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sábado, 12 de janeiro de 2013
TEMÁTICAS PARA ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO ARTICULADO COM A PROPOSTA CURRICULAR
Em breve estará disponível o conteúdo complemento da Apostila dos alunos ano 2013.
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM Nº-1. CADERNO DO ALUNO - TEMÁTICA: PRÉ-HISTÓRIA
PROBLEMATIZANDO O TEMA:
Qual o período da História é denominado de Pré-História?
Segundo um velho provérbio árabe, " os homens se parecem mais com a sua época do que com seus pais". (Schwarcz. In, Bloch, 2001, p. 7).
O que a Historiadora, quer dizer com o fragmento acima?
Problematizando a frase concebe-se que as pessoas se parecem mais com a época presente do que com a interpretação que os mesmos fazem do passado. Grosso modo, a memória sobre o passado, é elaborada no presente, por um cidadão da atualidade da qual o mesmo faz parte e, é inegável, que as suas convicções filosóficas, religiosas, partidárias entre outras ideologias, fiquem de fora de suas interpretações . Partindo desse pressuposto, antes de analisar a História como ações humanas, é de extrema necessidade compreender que ela é uma narrativa, acompanhando a subjetividade do Historiador. Portanto, quando está em jogo a memória sobre o passado, não existe imparcialidade ou neutralidade, e na maioria das vezes é involuntária essa interferência. É óbvio que existem os maquiadores da História, quando registram aquilo que lhes pagam, ora para destruir fontes, ou alterar os rumos da narrativa em prol dos grandes heróis. Por consequência, é necessário questioná-la, como: Quem a produziu? Onde foi elaborada a memória? Por quem? Quando?
Diga-se de passagem, essas inquietações nas palavras de Marc Bloch, recebe o nome de História Problema, ou problematizar os fatos históricos. Para uma fundamentação teórica que tal assistir ao vídeo abaixo: Depois teceremos algumas considerações.
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM Nº-1. CADERNO DO ALUNO - TEMÁTICA: PRÉ-HISTÓRIA
PROBLEMATIZANDO O TEMA:
Qual o período da História é denominado de Pré-História?
Segundo um velho provérbio árabe, " os homens se parecem mais com a sua época do que com seus pais". (Schwarcz. In, Bloch, 2001, p. 7).
O que a Historiadora, quer dizer com o fragmento acima?
Problematizando a frase concebe-se que as pessoas se parecem mais com a época presente do que com a interpretação que os mesmos fazem do passado. Grosso modo, a memória sobre o passado, é elaborada no presente, por um cidadão da atualidade da qual o mesmo faz parte e, é inegável, que as suas convicções filosóficas, religiosas, partidárias entre outras ideologias, fiquem de fora de suas interpretações . Partindo desse pressuposto, antes de analisar a História como ações humanas, é de extrema necessidade compreender que ela é uma narrativa, acompanhando a subjetividade do Historiador. Portanto, quando está em jogo a memória sobre o passado, não existe imparcialidade ou neutralidade, e na maioria das vezes é involuntária essa interferência. É óbvio que existem os maquiadores da História, quando registram aquilo que lhes pagam, ora para destruir fontes, ou alterar os rumos da narrativa em prol dos grandes heróis. Por consequência, é necessário questioná-la, como: Quem a produziu? Onde foi elaborada a memória? Por quem? Quando?
Diga-se de passagem, essas inquietações nas palavras de Marc Bloch, recebe o nome de História Problema, ou problematizar os fatos históricos. Para uma fundamentação teórica que tal assistir ao vídeo abaixo: Depois teceremos algumas considerações.
"Pré-História - Parte l (Período Paleolítico)
Fonte do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=uot-NzGpFmI
Após analise do vídeo é preciso analisar a historiografia que aborda a Pré-História, pois quem escreve um fato, o faz de acordo com o seu ponto de vista. Assim na historiografia sobre os fatos passados, não existem aqueles verdadeiros e outros falsos. A bem da verdade, existem versões. Antes de aprofundarmos na construção da narrativa pré-história, que tal analisats o vídeo abaixo sobre o conceito de Historiografia.
VÍDEO: O QUE É HISTORIOGRAFIA? ANDRÉ RODRIGUES.
A priori, Historiografia é a escrita da História, ou melhor, a narrativa sobre o fato, escrito por alguém pertencente a um tempo e espaço. Sendo assim, quem elaborou a narrativa sobre a Pré-História, chegando até nós através da memória, e consequentemente florescendo nos livros didáticos? O termo Pré-História é um vocábulo composto de duas palavras, pré (antes) e História (as ações humanas). A princípio, a palavra pré-história significa antes da História propriamente dita, aquela das primeiras civilizações, das primeiras cidades, da agricultura, e principalmente, da escrita como forma de comunicação e marcação. Em outras palavras, todas as civilizações anteriores a invenção da escrita, foram marcadas como ágrafos (sem escrita), sem escrita, não tem registros, não tem memória e por fim sem História, deixadas as margens da humanidade por muitos historiadores. Esse conceito perdurou na maioria dos materiais didáticos até por volta da década de 80, quando alguns historiadores começaram a problematizar a Pré-História. Mas afinal quem construiu essa narrativa histórica, dando prioridade a escrita? Grosso modo, foram os europeus do século XVI, que via uma Europa Ocidental florescer através do Renascimento, da invenção de Guttemberg, do Homem como centro do Universo, o Antropocentrismo combatendo o Teocentrismo. Esses Homens valorizando somente a sua época, não viram com bons olhos as civilizações que antecederam a escrita, criando certo preconceito. Ledo engano acreditar que as pessoas sem escrita não têm História, a diferença é que as formas de registros são diferentes. Quem não escreve, deixa marcas através de desenhos, pinturas, objetos de cerâmicas entre tantos, foi assim com as pinturas rupestres deixadas pelos nossos antepassados.
VÍDEO PARA APROFUNDAR NA TEMÁTICA:
OBSERVAÇÃO: O LINK AINDA ESTÁ EM CONSTRUÇÃO, PORÉM, AINDA NÃO ESTÁ DISPONÍVEL PARA USO. ALGUNS ERROS ORTOGRÁFICOS SERÃO CORRIGIDOS. OBRIGADO.
quinta-feira, 10 de janeiro de 2013
MUITO IMPORTANTE: DICAS SOBRE O PROUNI
As inscrições para o PROUNI terá início o dia 17/01/2013 e término dia 21/01/2013. Para maiores informações sobre o programa, quem pode participar, como e qual o valor da bolsa de estudo, visite os sites abaixo:
http://educacao.uol.com.br/noticias/2013/01/09/inscricoes-para-o-prouni-comecam-dia-17-de-janeiro.htm
http://educacao.uol.com.br/noticias/2012/12/31/mec-aumenta-nota-minima-para-inscricao-no-prouni-2013-veja-regras.htm
quarta-feira, 9 de janeiro de 2013
DICAS PARA NÃO CAIR EM UMA ROUBADA NA ESCOLHA DO CURSO SUPERIOR
MEC divulga lista com mais 38 cursos reprovados que devem ser punidos. Consulte no site abaixo:
- Consultar o credenciamento
da Instituição no MEC no site: http://emec.mec.gov.br/
(Ministério da Educação) órgão responsável pela fiscalização, abertura do Curso
e credenciamento (autorização de funcionamento);
- Analisar a nota dos
Cursos no ENADE no site: http://www.inep.gov.br/superior/ENADE/
(órgão ligado ao MEC, que avalia a qualidade dos cursos superiores no Brasil);
- Procurar pessoas que já
se formaram e fizeram o curso na Instituição que você tem interesse;
- Em caso de uma
Universidade Particular, analisar se o preço cabe no seu bolso;
- Observar a formação
dos professores e titulação (são Mestres, Doutores, entre outros);
- A maioria das
Instituições de Curso Superior, tem um controle sobre os alunos que já se
formaram, ou seja, índices de ex-alunos que entraram no mercado de trabalho, ou
melhor, qual a aceitação do Diploma dessa Universidade no momento de entregar o
seu currículo;
- Enfim, fazer uma
varredura sobre a Instituição e o Curso, é a chave para evitar futuras
frustrações, e não ter o seu Diploma encalhado dentro de uma gaveta.
“BOA SORTE”
terça-feira, 8 de janeiro de 2013
JÁ ESTÃO DISPONÍVEIS AS NOTAS DE CORTE DO SISU. CONSULTE NO LINK DO BLOG.
As notas de corte preliminares dos cursos de ensino superior com vagas ofertadas pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada) 2013 já podem ser consultadas no sistema. A informação entrou no ar na madrugada desta terça-feira (8). Acesse o site abaixo e confira. Boa Sorte.
Fonte da notícia: UOL/Educação.
segunda-feira, 7 de janeiro de 2013
Inscrições para o Programa Estrelas do Basquete vão até 12 de janeiro
Inscrições para o Programa Estrelas do Basquete vão até 12 de janeiro
Os alunos entre 15 a 17 anos de escolas públicas de São Paulo
que queiram fazer aulas de basquete têm até o dia 12 de janeiro para se
inscreverem no Programa Estrelas do Basquete. A ação selecionará 30 estudantes e
oferecerá cursos gratuitos de basquete, inglês e práticas de liderança. Mais informações no site abaixo:
Fonte dessa informação: Site da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.
ESTÃO ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA O SISU, CONFIRA NO LINK.
sexta-feira, 21 de dezembro de 2012
ARTIGO DE OPINIÃO: UM FELIZ NATAL E UM ANO NOVO PRÓSPERO.
UM FELIZ NATAL E UM ANO
NOVO PRÓSPERO.
Mais um ano se finda, e
outro se inicia. A princípio, com aquele que termina e com os bons
acontecimentos proporcionados, os guardamos para o novo, porém, as coisas que
não deram certo ou nos desagradaram é o momento de colocar na balança e buscar
as causas, razões e soluções para não correr o risco de se repetirem no ano que
se inicia. E com certeza, somos donos do nosso destino, das nossas ações, das
palavras que proliferamos, é por isso que evoco o discurso do Filósofo francês
Sartre, defensor da teoria Existencialista e, segundo ele: “O Homem é o que ele
se faz, é construtor de si mesmo, ele não nasce pronto, o que acarreta, como
implicação ética, a responsabilidade do Homem para a construção do seu ser e do
ser dos outros”. Partindo desse pressuposto, somos responsáveis pelas nossas
atitudes, ações e felicidade e, em algumas situações, também pela a do outro,
quer ser feliz, pratique a felicidade, quer amizade, seja amigo, quer respeito,
respeite também, não quer a tristeza, faça alguém feliz, enfim, colhemos o que
plantamos. Um ótimo Natal a todos aqueles que contribuíram para que a vida fosse
de alguma forma mais feliz. E o Ano novo? Esse sim vai iniciar de acordo com o
que diz Sartre, “existo logo penso”, queiramos coisas boas, pensamos nas
mesmas, queiramos felicidade, pense nela, isto é, somos o que fazemos, mas para
que isso aconteça tem que pensar antes, sobretudo, de forma positiva. Um 2013 repleto
de paz, saúde, sucesso e prosperidade. Até 2013.
VEJA O VÍDEO ABAIXO E FAÇA UMA REFLEXÃO:
quinta-feira, 20 de dezembro de 2012
ARTIGO DE OPINIÃO: UM MAPA DA EDUCAÇÃO FORMAL EM NOSSO PAÍS.
Após a leitura do Artigo de opinião abaixo, faça uma analogia entre a sociedade atual e a sociedade brasileira durante a Primeira República no Brasil (1889-1930).
Fonte da imagem: Brasil escola.
Em síntese, quando abordamos a
Educação Formal em nosso país, estamos colocando nesse bojo, a Educação Básica,
composta pela Escola Infantil, Fundamental, Média e a Superior. É inimaginável
conceber um desenvolvimento sólido da nação sem valorizar uma educação de
qualidade, somando se a isso também a valorização dos profissionais da educação.
