História do Mundo em 2 minutos

Translate

ÁGUA SERRA NEGRA, QUALIDADE COM GARANTIA.

ÁGUA SERRA NEGRA, QUALIDADE COM GARANTIA.
ENTREGA EM DOMICÍLIO, EM POUCOS MINUTOS. APROVEITE AS PROMOÇÕES.

Seguidores

ESPAÇO PARA ANUNCIANTE

ESPAÇO PARA ANUNCIANTE
FAÇA O MARKETING DA SUA EMPRESA, AQUI.

sábado, 26 de janeiro de 2013

TEMÁTICAS PARA ALUNOS DA 7ª SÉRIE (8º ANO) DO ENSINO FUNDAMENTAL ARTICULADO COM A PROPOSTA CURRICULAR DO ESTADO DE SÃO PAULO


Temática: Análise de imagens: 

Objetivos: Essa situação de aprendizagem tem com propósito buscar os recursos audiovisuais como ferramentas pedagógicas na sala de aula. A princípio que tal ficar sabendo dos seis erros no quadro da Independência de Pedro Américo. 




Temática: Situação de aprendizagem- nº 2- A colonização inglesa e a independência dos Estados Unidos da América (EUA). Caderno vol.1 - páginas 14 a 23
Palavras-chave: Independência, Liberdade, Colonização, Guerras e Revolução.

Mapa relatando o início da colonização dos Estado Unidos-Fonte: entretantashistorias.blogspot.com 
Ponto de partida:
Para compreendermos o processo de Independência dos Estado Unidos da América no dia 4 de julho de 1776, é de extrema importância analisar o processo de Colonização dos estadunidenses. Abaixo um fragmento de um texto, leia e sistematize as suas ideias.
Temática a Colonização dos Estados Unidos da América (EUA) – Complemento para o conteúdo da Apostila dos alunos. Situação de aprendizagem- nº 2-A colonização inglesa e a independência dos Estados Unidos da América (EUA).
Professor: Alberto – Disciplina - História
Palavra-chave: Colonização, Exploradores, Superpopulação, Colônias e Independência.

A história dos Estados Unidos da América, hoje conhecida por nós, inicia-se a partir do século XVI, quando exploradores europeus aportaram no lado norte do continente americano. Até então, apenas nativos habitavam no local, a partir dessa conexão com o continente europeu, os Estados Unidos passaram a ser colônia da Inglaterra. Inicialmente estes colonizaram a parte leste do país, o que corresponde ao litoral que é banhado pelo oceano Atlântico. Logo depois a parte central foi colonizada pela França e a parte sudeste e sudoeste pela Espanha.
Pessoas de vários grupos sociais, políticos e religiosos vieram habitar o novo mundo, por diversos motivos diferentes. A razão que levou a Inglaterra a tentar a colonização da América do Norte não foi a ambição de tornar-se um Império Colonial, mas o interesse no comércio e na superpopulação da nação, pois muitas pessoas buscaram o Novo Mundo em busca da liberdade religiosa.
As primeiras colônias que a Inglaterra tentou estabelecer, ao contrário do que se esperava, não tiveram sucesso. Entre as razões que provocaram esse resultado, destacam-se o rigoroso inverno, as constantes batalhas com os índios e a falta de suprimentos. Uma das colônias mais bem-sucedidas foi à região que atualmente é a Carolina do Norte. Porém, devido à Guerra com a Espanha, a Inglaterra esteve ausente durante aproximadamente três anos, e quando voltaram não mais encontraram os colonos, todos haviam desaparecido. Encontraram apenas uma palavra desconhecida e misteriosa escrita em uma árvore: “CROATOAN”.
Na região da Virgínia foi onde se estabeleceu a primeira colônia ou assentamento, e abrigava desde então diversas pessoas de nacionalidades, culturas e religiões diferentes. Não havia apenas britânicos, mas espanhóis, franceses, alemães, irlandeses e italianos. Chamava-se Jamestown por ser próximo ao Rio James. Dentro dessa colônia foi desenvolvida a exploração de minerais, mais especificamente o ouro. Por causa disso a situação da colônia se agravou um pouco. As pessoas já não viviam em comunidade devido às suas diferenças. Passaram, então, a trabalhar em busca das riquezas para si mesmas, o que diminuiu ainda mais a capacidade de relacionarem-se em comunidade ou de defenderem-se mutuamente. Mais tarde, foram enviados vários homens para a colônia, o que só agravou a situação, já que estes não tinham família e, portanto, estavam vivendo somente em função de seus próprios interesses.
Por pouco Jamestown não foi completamente destruída. Primeiramente enfrentando uma seca e logo depois um inverno rigoroso, o assentamento estava carente de alimentação. Há historiadores que afirmam que houve até práticas de canibalismo dentro da colônia. Boa parte da população morreu. O assentamento foi salvo graças a John Smith, o qual apesar de pressionar os colonos com seu ideal: “sem trabalho, sem comida”, conseguiu êxito em sua iniciativa de aproximar-se de uma índia, filha de um chefe indígena, chamada Pocahontas, a qual forneceu alimentação para Jamestown.
A colônia abandonou a busca aos minerais para investir no cultivo de tabaco, pois não encontraram ouro na região e viram que o cultivo era muito mais rendoso. A mão-de-obra utilizada, a princípio, era livre, mas devido aos altos custos, a mão-de-obra escrava passou também a ser utilizada.
Os agricultores passaram a se distanciar uns dos outros por quilômetros de plantação e a economia da colônia passou a ser baseada exclusivamente no cultivo do tabaco. Esses fatos provocaram a descentralização da região da Virgínia. Grupos religiosos também não conseguiram se desenvolver nessa região, ao contrário da Nova Inglaterra.
O segundo assentamento, localizado no Nordeste dos Estados Unidos, foi chamado de Nova Inglaterra e fundado por dois grupos religiosos diferentes: os peregrinos, que queriam sair da Igreja da Inglaterra e os puritanos, que queriam reformá-la.
As colônias que correspondem atualmente a cidade de Nova Iorque, Pensilvânia, Delaware e Maryland localizavam-se na região central e caracterizavam-se também pela diversidade de culturas.
Além da Virgínia, a Carolina do Norte, a Carolina do Sul e a Geórgia localizavam-se na região Sul. A parte da população que não tinha muita instrução concentrou-se em atividades como caça e agricultura e divertiam-se através do jogo, acompanhado de bebidas alcoólicas. A parcela da população com melhores condições construiu grandes casas e passou a imitar o modo de viver britânico, que conheciam através de revistas vindas da Europa.
A escravidão nessa região teve um caráter bastante opressor e era passada entre as gerações. Os escravos trabalhavam em plantações de tabaco e arroz, bem como nas casas dos seus senhores, e não possuíam nenhum tipo de direito legal.
A partir da década de 1750 as relações entre as Treze colônias britânicas na América do Norte e a Inglaterra passaram a se deteriorar e iniciou-se a luta pela independência dos Estados Unidos da América. (Texto extraído de: http://www.infoescola.com/historia/colonizacao-dos-estados-unidos-da-america/.Acesso em 24 de março de 2013).
SISTEMATIZANDO O TEXTO: (Competências e Habilidades: Relacionar, selecionar, sistematizar e organizar informações relacionadas à temática da proposta).
1) Quais os motivos que levaram os ingleses a colonizar as terras que hoje pertence aos Estados Unidos da América?
2) Quais as primeiras vítimas dos inglese, quando eles aportaram na América?
3) No início a colonização dos ingleses não foi bem sucedida. Justifique essa frase.
4) Logo de início os ingleses obtiveram recursos rápidos com a exploração de ouro, no entanto, mais tarde outras formas de trabalho surgiu na Colônia  Inglesa. Descreva outras formas de trabalho praticado pelos ingleses na Colônia Britânica.
5) É comum relacionar a escravidão africana na América, iniciada no século XVI unicamente com o Brasil colonial. Houve trabalho escravo nos EUA? Qual era o trabalho praticado pelos escravos?

VÍDEO PARA SISTEMATIZAR A TEMÁTICA:


EM MANUTENÇÃO - EM BREVE TODO O CONTEÚDO

















Temática: Situação de aprendizagem- nº 1- O Iluminismo, páginas 3 a 14. Vol. 1.
Palavras-chave: Iluminismo, Divisão dos poderes, Executivo, Legislativo, Judiciário, Liberdade, Igualdade e Fraternidade.
                                                         Imagem extraída de: artigosdehistoria.blogspot.com.


