História do Mundo em 2 minutos

Translate

ÁGUA SERRA NEGRA, QUALIDADE COM GARANTIA.

ÁGUA SERRA NEGRA, QUALIDADE COM GARANTIA.
ENTREGA EM DOMICÍLIO, EM POUCOS MINUTOS. APROVEITE AS PROMOÇÕES.

Seguidores

ESPAÇO PARA ANUNCIANTE

ESPAÇO PARA ANUNCIANTE
FAÇA O MARKETING DA SUA EMPRESA, AQUI.

terça-feira, 3 de julho de 2012

ASSUNTO: AS GRANDES NAVEGAÇÕES E O CONCEITO DE HIPERTEXTO





 

“O termo hipertexto foi criado por Theodore Nelson, na década de sessenta, para denominar a forma de escrita/leitura não linear na informática, pelo sistema “Xanadu”. Até então a ideia de hipertextualidade havia sido apenas manifestada pelo matemático e físico Vannevar Bush através do dispositivo “Memex”. hipertexto está relacionado à própria evolução da tecnologia computacional quando a interação passa à interatividade, em que o computador deixa de ser binário, rígido e centralizador, para oferecer ao usuário interfaces interativas. O termo interativo já pertencia ao campo das artes quando se propunha intervenção do/com apreciador, no entanto o termo interatividade passa a se associar a sistemas da informática, por fazer um contraponto à leitura/escrita das metanarrativas”. (Fonte: http://www.infoescola.com/informatica/hipertexto/).

Seguindo essa linha de raciocínio, hipertexto é uma ferramenta da internet que possibilita navegar, interagir com diversos textos, mídias, links no momento de sua pesquisa. Diga-se de passagem, hipertexto, busca a interdisciplinaridade das informações e conhecimentos, fazendo com que ocorram conexões, colaborações (Wiki), associações entre textos, mídias e links. Grosso modo, proporciona conhecermos lugares diferentes apenas com o clic do mouse.

Abaixo segue uma atividade desenvolvida através da hipertextualidade com alunos do 2º ano do Ensino Médio. O tema foi do caderno do aluno. Volume-1. “Encontros culturais”. As Grandes Navegações do século XV e XVI. A priori, os alunos fizeram uma pesquisa sobre o conceito de encontros culturais no tempo e espaço, buscando em sites de busca a historiografia sobre as Grandes Navegações do século XV e XVI, na Wikipédia encontraram material, como imagens, períodos históricos, mapas e outros, tudo em forma de hipertextos. Visitando imagens, vídeos, blogs, textos sobre as navegações do século XV e XVI, a proposta era fazer uma analogia com as invasões no Iraque, Afeganistão século XXI, também considerados encontros culturais, porém, em outros tempos e espaços. Após navegar pela Internet, buscando material referencial, os alunos assistiram a recortes de filmes, sistematizando o conteúdo da apostila.

ENQUETE:

1- Em sua opinião os encontros culrurais são positivos ou negativos? Justifique. De sua opinião, ela é muito importante para sistematizar o assunto.

 

2- As guerras do século XXI estão proporcionando um encontro cultural, pena que é do lado negativo. Você concorda? Justifique.

Viste os links abaixo para aprofundar no assunto.


 




 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

Créditos das imagens-http://terceirouniesp.blogspot.com.br/p/estude-historia-online.html

Créditos da pesquisa: http://pt.wikipedia.org/wiki/Era_dos_Descobrimentos

http://pt.wikipedia.org/wiki/Invas%C3%B5es_do_Afeganist%C3%A3o

http://www.youtube.com/watch?v=O6fNI7MLnfY

http://www.youtube.com/watch?v=HkV_UTNbIbg

 

 

 

 

 

 

 

 

 



Nenhum comentário: