OBJETIVOS:
-ARTICULAR AS TECNOLOGIAS, CURRÍCULO E ÁREAS
DO CONHECIMENTO;
O
Projeto “Aula Interativa” é uma forma de articular o Currículo, (conteúdos do
caderno do aluno, livros didáticos, e tudo que está inserido no contexto
escolar e fora dele), com as novas tecnologias, disponíveis na instituição
educativa e as áreas do conhecimento de forma interdisciplinar, sobretudo, as
Disciplinas de História e Língua Portuguesa (Literatura).
-UTILIZAR AS TECNOLOGIAS COMO
OBJETO DE APRENDIZAGEM NAS AULAS DE HISTÓRIA E LÍNGUA PORTUGUESA.
Refletindo e problematizando:
1-O
que tem em comum as Disciplinas de História e a Literatura, quando está em
questão a Revolução Francesa do século XVIII e a Revolução Industrial do século XVIII?
R:
A princípio não se concebe relação, porém, quando aprofundamos no contexto em
que esses fatos HISTÓRICOS
aconteceram à interdisciplinaridade entra
em cena. Grosso modo, a Revolução Francesa e Industrial foram movimentos que
ocorreram na segunda metade do século XVIII. A priori, a Revolução Francesa foi
um movimento político, enquanto a Industrial um movimento econômico e político,
pois, ambos é a luta da burguesia para usufruir do poder, diga-se de passagem,
estava nas mãos do rei. Mas afinal onde entra a Literatura? É sabido que a maneira de pensar, agir, refletir do
indivíduo, está relacionada com o meio do qual o mesmo faz parte. Por
consequência, como pensavam, agiam, refletiam os Homens durante a Revolução
Francesa e Industrial? Como escreviam? Certamente, é nesse momento que entra a
Literatura propriamente dita, ou seja, predominava um estilo literário que
dialogava com a Revolução e vice-versa, o Arcadismo
ou o Neoclassicismo. As Revoluções
não foram manifestações somente nos campos políticos e econômicos, elas influenciaram
e ainda continuam influenciando na Cultura, no pensamento,etc.
BUSCANDO NOS RECURSOS TECNOLÓGICOS
SUBSÍDIOS PARA AS PROPOSTAS DE AULA.
Diante
de uma situação problema, é comum mobilizarmos Habilidades e Competências para
solucioná-las. Partindo desse pressuposto, podemos buscar nas tecnologias objetos de aprendizagens que ajudarão
na resolução de atividades relacionadas com a proposta de aula, “A Revolução
Francesa e a Revolução industrial”? Sim. Existem vários jogos: Como os
disponíveis no link: Acesse:
http://www.comunidadesvirtuais.pro.br/triade/index.htm
Abaixo vocês podem observar como funciona o jogo sobre a Revolução Frnacesa.
http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/revolucao-industrial-quiz.html
Enquete:
1- Dicas
de jogos educativos sobre as temáticas do Projeto. Objetivo navegar pela Web
2.0, na procura de jogos que possam ser útil nas aulas de História e Língua
Portuguesa, (Literatura).
2. Faça um comentário o que você aprendeu sobre o projeto?
2 comentários:
Professor, qual o nome da musica desse vídeo mesmo?
https://www.youtube.com/watch?v=XYNSmAu9L2g&feature=plcp
Anderson o nome da música é Divano.
Segue o link: https://www.youtube.com/watch?v=niZFeuhxheM
Postar um comentário