História do Mundo em 2 minutos

Translate

ÁGUA SERRA NEGRA, QUALIDADE COM GARANTIA.

ÁGUA SERRA NEGRA, QUALIDADE COM GARANTIA.
ENTREGA EM DOMICÍLIO, EM POUCOS MINUTOS. APROVEITE AS PROMOÇÕES.

Seguidores

ESPAÇO PARA ANUNCIANTE

ESPAÇO PARA ANUNCIANTE
FAÇA O MARKETING DA SUA EMPRESA, AQUI.

quinta-feira, 7 de junho de 2012

E AÍ GALERA, SEGUE A PROVA DO SIMULADO DE HISTÓRIA COMENTADA ABAIXO, DÊ UMA OLHADA, A MESMA SERVE DE REVISÃO E PARA DISCUSSÃO NA SALA DE AULA

















QUESTÕES PARA O PROVÃO HISTÓRIA
Após análise da imagem e leitura dos textos abaixo responda as questões 1, 2 e 3:








Muitos não sabem que sem água não existiria vida. A importância da água é um assunto de interesse público, porém poucas pessoas dão a atenção necessária para esse assunto. Pois aqueles que verdadeiramente não se importam com a escassez da água, é porque nunca passaram sede ou nunca precisaram caminhar quilômetros e quilômetros para pegar água com baldes na cabeça. Se pararmos para pensar um pouco, a água é o bem mais valioso que a Terra oferece a todos os seres vivos, desde a plantinha pequenina até os maiores animais do planeta. O corpo humano é 70% composto por água, qualquer metabolismo sofre reações que se desenvolvem por meio aquoso, se a água chegar a faltar os seres humanos deixará de existir, pois não existe vida sem água, em muitas partes do mundo, tanto crianças como adultos morrem de desidratação por falta dessa substância. (Fonte: http://www.guiabrasilblog.com/a-importancia-da-agua-para-os-seres-vivos/).
Não é de hoje que a água é objeto de suma importância para a manutenção da vida no planeta, as civilizações da Mesopotâmia e do Egito concebia a importância desse líquido precioso. Foi partindo desse pressuposto que Heródoto afirmou: “O Egito é uma dádiva do Nilo”. É óbvio que o Rio Nilo por si só não daria subsídios para o florescimento da Sociedade do Egito Antigo se não fosse à administração por parte dos egípcios que trabalharam no controle das cheias. Diga-se de passagem, a união entre o Homem e a Natureza foi primordial para o desenvolvimento do Egito Antigo. No entanto, a sociedade atual não tem essa percepção, impactando a natureza, fazendo com que a mesma seja destruída, que sucessivamente acabará com a vida em nosso planeta. (Autoria: Professor Alberto).
1)      Os dois textos faz uma comparação entre passado e presente sobre o uso da água. Assinale a alternativa correta.
a)      Enquanto nas civilizações mesopotâmicas e egípcias a água era utilizada somente pelos Faraós, na sociedade atual a água é de extrema importância para a manutenção da vida.
b)      Podemos afirmar com propriedade e fundamentado no texto que os egípcios utilizavam as águas do Rio Nilo de forma racional, principalmente para manter a união da sociedade.
c)      As águas do Rio Nilo eram insignificativas, visto as secas civilizações da Mesopotâmia e do Egito Antigo com a sociedade atual, pois passado e presente não se relaciona no tempo e espaço.
d)     Todas as alternativas estão corretas.

Resolução comentada: Alternativa correta é a letra A: Segundo Heródoto: “ O Egito era uma dádiva do Nilo”. Nas palavras do grego Heródoto concebe a importância do Rio Nilo para a sociedade do Egito Antigo, pois esse rio serviu para o desenvolvimento da vida no Egito Antigo além de ser útil na a irrigação agricultura, consumo, pesca, comércio; as águas do rio foi um importante elemento para manter a sociedade egípcia unificada, e mais utilizando-a de forma racional, diferente da maioria da população atual.

2)      Não é de hoje que a água é objeto de suma importância para a manutenção da vida no planeta, as civilizações da Mesopotâmia e do Egito concebia a importância desse líquido precioso. Sobre o uso das águas do Rio Nilo assinale a alternativa incorreta.
I - Era utilizada como via de transporte.
II- Era utilizada para os sistemas de irrigação da agricultura.
III- Os egípcios usavam a água para beber, pescar e irrigar a agricultura.
IV- Os egípcios aproveitavam as águas no Nilo para construir as saunas hidrotérmicas visto o poder medicinal das águas desse rio.
Está incorreta a alternativa:
a)      I, II IV e III.
b)      Somente as I e II.
c)      Somente as I, II e III.
d)     Somente a IV.
Resolução comentada: A alternativa correta é  a letra D: As águas do Rio Nilo era utilizada de várias formas pela sociedade do Egito Antigo, porém, a historiografia não concebe a importância das águas como elementos medicinais em saunas hidrotérmicas.
3)       “O Egito é uma dádiva do Nilo”. Frase atribuída ao Historiador grego Heródoto. “O Tiete é uma dadiva da cidade de São Paulo”.  Frase atribuída ao Roqueiro brasileiro Supla. Com base nos textos acima assinale a alternativa correta:
I- As frases acima procuram relacionar as diferenças entre a importância da agua no tempo e espaço, pois Heródoto responsabiliza a origem do Egito Antigo no Rio Nilo, enquanto o roqueiro Supla responsabiliza a sociedade paulistana pela degradação do rio Tiete.
II- No Egito Antigo a sociedade não valorizava o Rio Nilo, por outro lado os paulistanos dão um valor pleno no Rio Tiete, pois esse já têm quase 100% das suas águas despoluídas.
III- Enquanto Heródoto estava preocupado com a poluição do Rio Nilo, a sociedade paulistana está mais preocupada com extinção dos peixes desse rio.
            Está correta a alternativa:
    
a)      I e II
b)      II e III
c)      I, II e III
d)     Somente a I
e)      Todas estão incorretas.
Resolução comentada: Alternativa correta é a letra D: A questão problematiza o valor dado no uso correto da água no tempo e espaço. Enquanto na Civilização Egípcia essa foi de grande importância para o desenvolvimento, na cidade de São Paulo o desenvolvimento é responsável pela morte do rio.

4)      (analisar a religião no Egito Antigo).
(Fonte: http://historia.ricafonte.com/textos/Antiguidade/egito_antigo_exe.htm).
   
Assunto: Egito Antigo.
            Sobre a religião, que marcou a vida do povo egípcio do berço ao túmulo, é INCORRETO afirmar:
a)     As pirâmides eram os locais de culto presidido pelos sacerdotes.
b)     Os egípcios eram politeístas: adoravam vários deuses.
c)     A religião contribuiu para o desenvolvimento das ciências e das artes.
d)     Entre os deuses mais importantes destaca-se Amon-Rá , o deus Sol.

Resolução comentada: A alternativa correta é a letra A: Os egípcios eram religiosos, cultuavam várias divindades, eram politeístas e ditavam na vida após a morte, foi esse o motivo das construções das pirâmides e não para culto presidido pelos sacerdotes.
5)      (Descritor: reconhecer características do Egito Antigo).
Assunto: Egito Antigo
Leia atentamente as afirmativas abaixo:
I - No início, o Egito estava dividido em um grande número de aldeias, denominadas nomos.
II - No Egito Antigo as mulheres eram respeitadas, podendo até adquirir propriedades.
III - O Egito se localiza na Ásia, é banhada pelo Oceano Indico e possui extensa área desértica.
Assinale:
a)     Se I, II e III estiverem corretas.
b)     Se II e III estiverem corretas.
c)     Se apenas a I estiver correta.
d)     Se I e II estiverem corretas.
Resolução comentada: A alternativa correta é a letra C. Nessa atividade o aluno poderá utilizar os conhecimentos geográficos, pois a localização do Egito está na África, além do mais a sociedade egípcia era patriarcal afastando as mulheres das decisões, a não ser uma pequena casta da nobreza. Sendo assim a alternativa que mais aproxima da civilização do Egito Antigo é a criação das aldeias antes da unificação.
6)      Os Estados Teocráticos da Mesopotâmia e do Egito evoluíram, acumulando características comuns e peculiaridades culturais. Os egípcios desenvolveram a prática de embalsamar o corpo humano porque:
a) se opunham ao politeísmo dominante na época.
b) os seus deuses, sempre prontos para castigar os pecadores, desencadearam o dilúvio.
c) depois da morte a alma podia voltar ao corpo mumificado.
d) construíram túmulos, em forma de pirâmides truncadas, erigidos para a eternidade.
e) os camponeses constituíam categoria social inferior.

Resolução comentada: A alternativa correta é a letra C. Os egípcios foram um dos primeiros povos a desenvolverem a anatomia através da dissecação de corpos para o processo de mumificação, pois essa sociedade acreditava em vida após a morte.
7)      (Descritor: identificar características do Paleolítico).
Assunto: Período Paleolítico
O Paleolítico é o período mais remoto da história da humanidade. Ele abrange um longo espaço de tempo que se estende da época do surgimento dos primeiros seres humanos até, aproximadamente, o ano 10.000 a.C. Esse período é caracterizado pela utilização de instrumentos produzidos a partir de pedras “lascadas”.
Todas as opções abaixo se relacionam ao Período Paleolítico, EXCETO:
a)     caça, pesca e coleta de alimentos;
b)     vida sedentária;
c)     habitação em cavernas e abrigos sob as rochas;
d)     descoberta da técnica da fabricação do fogo.

Resolução comentada: A alternativa correta é a letra B. As principais características do Período Paleolítico são: o nomadismo (caça, pesca e coleta de alimentos), abrigos em cavernas e rochas, e a descoberta do fogo. No entanto, esses povos não eram sedentários, características do Neolítico período posterior ao Paleolítico.
8)      (Descritor: identificar a importância do fogo para o homem primitivo).
Assunto: vida no paleolítico
            Assinale a afirmativa que NÂO justifica a frase abaixo.
           
            "A conquista do fogo foi muito importante para a evolução do homem" por que a partir dela...
I -   O homem pode proteger-se de animais ferozes.
II-   Os alimentos passaram a ser cozidos / assados.
III-  Os homens passaram a viver isolados de suas antigas tribos.
IV-  A mortalidade humana, que era alta, começou a diminuir.

Está correta a alternativa
a)      I e II
b)      II e III
c)      I, II e IV
d)     I, II III e IV.
Resolução comentada: Alternativa correta é a letra C. Dentre as contribuições do fogo para a sociedade do Paleolítico, podemos citar a proteção contra os animais, cozimento de alimentos e melhores condições de vida.












Nenhum comentário: