A IMAGEM MOSTRA A ARTICULAÇÃO ENTRE A HISTÓRIA E A LITERATURA
Francisco José de Goya y Lucientes. Qual a participação desse artista no filme? Que tal pesquisar sobre esse personagem: https://www.google.com.br/?rlz=1W4CHBB_ptBR504
TEMÁTICA: O ROMANTISMO E A
REVOLUÇÃO FRANCESA DO SÉCULO XVIII.
PROFESSORES IDEALIZADORES DO
PROJETO:
REGINA CÉLIA CARDOSO- DISCIPLINA:
LÍNGUA PORTUGUESA E INGLÊS.
ALBERTO ALVES MARQUES- DISCIPLINA:
HISTÓRIA
“Ler pode ser perigoso, quando lemos outra pessoa pensa por nós [...] daí se segue que aquele que lê muito quase o dia inteiro, perde, paulatinamente, a capacidade de pensar por conta própria” (Arthur Schopenhauer, Sobre Livros e leitura, p.17).
JUSTIFICATIVA
Um
projeto, preferencialmente, parte de situações problemas ou indagações cujo
propósito é resolver uma problemática. Assim, qual o papel desempenhado pela
escrita e pela leitura na Contemporaneidade, ao pensar que as mesmas são
elementos decisivos sobre a inserção do indivíduo na sociedade? É notório que o
mundo contemporâneo oferece constantemente aos seus habitantes diversos
desafios, entre os quais, a necessidade de uma interação global. Anteriormente,
transparecia apenas uma exigência social, comercial e econômica de integração,
porém, expandiu de tal forma, que abarcou o campo educacional, e,
consequentemente, se faz urgente a capacitação do indivíduo para que ele atue e
interaja como cidadão no contexto atual. Dessa forma, como desenvolver o hábito
da leitura em um público estudantil, diga-se passagem, em um cenário de uma sociedade
tecnológica e do conhecimento e, com acessos a diversos textos, apenas com um
toque do mouse? Também, despertar o gosto pela leitura nesse público que nasceu
na era digital? E mais, contextualizar e trabalhar a interdisciplinaridade das
obras literárias em um currículo fragmentado?
OBJETIVOS
Em
conformidade com os preceitos acima mencionados, espera-se que o público-alvo construa
Competências e Habilidades que possibilitarão:
-
Reconhecer a leitura como elemento em potencial na construção da cidadania,
possibilitando a inserção do indivíduo na sociedade;
-
Destacar, por intermédio da leitura, a importância dos movimentos sociais para o
exercício de uma democracia plena, além de uma ferramenta essencial na promoção
da cidadania;
-
Construir opiniões a partir de um texto literário para que o aprendiz questione
a sociedade e as mensagens em seu entorno;
-
Analisar historicamente os fatos passados, buscando subsídios na leitura para
indagar e questionar os fatos presentes relacionados aos movimentos sociais em
prol dos direitos individuais e coletivos;
- Agregar o currículo escolar e a leitura ao mundo não escolar, sobretudo, na busca da democracia, cidadania e inserção social.
METODOLOGIA
A leitura livre e prazerosa é a melhor
arma contra a alienação e o autoritarismo, pois, liberta o indivíduo; em
contrapartida, uma leitura decodificada, obrigatória, transmissora da opinião
do autor, sem interferência do leitor com a subjetividade, ou melhor, sem construir
a sua opinião, geram um indivíduo propenso à alienação e um mero repetidor de fórmulas
ou receitas prontas. Consoante esse caminho teceu-se ideias para que o aluno
almeje uma leitura libertadora. A
princípio passou-se para o grupo as temáticas a serem trabalhadas, isto é, o
Romantismo e o momento em que esse período literário aconteceu paralelo ao
contexto histórico, econômico, político, cultural, etc. do século XVIII. A
priori, mediante a aceitação da classe, trilham-se os seguintes caminhos:
-
Primeiramente, divide-se a classe em seis grupos;
-
Em seguida, uma visita à biblioteca para garimpar livros sobre as temáticas
propostas, o Romantismo e a História da época;
-
Elencaram-se as seguintes obras para a leitura sobre o Romantismo:
. A Moreninha
(1844): Joaquim Manuel de Macedo; Memórias
de um Sargento de Milícias (1852/1853): Manuel Antônio de
Almeida; O Guarani (1857); Iracema (1865) e Senhora (1875), todos de José de Alencar e Inocência (1872): Visconde de Taunay.
-
Além dessas ações, propuseram-se pesquisas através da Internet sobre o contexto
da obra, as criticas, as resenhas, ou seja, informações sobre o assunto, além
de contextualizar com livros paradidáticos de História, como: O grande massacre
de gatos (2011); Às armas, cidadãos: A França Revolucionária (1789-1799) e
História contemporânea através de textos, (2001);
-
Após essa etapa, promoveu-se um debate em sala de aula sobre as obras, em que a
classe expos a sua consideração sobre a literatura do Romantismo e o contexto
histórico;
- Por ser tratar de um trabalho interdisciplinar, o professor de história trabalhou o assunto em sala de aula e, concomitante, a esfera fílmica com o filme Sombras de Goya, do Diretor Milos Forman, lançamento 2007; Link do Filme:
-
Por fim, para o encerramento um seminário, em que cada grupo apresentou um dos
livros selecionados, na ordem acima descrita, expondo os seguintes tópicos: a
obra, o autor e o contexto histórico; a obra Senhora de José de Alencar,
evidencia o declínio do Segundo Império, e o fechamento com a obra Inocência de
Visconde Taunay, que retrata a transição para o Naturalismo.
AVALIAÇÃO
Toda
Avaliação que se preza necessita de uma fundamentação teórica, assim, ao refletir
em torno da situação, evoca-se Hegel (1770-1831): “Quem estuda História sabe
muito bem que a humanidade caminha rumo a um autoconhecimento e um
autodesenvolvimento cada vez maiores. Quem se dedica ao estudo sério da
História percebe que geralmente um novo pensamento surge com base em outros
formulados anteriores”. De acordo com a afirmação, procurou diminuir as
distâncias entre as disciplinas de Língua Portuguesa e História, algo
contemplado na Proposta Curricular das Áreas[1],
além de analisar o contexto histórico em que uma obra literária é produzida. Sob
essa ótica, e com a percepção de que toda avaliação é um processo da relação
entre professor e aluno, dessa forma, diagnóstica formadora e acumulativa, há
de se considerar os aspectos qualitativos, independentemente, dos
quantitativos. Desse modo, no percorrer do projeto o grupo se preparou para:
-
Construir o hábito de leitura e perceber essa ferramenta como inserção social;
-
Interpretar diversas obras literárias e relacioná-las ao contexto histórico;
-
Mudar a concepção sobre a disciplina de Língua Portuguesa, sobretudo na esfera literária,
em que uma parcela razoável de alunos entende essas temáticas como temporal,
algo do passado e estático;
-
Formar opinião, utilizando temáticas históricas para reconhecer os movimentos
sociais como algo legítimo;
-Resolver
problemas complexos na sociedade em seu entorno, utilizando do diálogo, da
informação, da escrita e, principalmente da leitura;
-
Ter pensamento próprio, para tomar decisão frente às circunstâncias complexas do
cotidiano;
-
Produzir novos conhecimentos sobre as disciplinas envolvidas no projeto;
-
Compreender que a leitura é uma ferramenta em potencial para que o cidadão seja
incluso na sociedade Contemporânea, excludente e competitiva.
Observação:
Dependendo da relação professor e aluno e a flexibilidade de todo o projeto,
outros métodos avaliativos poderão ser utilizados.
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Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul. 2011.
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PERRENOUD,
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REINVENTAR
A ESCOLA. Vera Maria Candau
(org.). Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.
SÃO
PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Currículo
do Estado de São Paulo: Ciências Humanas e Suas Tecnologias/ Secretaria da
Educação; coordenação geral, Maria Inês Fini; coordenação de Área, Paulo
Miceli. – São Paulo: SEE, 2010.
SÃO
PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Currículo
do Estado de São Paulo: Linguagens e Códigos e Suas Tecnologias/ Secretaria
da Educação; coordenação geral, Maria Inês Fini; coordenação de Área, Aline
Vieira. – São Paulo: SEE, 2010. P.36.
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VASCONCELLOS,
Celso dos Santos. Avaliação: concepção
dialética – libertadora do processo de avaliação escolar. São Paulo:
Libertad, 2010.
Hortolândia outubro de 2012.
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OBSERVAÇÃO: Para participar tem que criar uma conta no Gmail.
1) Após análise do filme Sombras de Goya, o conteúdo de História e Literatura abordado em sala de aula nas disciplinas de História e Língua Portuguesa, existe a possibilidade de articular as disciplinas? Justifique.
2) Qual o contexto histórico explanado no filme Sombras de Goya, do ponto de vista político, social e cultural? Dicas de pesquisas: http://filosofiaeteologia.blogspot.com.br/2009/12/resenha-do-filme-sombras-de-goya-por.html
[1] São
Paulo (Estado) Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo:
Ciências Humanas e Suas Tecnologias/ Secretaria da Educação; coordenação geral,
Maria Inês Fini; coordenação de Área, Paulo Miceli. – São Paulo: SEE, 2010.
[1] São Paulo (Estado)
Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Linguagens e
Códigos e Suas Tecnologias/ Secretaria
da Educação; coordenação geral, Maria Inês Fini; coordenação de Área, Aline
Vieira. – São Paulo: SEE, 2010.