 1990, pelos economistas Amartya Sen e Mahbub Ul Haq. Grosso modo esse relatório é produzido através dos indicadores do Censo. Você sabe como está o IDH referente ao Censo de 2010? Que tal acessar essas informações no Link abaixo? Como está a longevidade, a educação e a distribuição de renda dos brasileiros?


Brasil avança, mas educação freia desenvolvimento, indica IDH dos municípios.

Fonte: Uol/Educação on-line. Acesso em 29 de julho de 2013.

O papel da História como Ciência é problematizar as ações dos homens no tempo e espaço. Sendo assim, o presente está ligado ao passado, e o passado está ligado ao presente de forma dialética.
Partindo desse pressuposto, a saúde do ex-presidente da África do Sul é de extrema importância para compreender a história do continente africano no século XX, como:
- Quem foi Nelson Mandela?
- Qual a sua luta política?
- Qual o contexto em que Mandela foi preso?
- Como está o continente africano do ponto de vista político, social, econômico e cultural na contemporaneidade?
Essas indagações são somente o ponto de partida para um debate historiográfico. Aprofunde no assunto no link abaixo:

Nelson Mandela completa quatro dias no hospital para tratar infecção pulmonar.

http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/afp/2013/06/11/nelson-mandela-completa-quatro-dias-no-hospital.htm

domingo, 9 de junho de 2013

MUITO IMPORTANTE: NOTÍCIAS DA SEMANA SOBRE EDUCAÇÃO

ENEM - Confira abaixo temas pertinentes para estudar para o ENEM-2013.


Confira guia de estudos com 100 temas essenciais para o Enem. O ENEM, oportunizará a sua entrada nas Universidades brasileira, para isso basta você estudar. Confira no site abaixo alguns temas pra estudo: http://vestibular.uol.com.br/noticias/redacao/2013/08/26/uol-educacao-prepara-guia-de-estudos-para-grandes-vestibulares.htm

Fonte: Uol/educação. Acesso em 14 de setembro de 2013.


ABAIXO NOTÍCIAS PERTINENTES PARA A EDUCAÇÃO.
Nesta segunda - feira começam as inscrições para o SISU 2013, poderão se candidatar as vagas, aqueles que fizeram  o ENEM 2012. Esse sistema possibilita a inserção no ensino superior em uma Universidade Pública. Mais informações no site abaixo.

segunda-feira, 6 de maio de 2013

OLIMPÍADAS DE HISTÓRIA -

5ª Olimpíada
Nacional em
História do
Brasil recebe
inscrições

02/05/2013 - 14:20


Até 9 de agosto, estudantes regularmente matriculados no 8º e 9º anos do ensino fundamental e demais séries do ensino médio, de escolas públicas e privadas de todo o Brasil, poderão se inscrever na 5ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), uma iniciativa da Unicamp. Alunos do Ensino de Jovens e Adultos (EJA) também poderão participar. A primeira fase iniciará em 19 de agosto, Dia do Historiador.Como nas edições anteriores, a competição acontecerá em cinco fases online, com duração de uma semana cada, e uma etapa presencial, entre equipes compostas por três estudantes e, obrigatoriamente, um professor de história. Entre as novidades deste ano, está a realização de um curso on line de formação continuada para os professores orientadores das equipes e que deverá abranger participantes em todos os estados brasileiros. O curso ocorrerá simultaneamente à realização das fases online da prova e estará disponível a todos os professores interessados.As inscrições também acontecem pela internet, no site da Olimpíada. A taxa de inscrição é de 21 reais para as equipes de escolas públicas e 45 reais para as equipes das escolas particulares. O valor da inscrição corresponde à inscrição de todos os membros da equipe (incluindo o professor-orientador).
A ONHB premiará escolas, alunos e professores, com medalhas de ouro (15 equipes), prata (25 equipes) e bronze (35 equipes) – todas as outras equipes participantes da fase presencial receberão medalhas de honra ao mérito – e certificados de participação para todos os inscritos e também para as escolas.
Sobre
A 5ª Olimpíada Nacional em História do Brasil é uma iniciativa da Universidade Estadual de Campinas. O evento conta com o apoio do CNPq/MEC/MCT. A última edição, realizada em 2012, contou com mais de 43 mil participantes e reuniu cerca de duas mil pessoas na final presencial, realizada na Unicamp.