Na imagem acima percebe-se alguns estudiosos (Iluministas) em uma biblioteca, aparentemente discutindo sobre alguns assuntos relacionados a época. Que assuntos são esses? Quem são essas pessoas? O que foi o Iluminismo? Diga-se de passagem, o que importa em alguns momentos não são as respostas, e sim as perguntas posteriores. Contudo, em se tratando da Disciplina de História, é necessário trabalhar os conceitos sobre os fatos históricos, que nada mais é, a versão de um Historiador, que viveu em um determinado tempo e espaço. Todavia, antes de analisar um texto histórico, (historiografia) é de extrema importância conceber quando o mesmo foi escrito, por quem, pra quem, entre outros questionamentos úteis para a produção do conhecimento histórico. Fazendo isso, estamos dando a Disciplina de História o caráter de Ciência. A História é uma Ciência que estuda as ações humanas no tempo e espaço, percebendo as mudanças e permanência, as rupturas e continuidades e também, as diferenças e semelhanças. Mas afinal o que foi o Iluminismo do século XVIII?
Ponto de partida:
O Iluminismo do século XVIII, foi um movimento intelectual que deu sequência aso pensadores do Renascimento, com o propósito de combater os dogmas da Igreja Católica (todo conhecimento estava sob a órbita da Igreja Romana) e o Absolutismo dos Reis. Grosso modo, o Iluminismo (também chamado de ilustração ou era das luzes) veio para clarear a Europa da escuridão proliferada pelo Feudalismo. Esse movimento pregava a Liberdade, religiosa e política, combatendo os poderes concentrados nas mãos dos reis. Por outro lado, abraçava a Igualdade, pois todos os cidadão são iguais perante a Lei. E por fim defendia a Fraternidade, ou melhor, ajudar aqueles que mais precisava.
 DIVISÃO DOS PODERES NO BRASIL:
   Fonte da imagem: quizdapolitica.wordpress.com 
Retomada da temática: " O Iluminismo do século XVIII. A sistematização (organização de ideias), ajudará na prova.
Definição:
O Iluminismo foi um movimento intelectual, político, social e cultural, ocorrido na Europa por volta do século XVIII,  pregando o Racionalismo (uso da razão) em detrimento do Absolutismo dos reis e dos dogmas da Igreja Católica. Esse movimento defendia o lema: Liberdade, Igualdade e Fraternidade.
- Liberdade de escolher os representantes do povo;
- Igualdade de direitos perante a nobreza;
- Fraternidade de ajudar aqueles que mais precisam.
1.2- Expansão do Iluminismo pela Europa:
O Iluminismo foi um movimento tão importante que não ficou restrito a França, espalhou-se pela Europa, influenciando diretamente na Revolução Francesa de 1789. A princípio essa revolução tinha caráter burguês, irradiando mais para as massas.  Não foi somente a Revolução Francesa que recebeu resquícios do Iluminismo, para começo de conversa iremos citar alguns fatos históricos:
- Revolução Americana ou Independência dos Estados Unidos;
- Independência da América Espanhola.
E no Brasil, Houve respingos do Iluminismo do século XVIII? Sim.
1.3- Expansão do Iluminismo para além da Europa. O movimento iluminista não ficou restrito a Europa, essa revolução intelectual espalhou em Revoluções na América, principalmente na Independência dos Estados Unidos. E no Brasil, houve respingo (influência) do Iluminismo? Sim. Podemos buscar influência do Iluminismo, na Conjuração Baiana (1798) e Conjuração Mineira, (1789) ambos, movimentos ocorridos no século XVIII, para combater o absolutismo da Metrópole, Portugal. É dessa forma que podemos compreender o porquê da nossa política atual ter características do Iluminismo.
2. Consequências:
As principais consequência do Iluminismo estão relacionadas ao fim do Absolutismo dos reis na Europa, além de surgir outras fontes de conhecimentos, e não somente aqueles relacionados com a Igreja Católica. Nessa temática podemos observar que a Disciplina de História é uma Ciência que relaciona passado e presente ou presente e passado, algo imprescindível na busca de a excelência acadêmica, como Conhecer o Iluminismo.
1- Organizando as ideias: (Competências Grupo - III: Competências para compreender diferentes tempos históricos).
a)- Existe relação entre o Iluminismo do século XVIII, e a política brasileira na atualidade? Justifique a sua resposta.
b)- Defina o que foi o Iluminismo do século XVIII.
c)- Existe relação entre a Independência dos Estados Unidos e o Iluminismo do século XVIII? Quais?
d)- O que foi a Conjuração Baiana e a Conjuração Mineira?
 2- A cidade de Sumaré, localizada na RMC (Região Metropolitana de Campinas) com aproximadamente 230 mil habitantes tem problemas sério com a falta de água, inclusive a nossa escola já foi vítima dessa problemática. Utilizando os seus conhecimentos sobre a divisão dos poderes de quem é a responsabilidade pela falta desse líquido precioso?















Aguarde, em breve conteúdo.

Nenhum comentário: