ÁGUA SERRA NEGRA, QUALIDADE COM GARANTIA.
Seguidores
ESPAÇO PARA ANUNCIANTE
quarta-feira, 22 de agosto de 2012
PROPOSTA DE AULA INTERDISCIPLINAR: FILME- SOMBRAS DE GOYA- 2º ANO DO ENSINO MÉDIO
Proposta de aula: Plano de ação-
usando os Recursos tecnológicos como mediação pedagógica nas disciplinas de
História e Língua Portuguesa (literatura).
Temática:
Revolução Francesa, Guerras Napoleônicas, Inquisição, Arcadismo/Neoclassicismo.
Sensibilização:
Filme- Sobras de Goya. (Kit do professor enviado pela Secretaria da Educação- O
cinema vai a escola).
Professores:
Alberto e Regina
Disciplinas:
História e Língua Portuguesa (Literatura).
Público
Alvo: Alunos do 2º Ano do Ensino Médio.
Duração:
6 aulas
Justificativa
A proposta partiu ao conceber certo
desinteresse dos alunos pelos conteúdos dos Cadernos da Proposta Curricular,
nas disciplinas de História e Língua Portuguesa, pois, percebe-se que a
resistência está no fato das temáticas estudadas estarem distantes no tempo e
espaço dos estudantes, sendo assim,
optou por utilizar os recursos tecnológicos para criar o hábito da
pesquisa, leitura, escrita e o uso consciente das TIC, algo alicerçado e
priorizado na Proposta Curricular.
Objetivos
-
Desenvolver o hábito nos alunos nas pesquisas orientadas e monitoradas pelos
professores nas temáticas de História e Literatura citadas acima;
-
Construir o gosto pela historiografia, à literatura, além de utilizar as TIC no
aprofundamento da historiografia sobre a Revolução Francesa, Guerras
Napoleônicas, Inquisição e o contexto literário contextualizado a época dessas
Revoluções;
-
Buscar nos recursos tecnológicos subsídios na hipertextualidade, hipermídias,
hiperlinks, entre outros, além de conceber nessas ferramentas um elemento em
potencial na mediação pedagógica nas disciplinas de História e Língua
Portuguesa (literatura);
-
Fazer com que os alunos sob a orientação dos professores, sejam produtores do
seu próprio conhecimento histórico e literário da época;
-
Possibilitar a interdisciplinaridade entre as disciplina de História e Língua
Portuguesa (literatura).
Estratégias
-
Uso da Lousa Digital para reproduzir o filme: Sombras de Goya. (fundamentação teórica);
http://www.cranik.com/critica_sombras_de_goya.html
http://filosofiaeteologia.blogspot.com.br/2009/12/resenha-do-filme-sombras-de-goya-por.html
http://www.youtube.com/watch?v=Y7e7r31u2eg
Após
a reprodução do filme os alunos com a mediação dos professores foram
direcionados a pesquisar e aprofundar nos assuntos como Revolução Francesa,
Guerras Napoleônicas e Inquisição (antecedentes, desenvolvimento e
consequências), Arcadismo ou Neoclassicismo.
- Sugestões de sites:
http://www.youtube.com/watch?v=t2eraE9B9to
http://www.youtube.com/watch?v=BFMngo-dtEk
http://www.youtube.com/watch?v=SAZArzPfxGU
http://pt.wikipedia.org/wiki/Revolu%C3%A7%C3%A3o_Francesa
http://pt.wikipedia.org/wiki/Inquisi%C3%A7%C3%A3o
http://pt.wikipedia.org/wiki/Guerras_Napole%C3%B3nicas
Produto final- Enquete.
Após
a reprodução do filme, e as pesquisas orientadas pelo professor, será debatido
com os alunos a temática:
-
O que mais chamou lhes atenção no filme?
-
Você assimilou/aprendeu alguma coisa com o filme? Qual o contexto histórico e
literário?
-
Podemos sistematizar o conteúdo do filme com os conteúdos do caderno dos
alunos, nas disciplinas de História e Língua Portuguesa (literatura)?
-
Quem produziu o filme? Onde? Quando? Em que contexto?
Finalizando:
Os
alunos serão convidados para participar com suas inquietações no Blog, através
de enquetes, perguntas, respostas, indagações, além, de postarem os seus
trabalhos para a avaliação dos professores.
Blog
para a sistematização da proposta:
http://www.albertoviajandonahistoria.blogspot.com.br/
A
LITERATURA NO BRASIL. Direção Afrânio Coutinho; co-direção Eduardo de Faria
Coutinho-n7. ed . e. atualizada- São Paulo: Global, 2004.
BOSI,
Alfredo. História concisa da literatura brasileira. 43 ed. São Paulo: Cultrix,
2006.
HERNÁNDES,
Fernando. A organização do currículo por
projetos de trabalho. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
MORAN, José
Manuel. Novas tecnologias e mediação
pedagógica. Campinas, SP: Papirus, 2000.
NAPOLITANO,
Marcos. Como usar o cinema na sala de aula/ Marcos Napolitano 4. Ed., 3.
Reimpressão- São Paulo: Contexto, 2010.
NEVES,
Ricardo. O novo mundo digital: você
já nele: oportunidades, ameaças e as mudanças que estamos vivendo. Rio de
Janeiro: Relume Dumará, 2007.
SÃO PAULO
(ESTADO) SECRETARIA DA EDUCAÇÃO. Currículo
do Estado de São Paulo: Ciências Humanas e Suas tecnologias. Coordenação
geral: Maria Inês Fini; coordenação de área, Paulo Micele. São Paulo: SEE,
2010.
VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Avaliação: concepção dialética –
libertadora do processo de avaliação escolar. São Paulo: Libertad, 2010.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário