História do Mundo em 2 minutos
REFLEXÃO: A ESCOLA E AS MULTIMÍDIAS
Analisando o texto, ou melhor, a pesquisa de Sílvio
da Costa Pereira, Mídia-Educação no contexto escolar: mapeamento dos trabalhos
realizados nas escolas de ensino fundamental em Florianópolis, concebe-se o
quão as TIC (Tecnologia de Informação e Comunicação) estão inseridas no contexto
escolar, e mais, essa vai além da escola. Contudo, a percepção é que as escolas
pesquisadas por Pereira, utilizam das TIC, tradicionais como uso dos
computadores, TV, Dvds, entre, outros, usufruindo em algumas situações do uso
da Internet, algo imprescindível para uma leitura de mundo, como explana Caldas
(2001): “Utilizar a mídia na escola é o primeiro passo para a leitura do mundo”.
Partindo desse pressuposto, a Web, possibilita aos alunos conhecerem lugares
além do cotexto escolar, algo profícuo na formação integral dos estudantes,
conhecer novas linguagens, costumes e dialogar com pessoas de outros espaços e
até mesmo de outros tempos, na internet uma vigem ao passado é possível, basta
um clic.
A título de ilustração, analisando a pesquisa de
Pereira, podemos tecer algumas considerações sobre os recursos tecnológico
inseridos nas escolas públicas atuais, ou seja, são elementos em potencial para
a mediação pedagógica, entretanto, nem todas tem acesso a Internet banda larga,
algo imprescindível quando almejamos navegar, por hipertextos, hipermídias,
hiperlinks, blogs, entre outras mídias, conhecendo o mundo virtual fora dos muros
da escola. Segundo, Santaella (2003): “A tecnologia não apenas penetra nos
eventos, mas se tornou um evento que não deixa nada intocado”. Seguindo a linha
de pensamento da autora, nem todos tem acesso as tecnologias, mas com certeza,
ela tem acesso a todos, basta analisar que no mundo digital somos números e
registros, ou seja, estamos vivendo em um ciberespaço, ciberculura e ciberarte,
(Santaella, 2003). Contudo, não podemos conceber as tecnologias como solução
para todos os problemas da humanidade e nem da escola, é preciso problematizá-las,
tecendo um olhar crítico. No entanto, podemos afirmar com propriedade que
precisamos refletir sobre a nossa prática docente.
Enquete:
De acordo com Castells professor de Sociologia espanhol: "Os recursos educacionais, informacionais e tecnológicos caracterizam-se por uma distribuição extremamente desigual pelo mundo". Como fazer a inclusão digital com os poucos recursos tecnológicos diponíveis nas escolas públicas brasileira?
Segundo Castells: " Embora a matrícula em escolas tenha aumentado substancialmente no mundo em desenvolvimento, a maior parte da educação se reduz à guarda de crianças, [...]". Vocês concordam com o autor em se tratando das escolas públicas brasileira? Vamos problematizar. Justifique. Um abraço.
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