A ONHB é desenvolvida pelo Departamento de História da Unicamp e as provas são concebidas e elaboradas por historiadores, professores e pós-graduandos em História da Universidade. Como proposta, os participantes têm a oportunidade de trabalhar com temas fundamentais da história nacional e de conhecer de perto as práticas e metodologias utilizadas pelos historiadores. Fonte: http://www.unicamp.br/unicamp/noticias/2013/05/02/5a-olimpiada-nacional-em-historia-do-brasil-recebe-inscricoes. Acesso em 06 de abril de 2013.

ESCOLHA DA CARREIRA: Confira dez perguntas a se fazer antes de escolher a futura carreira

Os cursos mais procurado pelo SISU (Sistema de Seleção Unificado).

Administração e Direito são os cursos mais procurados no SISU 2014, visite o site abaixo: http://educacao.uol.com.br/noticias/2014/01/07/administracao-e-direito-sao-os-cursos-com-mais-inscritos-no-sisu-2014.htm

Por que a procura por esses cursos aumentaram nas últimas décadas, passando na frente de medicina, Ciência da computação, entre outros?
Diga-se de passagem, é difícil encontrar uma fórmula pronta que responda essa indagação, porém, com a economia em plena expansão direcionando para as indústrias nacionais, multinacionais e transnacionais, sobretudo, em um mundo globalizado e informatizado, faz com que a demanda por esses profissionais sejam requisitadas. Quanto o aumento da procura nos cursos de Direito, pode-se responsabilizar a complexidade da sociedade brasileira, quando as injustiças são frequente, direcionando as pessoas lesadas a procurar um advogado, e isso ocorre tanto entre as pessoas físicas como jurídicas. Para fundamentar essa linha de raciocínio, vale a pena evocar o estudioso francês Edgar Morin: " Para pensar localizadamente, é preciso pensar globalmente, como para pensar globalmente é preciso pensar localizadamente". ( Morin, p.25, 2012). Seguindo essa linha de pensamento de Morin, concebe-se que as demandas das universidades estão articuladas com o desenvolvimento do país, sendo assim, o desenvolvimento da economia, puxará mais pessoas paras os cursos de ensino superior, esse pensamento é denominado de holístico ou pensamento globalizante, ou seja, as pessoas com a intenção de adentrar em um curso superior deve ter essa percepção para o seu diploma não ficar encalhado em uma gaveta. Em outras palavras, deve-se fazer um curso superior de acordo com as nossas afinidades, contudo, uma análise do mercado é de fundamental importância para evitar a frustração de ter uma graduação e não utilizá-la. 

Confira dez perguntas a se fazer antes de escolher a futura carreira

                   

Terminado o ciclo do ensino médio, começam os preparativos para estudar para o vestibular. Mas, antes disso, os estudantes devem tomar uma difícil decisão: qual profissão pretendem seguir para o resto de suas vidas? Para facilitar a escolha, o UOL Vestibular consultou orientadores vocacionais que apontam quais perguntas o estudante deve se fazer antes da difícil decisão. Confira AQUI as dez perguntas a se fazer antes de escolher a futura carreira: http://vestibular.uol.com.br/noticias/redacao/2013/04/30/confira-dez-perguntas-a-se-fazer-antes-de-escolher-a-futura-carreira.htm
Fonte: UOL/EDUCAÇÃO. acesso em 06 de maio de 2013.


domingo, 5 de maio de 2013

QUER APRENDER MATEMÁTICA? VEJA AQUI. Estudante ensina matemática pela internet; tire dúvidas mais comuns

 
 


ACESSE AQUI: Conteúdo de Matemática on-line, produzido por alunos, esses são as pérolas que estão por aí dentro das Escolas e Universidades, são pessoas anônimas  contribuindo no aprendizado de alguém, também anônima, que nunca viu antes. Você também pode ser um desses sujeitos maravilhosos, todos são capazes, basta se esforçar. Aqui tem o Site para melhores detalhes, vale a pena dar uma espiadinha, não custa nada, somente um clic do mouse. http://educacao.uol.com.br/noticias/2013/05/04/estudante-ensina-matematica-pela-internet-tire-duvidas-mais-comuns.htm
Fonte: Uol/educação. Acesso em 06 de abril de 2013.
 

segunda-feira, 22 de abril de 2013

CURIOSIDADES: Descobrimento do Brasil: Cabral não foi o primeiro a chegar ao país.

Em dezembro de 1498, uma frota de oito navios, sob o comando de Duarte Pacheco Pereira, atingiu o litoral brasileiro e chegou a explorá-lo, à altura dos atuais Estados do Pará e do Maranhão. Essa primeira chegada dos portugueses ao continente sul-americano foi mantida em rigoroso segredo. Estadistas hábeis, os dois últimos reis de Portugal entre os séculos 15 e 16 - D. João II e D. Manuel I - procuravam impedir que os espanhóis tivessem conhecimento de seus projetos.
Pouco depois do retorno de Vasco da Gama a Lisboa, em agosto de 1499, D. Manuel I, em parceria com investidores particulares, organizava uma nova expedição para Calicute. Decidido a impressionar o monarca local, ou a convencê-lo pelas armas, o rei enviava agora uma expedição ostensivamente rica e poderosa, composta de 13 navios com uma tripulação estimada entre 1.200 e 1.500 homens.
Seu comando foi confiado a um fidalgo de 33 anos, chamado Pedro Álvares Cabral. A bordo, estavam presentes alguns dos mais experientes navegadores portugueses, como Bartolomeu Dias, o mesmo que dobrou o cabo da Boa Esperança, atingindo pela primeira vez o oceano Índico.
A partida da armada de Cabral foi programada para 8 de março de 1500, embora tenha sido adiada para o dia seguinte, devido ao mau tempo. Uma cerimônia espetacular foi organizada na ocasião pelo rei de Portugal. Toda a população de Lisboa - cerca de 60 mil pessoas - foi convocada para assistir a ela, o que era uma forma de oficializar o pioneirismo português no caminho da Índia, assegurando para o reino luso os direitos do comércio com o Oriente.

Cabral chega ao Brasil

Rumo ao Ocidente, a frota chegou às ilhas Canárias cinco dias depois da partida e dirigiu-se para o arquipélago de Cabo Verde, onde uma nau desapareceu no mar. Após tentar em vão encontrá-la, o comandante decidiu seguir a viagem. Cruzou a linha do Equador a 9 de abril, seguindo uma rota para o sudoeste que avançava nessa direção, comparativamente ao caminho seguido por Vasco da Gama.
No entardecer do dia 22 de abril, ancorou em frente a um monte, batizado de Pascoal, no magnífico cenário do litoral Sul do atual estado de Bahia. Antes de continuar a viagem para a Índia, os navegantes permaneceriam ali até o dia 2 de maio, tomando posse da terra, "em nome de d. Manuel I e de Jesus Cristo".
Assim, a chegada de Cabral ao Brasil é dois anos posterior à de Duarte Pacheco. Além disso, o atual território brasileiro já era habitado desde tempos pré-históricos. Cinco milhões de índios espalhavam-se particularmente ao longo do litoral, em 1500.
Por isso é preciso relativizar a idéia de que ocorreu um descobrimento a 22 de abril. Na verdade, a data marca a tomada de posse das terras brasileiras pelo reino de Portugal, o que significa a integração do país no contexto da história européia e global.

Cabral chegou ao Brasil por acaso?

Durante muitos anos, um outro aspecto da viagem de Cabral provocou polêmica: a chegada dos portugueses ao Brasil teria ocorrido devido ao acaso?
Atualmente, à luz dos fatos conhecidos, a teoria da intencionalidade já conta com o aval da ciência.
Em primeiro lugar, porque D. Manuel já estava informado a respeito da viagem de Duarte Pacheco e da chegada de Colombo ao Caribe, bem como recebera informações da viagem de Vasco da Gama, que observara indícios de terra firme ao passar ao largo da costa brasileira a caminho da Índia.
Além disso, vários outros elementos concorrem para aumentar as probabilidades da hipótese de Cabral ter outra missão a realizar no Atlântico, antes de seguir para o oceano Índico. Entre outros, podem ser citados:
  1. as instruções confidenciais transmitidas pelo rei ao capitão-mor da armada, que jamais se tornaram conhecidas;
  2. a permanência da frota na terra por uma semana, demora que não se justificaria caso o único objetivo de Cabral fosse atingir rapidamente Calicute; e
  3. o grande interesse demonstrado em conquistar a simpatia dos indígenas brasileiros. A esquadra de Cabral deixou no Brasil dois degredados, com o objetivo de aprender a língua dos índios e recolher informações sobre o seu modo de vida.
 

Troca de gentilezas: inicia o escambo

A chegada ao Brasil, o desembarque e a estadia dos portugueses na terra foram documentados por vários integrantes da expedição, que escreveram cartas ao rei relatando os fatos. Somente três desses depoimentos chegaram até a atualidade. A "Carta de Achamento do Brasil", de Pero Vaz de Caminha, escrivão da armada, é o mais rico em detalhes.
De acordo com a narrativa de Caminha, a 21 de abril, os navios encontraram os primeiros indícios de terra: um tapete flutuante de algas marinhas, conhecidas dos marinheiros pelos nomes de "botelhos" e "rabos-de-asno". Na manhã seguinte, avistaram-se "fura-buchos", ou gaivotas, e, de tarde, o monte alto a que "o capitão deu o nome de Pascoal".
Ali os portugueses ancoraram e passaram a noite, a uma distância de 36 quilômetros da costa. No dia 23, veio a terra Nicolau Coelho, um navegador experiente, que travou o primeiro contato com um grupo de índios: "eram pardos, todos nus, sem coisa alguma que lhes cobrisse as suas vergonhas. Traziam nas mãos arcos e setas".
O primeiro contato foi breve e amigável. Apesar do barulho da arrebentação do mar e do desconhecimento das respectivas línguas, tupiniquins e portugueses conseguiram se entender trocando presentes.
Conforme Caminha, "Nicolau Coelho somente lhes pôde dar então um barrete vermelho, uma carapuça de linho que levava na cabeça e um sombreiro preto. E um deles lhe deu um sombreiro de penas de ave, com uma copazinha pequena de penas vermelhas e pardas como de papagaios, e um outro deu-lhe um ramal grande de continhas brancas, miúdas, parecidas com as de aljôfar".

Índios a bordo

No segundo contato entre brancos e índios aconteceu na noite do dia seguinte, no lugar a que os portugueses chamaram de Porto Seguro.
Ao explorar a região onde pretendiam ancorar, o piloto Afonso Lopes "tomou, então, dois daqueles homens da terra, mancebos e de bons corpos, que estavam numa jangada".
Os índios foram levados a bordo da nau capitânea e apresentados a Cabral e a alguns dos principais da armada. "Mostraram-lhes um papagaio pardo que o Capitão traz consigo: pegaram-no logo com a mão e acenavam para a terra, como a dizer que ali os havia. Mostraram-lhes um carneiro: não fizeram caso dele; uma galinha: quase tiveram medo dela - não lhe queriam tocar, para logo depois tomá-la, com um grande espanto nos olhos."

Primeira missa realizada no Brasil

Entre 24 e 25 de abril, um número maior de portugueses foi à terra e os contatos com os índios foram freqüentes. Na impossibilidade de comunicação lingüística, as tentativas de entendimento se basearam na troca de produtos entre índios e portugueses.
No dia 26, o primeiro domingo após a Páscoa, por ordem do capitão, o frade franciscano Henrique Soares de Coimbra rezou uma missa, no ilhéu da Coroa Vermelha, assistida pela tripulação e, à distância, em terra firme, por cerca de 200 índios, dos quais, ao final da missa, "muitos se levantaram e começaram a tocar corno ou buzina, saltando e dançando por um bom tempo".
A tarde continuou em clima de confraternização: "Passou-se, então, além do rio, Diogo Dias que fora tesoureiro da Casa Real em Sacavém, o qual é homem gracioso e de prazer; e levou consigo um gaiteiro nosso com sua gaita. Logo meteu-se com eles a dançar, tomando-os pelas mãos; e eles folgavam e riam, e o acompanhavam muito bem ao som da gaita. Depois de dançarem, fez-lhe ali, andando no chão, muitas voltas ligeiras e o salto mortal, de que eles se espantavam muito e riam e folgavam."

Ao som de um tamborim

O caráter festivo dos encontros entre brancos e índios foi a regra durante todos os dias em terra, embora portugueses não deixassem de manter uma postura de desconfiança. Segundo o escrivão, "na quinta-feira, derradeiro dia de abril, [...] enquanto ali andavam, dançaram e bailaram sempre com os nossos, ao som de um tamborim nosso, como se fossem mais amigos nossos do que nós seus".
Em outro trecho de sua carta, três parágrafos antes, Caminha havia esclarecido que "estavam já mais mansos e seguros entre nós do que nós estávamos entre eles".
Em meio a essas festividades, os portugueses cuidaram também de preparar os navios para o prosseguimento da viagem. Em 1º de maio, ocorreu a cerimônia de posse oficial da terra. Uma grande cruz de madeira, com as armas reais de D. Manuel, foi erguida na baía Cabrália e Frei Henrique de Coimbra celebrou sua segunda missa. Os índios a assistiram numa atitude reverente que impressionou os portugueses.
Por sua vez, estes os presentearam com crucifixos de estanho. No dia seguinte, pela manhã, a esquadra partiu, deixando em terra dois degredados - condenados à morte que trocavam sua pena pelo exílio em terras desconhecidas. Para ambos, a situação era dramática: choravam muito, precisando ser consolados pelos índios. Só seriam resgatados dois anos mais tarde, em novembro de 1501, pela segunda expedição portuguesa ao Brasil.
Além deles, permaneceram na terra outros dois portugueses, que desertaram e cujo destino é desconhecido. Com a armada, Cabral seguiu rumo à Índia. A nau de mantimentos, sob o comando de Gaspar de Lemos, separou-se da esquadra, com o objetivo de retornar a Lisboa e comunicar ao rei o "achamento", palavra empregada nos textos da época. A 23 de maio, a armada atingia o Cabo da Boa Esperança, onde foi colhida numa tempestade que fez três embarcações naufragarem. Numa delas, estava Bartolomeu Dias que, assim, acabou sepultado justamente no local que o fez passar à história.

Terra dos Papagaios

Somente em setembro os portugueses atingiriam Calicute. Enfrentaram a hostilidade dos comerciantes muçulmanos que resultou num ataque à feitoria estabelecida pelos portugueses, em dezembro de 1500 (nele morreu o escrivão Pero Vaz de Caminha).
Ainda assim, a viagem de Cabral - que se encerrou em julho de 1501, com a chegada do comandante a Lisboa - foi coroada de êxito comercial e deu início ao comércio regular entre Portugal e a Índia. Os lucros por ele proporcionado fizeram com que o Brasil não ocupasse maior atenção dos portugueses durante quase 30 anos - período chamado de pré-colonial.
O território que Cabral chamou de Vera Cruz, rebatizado de Santa Cruz pelo rei, foi visitada por portugueses, espanhóis e franceses durante esse período. Os documentos e mapas da época mencionam-na dessa maneira, ou ainda como Terra dos Papagaios, como aparece em documentos de comerciantes e diplomatas florentinos. Data de 1512 o primeiro manuscrito a utilizar o termo Brasil, difundido oralmente pelo povo e que suplantaria gradualmente os outros, batizando definitivamente o país.
Antonio Carlos Olivieri*

Da Página 3 Pedagogia & Comunicação * Antonio Carlos Olivieri é escritor, jornalista e diretor da Página 3 Pedagogia & Comunicação.


domingo, 21 de abril de 2013

POR QUE É FERIADO NO DIA 21 DE ABRIL? ACESSE AQUI E DESCUBRA.

Com certeza a maioria dos brasileiros sabe que é feriado no dia 21 de abril, e que este dia é uma homenagem a Tiradentes. Contudo, quem foi esse personagem ilustre na História Brasileira?
 
 
 
Joaquim José da Silva Xavier, popular Tiradentes, foi um dos revolucionários da Inconfidência Mineira (para os portugueses) ou Conjuração Baiana (para os colonos brasileiros) ocorrida na Capitania de Minas Gerais no ano de 1789. O propósito dessa revolta está ligado com a conjuntura econômica da região, que durante o período colonial era grande exportadora de ouro e prata para a Metrópole Portugal. Entretanto, como os recursos naturais não são infindáveis, o ouro acabou, fazendo com que a Metrópole( Portugal), fiscalizasse e apertasse o cerco contra os mineradores, praticando a derrama, eclodindo a revolta dos mineiros. Existem outras versões sobre a Conjuração Mineira, abordando que o motivo da revolta tinha fins separatistas, e os revoltosos lutavam pelo fim dos domínios portugueses na Capitania de Minas Gerais. Versões a parte, a Metrópole não concordando com a revolta, tratou logo de esmagá-la. Como diz o velho ditado, a corda sempre arrebenta para o lado mais fraco, sendo assim, só poderia sobrar para Tiradentes, pois, esse era o mais pobre dos inconfidentes. Tiradentes foi o mártir da revolta, sendo enforcado e esquartejado no dia 21 de abril de 1792.
 
 
OUTRAS VERSÕES SOBRE TIRADENTES
 
 
Tiradentes: personagem foi apenas "bode expiatório", diz jornalista
 
 
A imagem de um líder revolucionário, mártir da independência do Brasil, uma espécie de Cristo cívico, atribuída a Joaquim José da Silva Xavier por uma tradição historiográfica que teve início no final do século 19 não corresponde à realidade histórica. Tiradentes, de acordo com o que se lê em “Brasil: uma história”, do jornalista Eduardo Bueno, foi apenas o “bode expiatório” da Inconfidência mineira.
 
A revolta, que teve como principal motivo a cobrança de impostos atrasados, envolveu a elite de Vila Rica (atual Ouro Preto – MG), grupo do qual faziam parte intelectuais, religiosos, militares e fazendeiros. Entre eles, o alferes Joaquim José era figura secundária e certamente não teve papel de destaque, exceto a partir do momento em que a revolta foi descoberta e os envolvidos presos.
Conforme revela a obra de Bueno: “A decência com a qual se comportou ao longo do longo e tortuoso processo judicial e, acima de tudo,a altivez com que enfrentou a morte, tornaram-no, no ato, não apenas a maior figura do movimento, mas também um dos grandes heróis da história do Brasil”.
 
Presença imponente
“Enquanto a maioria dos conjurados chorava, balbuciava e se maldizia, trocando acusações e blasfêmias diante dos jurados” – prossegue Bueno –, “Tiradentes manteve a dignidade, o senso de camaradagem e uma tranquilidade despojada que, da mera leitura dos atos, sua presença refulge imponente e quase majestosa”.
Mas talvez não tenha sido apenas o destemor do personagem que o tenha tornado o culpado ideal e o condenado perfeito a uma pena exemplar. De todos os envolvidos na conjuração, Tiradentes era o único que podia ser considerado um joão ninguém. Em seu livro, Bueno transcreve uma carta da Corte portuguesa que pergunta quem é Tiradentes, bem como a significativa resposta do juiz do processo: “não é pessoa que tenha figura, nem valimento, nem riqueza”.
 
Além disso, o jornalista lembra também que apresentar como líder um personagem simples como Tiradentes era uma forma de desmoralizar o movimento.“Brasil: uma história” prossegue mostrando como “os caminhos da história escolheram outras vias e, um século depois, Tiradentes seria transformado no grande símbolo da república - independentemente do papel que tivesse desempenhado na Conjuração”.
Segundo Bueno, a partir de 1873, a historiografia e a literatura começam a transformar Tiradentes numa espécie de “Cristo cívico”, o que ganhou impulso com a proclamação da República, que, levando em conta os ideais republicanos que circulavam em Vila Rica no século 18, fizeram do personagem o “símbolo do novo regime”.
 
A amante de Tiradentes
Considerando a grandeza humana de Tiradentes que traz o livro de Eduardo Bueno, vale a pena lembrar um aspecto inusitado da vida do personagem, que vem à tona num esquecido livro de crônicas do autor de “A Moreninha”, Joaquim Manuel de Macedo, intitulado “Memórias da Rua do Ouvidor”, cuja primeira edição data de 1878. Nele, Macedo resgata histórias da célebre rua do centro do Rio de Janeiro, consagradas pela tradição oral de seu tempo.
Há um breve capítulo sobre uma mulher que se tornou conhecida pelo nome de Perpétua Mineira, que se estabeleceu como costureira, na rua em questão, em 1784, vinda da província de Minas Gerais. Pouco depois, abriu também uma “sala de pasto” ou restaurante de cozinha típica mineira – o primeiro da capital fluminense e provavelmente fora de Minas em todo o Brasil.
Em sua estadia no Rio de Janeiro, no ano de 1787, o Tiradentes teria ido matar as saudades da culinária de sua terra natal no restaurante de Perpétua, com quem acabou divindo mais do que a mesa... Segundo Macedo, consta que os dois se tornaram amantes, permanecendo unidos por alguns meses até que Tiradentes voltasse para Vila Rica. Em 1792, Perpétua teria acompanhado, em desespero, o calvário do ex-amante, tendo depois fechado o estabelecimento e desaparecido da cidade.   
 

segunda-feira, 15 de abril de 2013

MUITO IMPORTANTE: VOCÊ JÁ ESCOLHEU A SUA PROFISSÃO? VOCÊ SABE QUAIS AS PROFISSÕES MAIS ATRATIVAS NO MERCADO DE TRABALHO? ACESSE AQUI.

 
O grande desafio do século XXI será a escolha da profissão, principalmente, para aqueles que estão preparados no quesito formação acadêmica, cursos de idioma, saber trabalhar em equipe e resolver problemas, além de ser, Autônomo, Solidário e Competente. Resumindo, não faltará emprego para aqueles que estão preparados. Portanto, antes de fazer a escolha de uma profissão, é primordial conhecê-la bem, para depois não se arrepender. Abaixo, um site que lista 25 profissões, acesse-o.http://vestibular.uol.com.br/album/editorial/2013/02/27/qual-profissao-voce-pretende-seguir.jhtm#fotoNav=2
 
 

sábado, 30 de março de 2013

ATUALIDADES: O QUE É PRECISO PARA ENFRENTAR OS VESTIBULINHOS, VESTIBULARES E PROVAS INTERNAS E EXTERNAS


NÃO É DE HOJE QUE AS RELIGIÕES INQUIETAM MULTIDÕES.
O que é melhor, uma cabeça cheia ou uma cabeça bem feita?
 
É óbvio, uma cabeça bem feita, ou seja, a qualidade precede a quantidade, quando está em questão a produção do conhecimento. Partindo desse pressuposto, o conhecimento adquirido na atualidade é de fundamental importância para o aluno ir bem nas avaliações internas (escola) e externa (Saresp, Enem, Prova Brasil, Pisa, Vestibulinho e Vestibulares). Mas afinal, como ficar atualizado em um mundo de informações instantâneas? É fácil, fazer seleções daquilo que bomba nas mídias. Esse espaço será dedicado para isso, buscar notícias do dia-dia do seu cotidianos, da região, do território nacional e global. Uma cabeça bem feita é aquela que parte do local e chega ao global, analisando as semelhanças e diferenças. Bom estudos.
 
 
Para começo de conversa:
 
 
Um tema bastante polêmico é as religiões espalhadas pelo mundo, servindo de discórdia em vários países, sobretudo, na Palestina. Portanto, é de extrema importância compreender o processo religioso do planeta. A princípio, para fazer isso é necessário conhecer um pouco da História do Cristianismo. Vamos nessa, começando pela Páscoa.

O que comemora a Páscoa?

 
 
QUE TAL CONHECER A BIOGRAFIA DE JESUS CRISTO: ACESSE O SITE ABAIXO E DESCUBRIRÁ: 
 
 
Por que estudar o Cristianismo? Porque essa religião é a base para compreender as outras religiões, principalmente no Ocidente. Para teorizar o cristianismo é preciso fundamentá-lo na História do Império Romano. Que tal conhecer um pouco dessa História. http://www.historiadomundo.com.br/religioes/cristianismo.htm