É inquestionável, que outros fatores como políticas públicas, distribuição de
renda e administradores honestos da coisa pública, também contribuem, mas com
toda certeza, a educação formal é o alicerce para manter o desenvolvimento em
plena expansão. Partindo dessa premissa, é de fundamental importância uma
população escolarizada. Contudo, quando entramos em contato com dados que
explicita a escolaridade da população brasileira, nos causam comoção, pra não
dizer indignação. Como resultado, uma pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de
Geografia e Estatística) publicada no dia 19 de dezembro, fundamentada através
do Censo 2010, explana que 49,25% dos cidadãos brasileiros na idade de 25 anos
ou mais, não completaram o Ensino Fundamental, etapa entre os 6 anos e 14 anos.
Certamente, isso significa aproximadamente 54,5 milhões de brasileiros
despreparados para exercer o seu papel de munícipes ativos, pois é inegável que
para o desenvolvimento crítico do indivíduo, esse precisa de algumas condições
básicas, como informações, conhecimentos, e, sobretudo competências e
habilidades da leitura e escrita, para argumentar e questionar. Por consequência,
é mais da metade de brasileiros que estão no mercado de trabalho, com uma
formação precária, podendo comprometer a qualidade da mão de obra, e o pior é
que esse número corresponde aos eleitores que escolhem os nossos governantes,
que estão praticando atos ilícitos, como o Mensalão, CPI Cachoeira e outros,
que não cabe aqui mencionar. Não é aqui pretensão de este escritor criar um
juízo de valor sobre as pessoas que não tiveram a oportunidade de concluir os
estudos, pelo contrário, o objetivo é refletir sobre a importância de se valorizar
a educação formal na Contemporaneidade, para daqui a alguns anos, não contabilizar
dados semelhantes. Por outro lado, seria ingenuidade da minha parte tecer
comentários superficiais sobre essas pessoas, pois muitos desses brasileiros
não tiveram a oportunidade que os jovens de hoje têm. Considerações finais: A priori, na atualidade,
para evitar que daqui a algumas décadas dados assim se expandam, nossos
Legisladores fizeram leis e colocaram todos em idade estudantil dentro de uma
escola, sem se preocupar muito com a qualidade. Contudo, tão importante do que
colocar alunos nas instituições educativas, está também a sua saída da mesma, quiçá,
acompanhada de qualidade. Não se sabe qual é o pior, ter a metade da população
com nível educacional incompleto ou 100% da população alfabetizada com uma
qualificação precária que compromete o desenvolvimento do país. Acorda Brasil!
O artigo possibilita desenvolver a temática A Primeira República Brasileira ou República Velha, sobretudo, quando está em questão a escolaridade da população nos primeiros anos da República (1889), e como essa influenciava na participação política.
Fonte da imagem: http://www.brasilescola.com/historiab/proclamacaodarepublica.htm
Na imagem acima podemos observar a ausência da participação de toda a população na Proclamação da República. O que isso significa?
Segundo Eric Hobsbawm, historiador britânico, o papel do historiador é: “Lembrar o que os outros esquecem”. Partindo desse pressuposto o Artigo, “UM MAPA DA EDUCAÇÃO FORMAL EM NOSSO PAÍS”, proporciona aos alunos relacionar presente e passado ou passado e presente de forma dialética.
Questões para reflexão:
1) A percepção que é passada pelo Artigo acima é de que a população brasileira na atualidade não é escolarizada plenamente, comparando com a República Velha, existem algumas semelhanças? Quais?
2) Quais as implicações de uma população analfabeta?
quarta-feira, 12 de dezembro de 2012
MAPA CONCEITUAL - Utilizando os recursos tecnológicos na Disciplina de História.
Proposta
de aula de História –Utilizando os recursos tecnológicos na
Disciplina de História.
Temática: A chegada da Família Real ao Brasil em 1808.
Professor: Alberto
Público alvo: 2º Ano do Ensino Médio.
Disciplina de História.
Temática: A chegada da Família Real ao Brasil em 1808.
Professor: Alberto
Público alvo: 2º Ano do Ensino Médio.
sábado, 1 de dezembro de 2012
A NOSSA FELICIDADE DEPENDE DAS NOSSAS ESCOLHAS, SEJA FELIZ, ESCOLHA O CURSO SUPERIOR CORRETO.
Quando
terminamos a última etapa da Educação Básica, o 3º Ano do Ensino Médio dá aquele
frio na barriga e ansiedade diante da incerteza. Qual Curso escolher para ser
bem sucedido no campo profissional e pessoal? Essas inquietações necessitam de
dicas, vejam algumas sugestões que poderão contribuir nas suas escolhas boa
sorte. ACESSE O LINK: http://educacao.uol.com.br/noticias/2012/11/30/veja-como-escolher-um-curso-superior-de-qualidade.htm
terça-feira, 20 de novembro de 2012
PROJETO AULA INTERATIVA-2012. E.E PASTOR ROBERTO RODRIGUES DE AZEVEDO.
OBJETIVOS:
-ARTICULAR AS TECNOLOGIAS, CURRÍCULO E ÁREAS
DO CONHECIMENTO;
O
Projeto “Aula Interativa” é uma forma de articular o Currículo, (conteúdos do
caderno do aluno, livros didáticos, e tudo que está inserido no contexto
escolar e fora dele), com as novas tecnologias, disponíveis na instituição
educativa e as áreas do conhecimento de forma interdisciplinar, sobretudo, as
Disciplinas de História e Língua Portuguesa (Literatura).
-UTILIZAR AS TECNOLOGIAS COMO
OBJETO DE APRENDIZAGEM NAS AULAS DE HISTÓRIA E LÍNGUA PORTUGUESA.
Refletindo e problematizando:
1-O
que tem em comum as Disciplinas de História e a Literatura, quando está em
questão a Revolução Francesa do século XVIII e a Revolução Industrial do século XVIII?
R:
A princípio não se concebe relação, porém, quando aprofundamos no contexto em
que esses fatos HISTÓRICOS
aconteceram à interdisciplinaridade entra
em cena. Grosso modo, a Revolução Francesa e Industrial foram movimentos que
ocorreram na segunda metade do século XVIII. A priori, a Revolução Francesa foi
um movimento político, enquanto a Industrial um movimento econômico e político,
pois, ambos é a luta da burguesia para usufruir do poder, diga-se de passagem,
estava nas mãos do rei. Mas afinal onde entra a Literatura? É sabido que a maneira de pensar, agir, refletir do
indivíduo, está relacionada com o meio do qual o mesmo faz parte. Por
consequência, como pensavam, agiam, refletiam os Homens durante a Revolução
Francesa e Industrial? Como escreviam? Certamente, é nesse momento que entra a
Literatura propriamente dita, ou seja, predominava um estilo literário que
dialogava com a Revolução e vice-versa, o Arcadismo
ou o Neoclassicismo. As Revoluções
não foram manifestações somente nos campos políticos e econômicos, elas influenciaram
e ainda continuam influenciando na Cultura, no pensamento,etc.
BUSCANDO NOS RECURSOS TECNOLÓGICOS
SUBSÍDIOS PARA AS PROPOSTAS DE AULA.
Diante
de uma situação problema, é comum mobilizarmos Habilidades e Competências para
solucioná-las. Partindo desse pressuposto, podemos buscar nas tecnologias objetos de aprendizagens que ajudarão
na resolução de atividades relacionadas com a proposta de aula, “A Revolução
Francesa e a Revolução industrial”? Sim. Existem vários jogos: Como os
disponíveis no link: Acesse:
http://www.comunidadesvirtuais.pro.br/triade/index.htm
Abaixo vocês podem observar como funciona o jogo sobre a Revolução Frnacesa.
http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/revolucao-industrial-quiz.html
Enquete:
1- Dicas
de jogos educativos sobre as temáticas do Projeto. Objetivo navegar pela Web
2.0, na procura de jogos que possam ser útil nas aulas de História e Língua
Portuguesa, (Literatura).
2. Faça um comentário o que você aprendeu sobre o projeto?
domingo, 18 de novembro de 2012
CONSCIÊNCIA NEGRA- 20 DE NOVEMBRO
Fonte da imagem: http://salvadornet.blogspot.com.br/2010_11_01_archive.html
20 de novembro: Dia da Consciência Negra
A intenção da data, não é responsabilizar a sociedade atual sobre as atrocidades cometida no passado com esses seres humanos, e sim mostrar através da consciência que esses seres humanos tiveram uma grande parcela de responsabilidade na construção do país, mesmo sem poder usufruir ao longo do tempo dessa riqueza. O Dia da Consciência Negra é o momento de reflexão e conceber que todos podem viver em harmonia, independente da etnia, orientação sexual, ideologias políticas, religiosas, filosóficas e socioeconômicas. No link abaixo, mostra a luta travada pelos afrodescendentes na conquista dos seus direitos:
http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/datas/consciencianegra/home.html
http://www.brasilescola.com/sociologia/dia-consciencia-negra-heroi-chamado-zumbi.htm
http://www.bibliotecavirtual.sp.gov.br/especial/201111-diadaconsciencianegra.php
http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/datas/consciencianegra/home.html
http://www.brasilescola.com/sociologia/dia-consciencia-negra-heroi-chamado-zumbi.htm
http://www.bibliotecavirtual.sp.gov.br/especial/201111-diadaconsciencianegra.php
CURIOSIDADES: DIA DA BANDEIRA NACIONAL BRASILEIRA.
Fonte da imagem: http://baudaweb.blogspot.com.br/2012/09/imagens-da-bandeira-nacional-do-brasil.html
sexta-feira, 16 de novembro de 2012
DESAFIOS: JOGOS ON-LINE
JOGOS ON-LINE, objetivos é desafiar a sua capacidade diante de uma situação problema, bom jogo boa sorte.
Clique aqui para iniciar:
http://clickjogos.uol.com.br/Jogos-online/Acao-e-Aventura/Home-Sheep-Home/
http://clickjogos.uol.com.br/Jogos-online/Acao-e-Aventura/Home-Sheep-Home/
AS TECNOLOGIAS NO TEMPO E ESPAÇO
As tecnologias não são privilégios e invenções dos Homens Contemporâneos, desde os primórdios da humanidade para enfrentar e relacionar com o meio em que vivia os seres humanos passaram a inventar ferramentas. No entanto, precisamos conceber as tecnologias no tempo ou no espaço. É óbvio que a tecnologia nos dias atuais desenvolve a cada dia, porém, imagine como foi fazer a primeira lança, o machado, a primeira casa. É para isso que existe a Paleontologia, Ciência que estuda os objetos que os nossos antepassados deixaram. Veja a reportagem no link abaixo sobre o assunto. Lembre-s, quanto mais se estuda sobre um tema, mais a gente está convicto de que não sabemos nada sobre esse objeto. Isso se chama, Ciência. http://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/afp/2012/11/08/homens-da-caverna-eram-pensadores-mais-avancados-do-que-se-achava.htm Fonte: Uol on-line.
quinta-feira, 15 de novembro de 2012
UMA ÓTIMA OPORTUNIDADE DE APRENDER INGLÊS SEM SAIR DE CASA: INLGÊS ON-LINE DA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO
- Olá pessoal, estão abertas as inscrições para o curso de Inglês on-line na modalidade EAD (Educação a Distância), para os alunos do Ensino Médio das escolas públicas do Estado de São Paulo. É uma ótima oportunidade para você estudar outro idioma sem sai de casa. Acesse o site abaixo e confira as informações: http://www.educacao.sp.gov.br/noticias/pre-inscricoes-para-curso-de-ingles-online-terminam-na-segunda-12
quarta-feira, 14 de novembro de 2012
ARTIGO DE OPINIÃO: PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA?
“O
Brasil não tem povo, e sim público”. A frase citada foi proferida por Lima
Barreto (1881-1922), Jornalista e grande escritor Literário. Esse grande
crítico da República, tece as suas considerações sobre a Proclamação da República
no dia 15 de novembro de 1889. Em suma, esse renomado Jornalista, analisa a
transição do Império (1822-1889) para a República, concebendo que não houve
mudanças significativas para toda a população brasileira, mas somente para as classes
abastadas. E mais, segundo o autor, o povo ficou assistindo à transição de
regime como se fosse um desfile, como um público que observa um evento sem
interação, isto é, apenas meros espectadores. Buscando toda essa historicidade,
podemos fazer uma reflexão filosófica sobre a Proclamação da República nos dias
atuais, afinal no feriado do dia 15 de novembro, serão exatos 123 anos desse
sistema de regime. Porquanto, entre golpes e democracia, será que convivemos
com uma República plena? Certamente, para responder a essa questão é preciso
retroceder no tempo e buscar a etimologia da palavra República. Grosso modo,
foram os romanos que usaram pela primeira vez essa forma de Governo. Diga-se de
passagem, o vocábulo significa: Res= coisa- pública= de todos, ou
seja, é uma forma de governo em que todos participam. Em outras palavras, em
uma República as decisões são tomadas pelo povo, que escolhem os seus
representantes, e lhes dão poder para representá-los. Partindo desse
pressuposto, após 123 anos você se considera bem assessorado pelas pessoas que
você escolheu para assumir as rédeas da República? Igualmente, se a palavra
significa coisa de todos, isso significa que eu tenho a minha responsabilidade
também, será que nos oferecem oportunidades, e se as temos, utilizamo-las de forma
adequada mediante a corrupção que assola o país? Pelo contrário, às vezes nos
omitimos, mascaramos a realidade, pelo simples fato de acreditar que o problema
não é meu, ou melhor, se está bom pra mim, para a minha família e colegas, ótimo.
Considerações finais: Lima Barreto parece que tinha o poder de prever o futuro,
quando convivemos com uma maioria de brasileiros alienado e acomodado perante o
caos na segurança, nos hospitais públicos, na educação e, mormente, se alguns
políticos corruptos ocupam a cena usurpando o patrimônio público para aumentar
o deles. Dia 15 de novembro, Proclamação da República, um fato histórico elencado
ao Marechal Deodoro da Fonseca, e hoje, para dar continuidade a essa forma de
governo, elencamos as responsabilidades a quem? Como disse o vocábulo, a todos.
PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA: DIA 15 DE NOVEMBRO
FONTE da imagem: http://recado.info/recados/fotos-da-proclamacao-da-republica
Observe a imagem, não percebemos a participação do povo na Proclamação, o que se percebe são os militares fazendo uma encenação.
NO dia 15 de novembro é Feriado da Proclamação da República. Você sabe o que isso significa? No dia 15 de novembro de 1889, o Marechal Deodoro da Fonseca, derrubou o Império (1822-1889). A partir dessa data as coisa deveriam mudar, porém, não foi isso que aconteceu, pois a República ficou nas mãos de fazendeiros e militares, afastando a participação do povo das decisões políticas, econômicas, sociais e culturais. Diga-se de passagem, no dia 15 de novembro de 2012, serão de 123 anos de República. E você, sabe o que significa a palavra República? Essa forma de governo foi inventada pelos romanos e o vocábulo é: res= coisa e pública= de todos, ou seja, coisa de todos, PERTENCENTE AO PÚBLICO,e todos os cidadãos tem o direito de participar das decisões do país, é óbvio, tem os DEVERES também. Para aprofundar mais sobre o assunto visite o site abaixo.
segunda-feira, 12 de novembro de 2012
RESULTADOS DO VESTIBULAR DA UNICAMP
Saiu o resultado da 1ª fase do Vestibular- 2013 da Unicamp
CONFIRA AQUI O GABARITO DO VESTIBULAR DA UNICAMP
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