História do Mundo em 2 minutos

Translate

ÁGUA SERRA NEGRA, QUALIDADE COM GARANTIA.

ÁGUA SERRA NEGRA, QUALIDADE COM GARANTIA.
ENTREGA EM DOMICÍLIO, EM POUCOS MINUTOS. APROVEITE AS PROMOÇÕES.

Seguidores

ESPAÇO PARA ANUNCIANTE

ESPAÇO PARA ANUNCIANTE
FAÇA O MARKETING DA SUA EMPRESA, AQUI.

terça-feira, 21 de agosto de 2012

REFLEXÃO: A ESCOLA E AS MULTIMÍDIAS






Analisando o texto, ou melhor, a pesquisa de Sílvio da Costa Pereira, Mídia-Educação no contexto escolar: mapeamento dos trabalhos realizados nas escolas de ensino fundamental em Florianópolis, concebe-se o quão as TIC (Tecnologia de Informação e Comunicação) estão inseridas no contexto escolar, e mais, essa vai além da escola. Contudo, a percepção é que as escolas pesquisadas por Pereira, utilizam das TIC, tradicionais como uso dos computadores, TV, Dvds, entre, outros, usufruindo em algumas situações do uso da Internet, algo imprescindível para uma leitura de mundo, como explana Caldas (2001): “Utilizar a mídia na escola é o primeiro passo para a leitura do mundo”. Partindo desse pressuposto, a Web, possibilita aos alunos conhecerem lugares além do cotexto escolar, algo profícuo na formação integral dos estudantes, conhecer novas linguagens, costumes e dialogar com pessoas de outros espaços e até mesmo de outros tempos, na internet uma vigem ao passado é possível, basta um clic.


 

A título de ilustração, analisando a pesquisa de Pereira, podemos tecer algumas considerações sobre os recursos tecnológico inseridos nas escolas públicas atuais, ou seja, são elementos em potencial para a mediação pedagógica, entretanto, nem todas tem acesso a Internet banda larga, algo imprescindível quando almejamos navegar, por hipertextos, hipermídias, hiperlinks, blogs, entre outras mídias, conhecendo o mundo virtual fora dos muros da escola. Segundo, Santaella (2003): “A tecnologia não apenas penetra nos eventos, mas se tornou um evento que não deixa nada intocado”. Seguindo a linha de pensamento da autora, nem todos tem acesso as tecnologias, mas com certeza, ela tem acesso a todos, basta analisar que no mundo digital somos números e registros, ou seja, estamos vivendo em um ciberespaço, ciberculura e ciberarte, (Santaella, 2003). Contudo, não podemos conceber as tecnologias como solução para todos os problemas da humanidade e nem da escola, é preciso problematizá-las, tecendo um olhar crítico. No entanto, podemos afirmar com propriedade que precisamos refletir sobre a nossa prática docente.

 

Enquete:

De acordo com Castells professor de Sociologia espanhol: "Os recursos educacionais, informacionais e tecnológicos caracterizam-se por uma distribuição extremamente desigual pelo mundo". Como fazer a inclusão digital com os poucos recursos tecnológicos diponíveis nas escolas públicas brasileira?


Segundo Castells: " Embora a matrícula em escolas tenha aumentado substancialmente no mundo em desenvolvimento, a maior parte da educação se reduz à guarda de crianças, [...]". Vocês concordam com o autor em se tratando das escolas públicas brasileira? Vamos problematizar. Justifique. Um abraço.


 


 



Nenhum comentário: