História do Mundo em 2 minutos

Translate

ÁGUA SERRA NEGRA, QUALIDADE COM GARANTIA.

ÁGUA SERRA NEGRA, QUALIDADE COM GARANTIA.
ENTREGA EM DOMICÍLIO, EM POUCOS MINUTOS. APROVEITE AS PROMOÇÕES.

Seguidores

ESPAÇO PARA ANUNCIANTE

ESPAÇO PARA ANUNCIANTE
FAÇA O MARKETING DA SUA EMPRESA, AQUI.

sábado, 12 de janeiro de 2013

TEMÁTICAS PARA ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO ARTICULADO COM A PROPOSTA CURRICULAR

Em breve estará disponível o conteúdo complemento da Apostila dos alunos ano 2013.

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM Nº-1. CADERNO DO ALUNO - TEMÁTICA: PRÉ-HISTÓRIA

PROBLEMATIZANDO O TEMA:

Qual o período da História é denominado de Pré-História? 

Segundo um velho provérbio árabe, " os homens se parecem mais com a sua época do que com seus pais". (Schwarcz. In, Bloch, 2001, p. 7). 

O que a Historiadora, quer dizer com o fragmento acima?

Problematizando a frase concebe-se que as pessoas se parecem mais com a época presente do que com a interpretação que os mesmos fazem do passado. Grosso modo, a memória sobre o passado, é elaborada no presente, por um cidadão da atualidade da qual o mesmo faz parte e, é inegável, que as suas convicções filosóficas, religiosas, partidárias  entre outras ideologias, fiquem de fora de suas interpretações  . Partindo desse pressuposto, antes de analisar a História como ações humanas, é de extrema necessidade compreender que ela é uma narrativa, acompanhando a subjetividade do Historiador. Portanto, quando está em jogo a memória sobre o passado, não existe imparcialidade ou neutralidade, e na maioria das vezes é involuntária essa interferência. É óbvio que existem os maquiadores da História, quando registram aquilo que lhes pagam, ora para destruir fontes, ou alterar os rumos da narrativa em prol dos grandes heróis. Por consequência, é necessário questioná-la, como: Quem a produziu? Onde foi elaborada a memória? Por quem? Quando? 
Diga-se de passagem, essas inquietações nas palavras de Marc Bloch, recebe o nome de História Problema, ou problematizar os fatos históricos. Para uma fundamentação teórica que tal assistir ao vídeo abaixo: Depois teceremos algumas considerações. 

"Pré-História - Parte l (Período Paleolítico)  



 
 
Após analise do vídeo é preciso analisar a historiografia que aborda a Pré-História, pois quem escreve um fato, o faz de acordo com o seu ponto de vista. Assim na historiografia sobre os fatos passados, não existem aqueles verdadeiros e outros falsos. A bem da verdade, existem versões. Antes de aprofundarmos na construção da narrativa pré-história, que tal analisats o vídeo abaixo sobre o conceito de Historiografia.
 
VÍDEO: O QUE É HISTORIOGRAFIA? ANDRÉ RODRIGUES.
 
 
 
 
A priori, Historiografia é a escrita da História, ou melhor, a narrativa sobre o fato, escrito por alguém pertencente a um tempo e espaço. Sendo assim, quem elaborou a narrativa sobre a Pré-História, chegando até nós através da memória, e consequentemente florescendo nos livros didáticos? O termo Pré-História é um vocábulo composto de duas palavras, pré (antes) e História (as ações humanas). A princípio, a palavra pré-história significa antes da História propriamente dita, aquela das primeiras civilizações, das primeiras cidades, da agricultura, e principalmente, da escrita como forma de comunicação e marcação. Em outras palavras, todas as civilizações anteriores a invenção da escrita, foram marcadas como ágrafos (sem escrita), sem escrita, não tem registros, não tem memória e por fim sem História, deixadas as margens da humanidade por muitos historiadores. Esse conceito perdurou na maioria dos materiais didáticos até por volta da década de 80, quando alguns historiadores começaram a problematizar a Pré-História. Mas afinal quem construiu essa narrativa histórica, dando prioridade a escrita? Grosso modo, foram os europeus do século XVI, que via uma Europa Ocidental florescer através do Renascimento, da invenção de Guttemberg,  do Homem como centro do Universo, o Antropocentrismo combatendo o Teocentrismo. Esses Homens valorizando somente a sua época, não viram com bons olhos as civilizações que antecederam a escrita, criando certo preconceito. Ledo engano acreditar que as pessoas sem escrita não têm História, a diferença é que as formas de registros são diferentes. Quem não escreve, deixa marcas através de desenhos, pinturas, objetos de cerâmicas entre tantos, foi assim com as pinturas rupestres deixadas pelos nossos antepassados.
 
VÍDEO PARA APROFUNDAR NA TEMÁTICA:
 
 
 
OBSERVAÇÃO: O LINK AINDA ESTÁ EM CONSTRUÇÃO, PORÉM, AINDA NÃO ESTÁ DISPONÍVEL PARA USO. ALGUNS ERROS ORTOGRÁFICOS SERÃO CORRIGIDOS. OBRIGADO.







Nenhum comentário: