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sábado, 12 de janeiro de 2013

TEMÁTICAS PARA ALUNOS DO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ARTICULADO COM A PROPOSTA CURRICULAR




Em breve conteúdo relacionado com o caderno dos alunos.

TEMÁTICAS PARA ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO ARTICULADO COM A PROPOSTA CURRICULAR

Em breve estará disponível o conteúdo complemento da Apostila dos alunos ano 2013.

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM Nº-1. CADERNO DO ALUNO - TEMÁTICA: PRÉ-HISTÓRIA

PROBLEMATIZANDO O TEMA:

Qual o período da História é denominado de Pré-História? 

Segundo um velho provérbio árabe, " os homens se parecem mais com a sua época do que com seus pais". (Schwarcz. In, Bloch, 2001, p. 7). 

O que a Historiadora, quer dizer com o fragmento acima?

Problematizando a frase concebe-se que as pessoas se parecem mais com a época presente do que com a interpretação que os mesmos fazem do passado. Grosso modo, a memória sobre o passado, é elaborada no presente, por um cidadão da atualidade da qual o mesmo faz parte e, é inegável, que as suas convicções filosóficas, religiosas, partidárias  entre outras ideologias, fiquem de fora de suas interpretações  . Partindo desse pressuposto, antes de analisar a História como ações humanas, é de extrema necessidade compreender que ela é uma narrativa, acompanhando a subjetividade do Historiador. Portanto, quando está em jogo a memória sobre o passado, não existe imparcialidade ou neutralidade, e na maioria das vezes é involuntária essa interferência. É óbvio que existem os maquiadores da História, quando registram aquilo que lhes pagam, ora para destruir fontes, ou alterar os rumos da narrativa em prol dos grandes heróis. Por consequência, é necessário questioná-la, como: Quem a produziu? Onde foi elaborada a memória? Por quem? Quando? 
Diga-se de passagem, essas inquietações nas palavras de Marc Bloch, recebe o nome de História Problema, ou problematizar os fatos históricos. Para uma fundamentação teórica que tal assistir ao vídeo abaixo: Depois teceremos algumas considerações. 

"Pré-História - Parte l (Período Paleolítico)  



 
 
Após analise do vídeo é preciso analisar a historiografia que aborda a Pré-História, pois quem escreve um fato, o faz de acordo com o seu ponto de vista. Assim na historiografia sobre os fatos passados, não existem aqueles verdadeiros e outros falsos. A bem da verdade, existem versões. Antes de aprofundarmos na construção da narrativa pré-história, que tal analisats o vídeo abaixo sobre o conceito de Historiografia.
 
VÍDEO: O QUE É HISTORIOGRAFIA? ANDRÉ RODRIGUES.
 
 
 
 
A priori, Historiografia é a escrita da História, ou melhor, a narrativa sobre o fato, escrito por alguém pertencente a um tempo e espaço. Sendo assim, quem elaborou a narrativa sobre a Pré-História, chegando até nós através da memória, e consequentemente florescendo nos livros didáticos? O termo Pré-História é um vocábulo composto de duas palavras, pré (antes) e História (as ações humanas). A princípio, a palavra pré-história significa antes da História propriamente dita, aquela das primeiras civilizações, das primeiras cidades, da agricultura, e principalmente, da escrita como forma de comunicação e marcação. Em outras palavras, todas as civilizações anteriores a invenção da escrita, foram marcadas como ágrafos (sem escrita), sem escrita, não tem registros, não tem memória e por fim sem História, deixadas as margens da humanidade por muitos historiadores. Esse conceito perdurou na maioria dos materiais didáticos até por volta da década de 80, quando alguns historiadores começaram a problematizar a Pré-História. Mas afinal quem construiu essa narrativa histórica, dando prioridade a escrita? Grosso modo, foram os europeus do século XVI, que via uma Europa Ocidental florescer através do Renascimento, da invenção de Guttemberg,  do Homem como centro do Universo, o Antropocentrismo combatendo o Teocentrismo. Esses Homens valorizando somente a sua época, não viram com bons olhos as civilizações que antecederam a escrita, criando certo preconceito. Ledo engano acreditar que as pessoas sem escrita não têm História, a diferença é que as formas de registros são diferentes. Quem não escreve, deixa marcas através de desenhos, pinturas, objetos de cerâmicas entre tantos, foi assim com as pinturas rupestres deixadas pelos nossos antepassados.
 
VÍDEO PARA APROFUNDAR NA TEMÁTICA:
 
 
 
OBSERVAÇÃO: O LINK AINDA ESTÁ EM CONSTRUÇÃO, PORÉM, AINDA NÃO ESTÁ DISPONÍVEL PARA USO. ALGUNS ERROS ORTOGRÁFICOS SERÃO CORRIGIDOS. OBRIGADO.







quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

DICAS PARA NÃO CAIR EM UMA ROUBADA NA ESCOLHA DO CURSO SUPERIOR

MEC divulga lista com mais 38 cursos reprovados que devem ser punidos. Consulte no site abaixo:  http://educacao.uol.com.br/noticias/2013/01/08/mec-divulga-lista-com-mais-38-cursos-ruins-que-devem-ser-punidos.htm

 
- Consultar o credenciamento da Instituição no MEC no site: http://emec.mec.gov.br/ (Ministério da Educação) órgão responsável pela fiscalização, abertura do Curso e credenciamento (autorização de funcionamento);

- Analisar a nota dos Cursos no ENADE no site: http://www.inep.gov.br/superior/ENADE/ (órgão ligado ao MEC, que avalia a qualidade dos cursos superiores no Brasil);

- Procurar pessoas que já se formaram e fizeram o curso na Instituição que você tem interesse;

- Em caso de uma Universidade Particular, analisar se o preço cabe no seu bolso;

- Observar a formação dos professores e titulação (são Mestres, Doutores, entre outros);

- A maioria das Instituições de Curso Superior, tem um controle sobre os alunos que já se formaram, ou seja, índices de ex-alunos que entraram no mercado de trabalho, ou melhor, qual a aceitação do Diploma dessa Universidade no momento de entregar o seu currículo;

- Enfim, fazer uma varredura sobre a Instituição e o Curso, é a chave para evitar futuras frustrações, e não ter o seu Diploma encalhado dentro de uma gaveta.

 

 

“BOA SORTE”

 

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

JÁ ESTÃO DISPONÍVEIS AS NOTAS DE CORTE DO SISU. CONSULTE NO LINK DO BLOG.

As notas de corte preliminares dos cursos de ensino superior com vagas ofertadas pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada) 2013 já podem ser consultadas no sistema. A informação entrou no ar na madrugada desta terça-feira (8). Acesse o site abaixo e confira. Boa Sorte.
 
 
Fonte da notícia: UOL/Educação.

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Inscrições para o Programa Estrelas do Basquete vão até 12 de janeiro

Inscrições para o Programa Estrelas do Basquete vão até 12 de janeiro


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Os alunos entre 15 a 17 anos de escolas públicas de São Paulo que queiram fazer aulas de basquete têm até o dia 12 de janeiro para se inscreverem no Programa Estrelas do Basquete. A ação selecionará 30 estudantes e oferecerá cursos gratuitos de basquete, inglês e práticas de liderança. Mais informações no site abaixo:
 
 
Fonte dessa informação: Site da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.
 

ESTÃO ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA O SISU, CONFIRA NO LINK.



As inscrições estão abertas!
De 7 a 11 de janeiro. Leia mais tudo sobre o SISU no Link abaixo. Boa Sorte.
 
 


sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

ARTIGO DE OPINIÃO: UM FELIZ NATAL E UM ANO NOVO PRÓSPERO.


UM FELIZ NATAL E UM ANO NOVO PRÓSPERO.

Mais um ano se finda, e outro se inicia. A princípio, com aquele que termina e com os bons acontecimentos proporcionados, os guardamos para o novo, porém, as coisas que não deram certo ou nos desagradaram é o momento de colocar na balança e buscar as causas, razões e soluções para não correr o risco de se repetirem no ano que se inicia. E com certeza, somos donos do nosso destino, das nossas ações, das palavras que proliferamos, é por isso que evoco o discurso do Filósofo francês Sartre, defensor da teoria Existencialista e, segundo ele: “O Homem é o que ele se faz, é construtor de si mesmo, ele não nasce pronto, o que acarreta, como implicação ética, a responsabilidade do Homem para a construção do seu ser e do ser dos outros”. Partindo desse pressuposto, somos responsáveis pelas nossas atitudes, ações e felicidade e, em algumas situações, também pela a do outro, quer ser feliz, pratique a felicidade, quer amizade, seja amigo, quer respeito, respeite também, não quer a tristeza, faça alguém feliz, enfim, colhemos o que plantamos. Um ótimo Natal a todos aqueles que contribuíram para que a vida fosse de alguma forma mais feliz. E o Ano novo? Esse sim vai iniciar de acordo com o que diz Sartre, “existo logo penso”, queiramos coisas boas, pensamos nas mesmas, queiramos felicidade, pense nela, isto é, somos o que fazemos, mas para que isso aconteça tem que pensar antes, sobretudo, de forma positiva. Um 2013 repleto de paz, saúde, sucesso e prosperidade. Até 2013.
VEJA O VÍDEO ABAIXO E FAÇA UMA REFLEXÃO:


quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

ARTIGO DE OPINIÃO: UM MAPA DA EDUCAÇÃO FORMAL EM NOSSO PAÍS.

Após a leitura do Artigo de opinião abaixo, faça uma analogia entre a sociedade atual e  a sociedade brasileira durante a Primeira República no Brasil (1889-1930).


Fonte da imagem: Brasil escola.


Em síntese, quando abordamos a Educação Formal em nosso país, estamos colocando nesse bojo, a Educação Básica, composta pela Escola Infantil, Fundamental, Média e a Superior. É inimaginável conceber um desenvolvimento sólido da nação sem valorizar uma educação de qualidade, somando se a isso também a valorização dos profissionais da educação. É inquestionável, que outros fatores como políticas públicas, distribuição de renda e administradores honestos da coisa pública, também contribuem, mas com toda certeza, a educação formal é o alicerce para manter o desenvolvimento em plena expansão. Partindo dessa premissa, é de fundamental importância uma população escolarizada. Contudo, quando entramos em contato com dados que explicita a escolaridade da população brasileira, nos causam comoção, pra não dizer indignação. Como resultado, uma pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) publicada no dia 19 de dezembro, fundamentada através do Censo 2010, explana que 49,25% dos cidadãos brasileiros na idade de 25 anos ou mais, não completaram o Ensino Fundamental, etapa entre os 6 anos e 14 anos. Certamente, isso significa aproximadamente 54,5 milhões de brasileiros despreparados para exercer o seu papel de munícipes ativos, pois é inegável que para o desenvolvimento crítico do indivíduo, esse precisa de algumas condições básicas, como informações, conhecimentos, e, sobretudo competências e habilidades da leitura e escrita, para argumentar e questionar. Por consequência, é mais da metade de brasileiros que estão no mercado de trabalho, com uma formação precária, podendo comprometer a qualidade da mão de obra, e o pior é que esse número corresponde aos eleitores que escolhem os nossos governantes, que estão praticando atos ilícitos, como o Mensalão, CPI Cachoeira e outros, que não cabe aqui mencionar. Não é aqui pretensão de este escritor criar um juízo de valor sobre as pessoas que não tiveram a oportunidade de concluir os estudos, pelo contrário, o objetivo é refletir sobre a importância de se valorizar a educação formal na Contemporaneidade, para daqui a alguns anos, não contabilizar dados semelhantes. Por outro lado, seria ingenuidade da minha parte tecer comentários superficiais sobre essas pessoas, pois muitos desses brasileiros não tiveram a oportunidade que os jovens de hoje têm.  Considerações finais: A priori, na atualidade, para evitar que daqui a algumas décadas dados assim se expandam, nossos Legisladores fizeram leis e colocaram todos em idade estudantil dentro de uma escola, sem se preocupar muito com a qualidade. Contudo, tão importante do que colocar alunos nas instituições educativas, está também a sua saída da mesma, quiçá, acompanhada de qualidade. Não se sabe qual é o pior, ter a metade da população com nível educacional incompleto ou 100% da população alfabetizada com uma qualificação precária que compromete o desenvolvimento do país. Acorda Brasil!

O artigo possibilita desenvolver a temática A Primeira República Brasileira ou República Velha, sobretudo, quando está em questão a escolaridade da população nos primeiros anos da República (1889), e como essa influenciava na participação política. 

Fonte da imagem: http://www.brasilescola.com/historiab/proclamacaodarepublica.htm
Na imagem acima podemos observar a ausência da participação de toda a população na Proclamação da República. O que isso significa? 

Segundo Eric Hobsbawm, historiador britânico, o papel do historiador é: “Lembrar o que os outros esquecem”. Partindo desse pressuposto o Artigo, “UM MAPA DA EDUCAÇÃO FORMAL EM NOSSO PAÍS”, proporciona aos alunos relacionar presente e passado ou passado e presente de forma dialética. 

Questões para reflexão: 

1) A percepção que é passada pelo Artigo acima é de que a população brasileira na atualidade não é escolarizada plenamente, comparando com a República Velha, existem algumas semelhanças? Quais?

2) Quais as implicações de uma população analfabeta?


quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

MAPA CONCEITUAL - Utilizando os recursos tecnológicos na Disciplina de História.


Proposta de aula de História –Utilizando os recursos tecnológicos na                                     
 Disciplina de História.          
 Temática: A
chegada da Família Real ao Brasil em
1808.
 Professor: Alberto
 Público alvo: 2º Ano do  Ensino Médio.
 






 

sábado, 1 de dezembro de 2012

A NOSSA FELICIDADE DEPENDE DAS NOSSAS ESCOLHAS, SEJA FELIZ, ESCOLHA O CURSO SUPERIOR CORRETO.


Quando terminamos a última etapa da Educação Básica, o 3º Ano do Ensino Médio dá aquele frio na barriga e ansiedade diante da incerteza. Qual Curso escolher para ser bem sucedido no campo profissional e pessoal? Essas inquietações necessitam de dicas, vejam algumas sugestões que poderão contribuir nas suas escolhas boa sorte. ACESSE O LINK: http://educacao.uol.com.br/noticias/2012/11/30/veja-como-escolher-um-curso-superior-de-qualidade.htm

terça-feira, 20 de novembro de 2012

PROJETO AULA INTERATIVA-2012. E.E PASTOR ROBERTO RODRIGUES DE AZEVEDO.








OBJETIVOS:

-ARTICULAR AS TECNOLOGIAS, CURRÍCULO E ÁREAS DO CONHECIMENTO;

O Projeto “Aula Interativa” é uma forma de articular o Currículo, (conteúdos do caderno do aluno, livros didáticos, e tudo que está inserido no contexto escolar e fora dele), com as novas tecnologias, disponíveis na instituição educativa e as áreas do conhecimento de forma interdisciplinar, sobretudo, as Disciplinas de História e Língua Portuguesa (Literatura).

-UTILIZAR AS TECNOLOGIAS COMO OBJETO DE APRENDIZAGEM NAS AULAS DE HISTÓRIA E LÍNGUA PORTUGUESA.

Refletindo e problematizando:

1-O que tem em comum as Disciplinas de História e a Literatura, quando está em questão a Revolução Francesa do século XVIII e a Revolução Industrial do século XVIII?

R: A princípio não se concebe relação, porém, quando aprofundamos no contexto em que esses fatos HISTÓRICOS aconteceram à interdisciplinaridade entra em cena. Grosso modo, a Revolução Francesa e Industrial foram movimentos que ocorreram na segunda metade do século XVIII. A priori, a Revolução Francesa foi um movimento político, enquanto a Industrial um movimento econômico e político, pois, ambos é a luta da burguesia para usufruir do poder, diga-se de passagem, estava nas mãos do rei. Mas afinal onde entra a Literatura? É sabido que a maneira de pensar, agir, refletir do indivíduo, está relacionada com o meio do qual o mesmo faz parte. Por consequência, como pensavam, agiam, refletiam os Homens durante a Revolução Francesa e Industrial? Como escreviam? Certamente, é nesse momento que entra a Literatura propriamente dita, ou seja, predominava um estilo literário que dialogava com a Revolução e vice-versa, o Arcadismo ou o Neoclassicismo. As Revoluções não foram manifestações somente nos campos políticos e econômicos, elas influenciaram e ainda continuam influenciando na Cultura, no pensamento,etc.

BUSCANDO NOS RECURSOS TECNOLÓGICOS SUBSÍDIOS PARA AS PROPOSTAS DE AULA.
Assista aos vídeos, são frutos da dedicação de vocês.


ACESSE O LINK E CONFIRA:
Diante de uma situação problema, é comum mobilizarmos Habilidades e Competências para solucioná-las. Partindo desse pressuposto, podemos buscar nas tecnologias objetos de aprendizagens que ajudarão na resolução de atividades relacionadas com a proposta de aula, “A Revolução Francesa e a Revolução industrial”? Sim. Existem vários jogos: Como os disponíveis no link: Acesse:






http://www.comunidadesvirtuais.pro.br/triade/index.htm

Abaixo vocês podem observar como funciona o jogo sobre a Revolução Frnacesa.











http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/revolucao-industrial-quiz.html



Enquete:

1-     Dicas de jogos educativos sobre as temáticas do Projeto. Objetivo navegar pela Web 2.0, na procura de jogos que possam ser útil nas aulas de História e Língua Portuguesa, (Literatura).
2. Faça um comentário o que você aprendeu sobre o projeto?





domingo, 18 de novembro de 2012

CONSCIÊNCIA NEGRA- 20 DE NOVEMBRO

Fonte da imagem: http://salvadornet.blogspot.com.br/2010_11_01_archive.html


20 de novembro: Dia da Consciência Negra


A intenção da data, não é responsabilizar a sociedade atual sobre as atrocidades cometida no passado com esses seres humanos, e sim mostrar através da consciência que esses seres humanos tiveram uma grande parcela de responsabilidade na construção do país, mesmo sem poder usufruir ao longo do tempo dessa riqueza. O Dia da Consciência Negra é o momento de reflexão e conceber que todos podem viver em harmonia, independente da etnia, orientação sexual, ideologias políticas, religiosas, filosóficas e socioeconômicas. No link abaixo, mostra a luta travada pelos afrodescendentes na conquista dos seus direitos: 

http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/datas/consciencianegra/home.html


http://www.brasilescola.com/sociologia/dia-consciencia-negra-heroi-chamado-zumbi.htm


http://www.bibliotecavirtual.sp.gov.br/especial/201111-diadaconsciencianegra.php






 



CURIOSIDADES: DIA DA BANDEIRA NACIONAL BRASILEIRA.















Fonte da imagem: http://baudaweb.blogspot.com.br/2012/09/imagens-da-bandeira-nacional-do-brasil.html


No mundo contemporâneo as informações e o conhecimento são duas categorias que nascem com prazo de validade, e precisa de constante inovação, formação e atualização, sobretudo, se não quiser ser transformado em um profissional obsoleto e descartável. Grosso modo, peguei um gancho na produção das informações e do conhecimento, pontuando as mudanças nessas categorias, para explicar algumas verdades que foram perpetuadas durante muito tempo. Entre tantas resolvi, abordar o Dia da Bandeira Nacional, 19 de novembro, a sua origem, as suas cores e o abandono nas instituições públicas em relação a esse patrimônio. A priori, tecerei algumas indagações: por que não se comemora mais o Dia da Bandeira nas escolas? Quais os significados das cores da Bandeira Nacional? Quem foi o mentor da Bandeira brasileira? Como no mundo atual as verdades estão com o prazo de validade vencida, o importante não são as respostas e, sim as futuras perguntas que surgirão de uma resposta. Partindo desse pressuposto, vamos aos questionamentos, a começar-se-ão sobre a comemoração no Dia da Bandeira, nas escolas, ou seja, não tem atividades nesse dia porque ninguém cobra dos responsáveis. Quanto as cores, ledo engano pensar que as mesmas representam as matas, ouro, céu, água e outros recursos naturais, essas verdades foram consolidadas pelo povo. A princípio as cores estão relacionadas com a família real a quem D. Pedro I pertencia quando esse foi Imperador no Brasil. Diga-se de passagem, a nossa Bandeira Nacional pegou um pouquinho de tinta das cores do Império português. Aprofundando no assunto, a Bandeira foi obra de Benjamin Constant, no dia 19 de novembro de 1989, logo após a Proclamação da República, o dia 15 do mesmo mês. Considerações finais: Em um mundo em que poucas pessoas têm acesso a informações impera as mentiras para calar a maioria. Por isso é de extrema importância a pesquisa, a problematização e a  crítica consciente

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

DESAFIOS: JOGOS ON-LINE

JOGOS ON-LINE, objetivos é desafiar a sua capacidade diante de uma situação problema, bom jogo boa sorte.
 
 


AS TECNOLOGIAS NO TEMPO E ESPAÇO

As tecnologias não são privilégios e invenções dos Homens Contemporâneos, desde os primórdios da humanidade para enfrentar e relacionar com o meio em que vivia os seres humanos passaram a inventar ferramentas. No entanto, precisamos conceber as tecnologias no tempo ou no espaço. É óbvio que a tecnologia nos dias atuais desenvolve a cada dia, porém, imagine como foi fazer a primeira lança, o machado, a primeira casa. É para isso que existe a Paleontologia, Ciência que estuda os objetos que os nossos antepassados deixaram. Veja a reportagem no link abaixo sobre o assunto. Lembre-s, quanto mais se estuda sobre um tema, mais a gente está convicto de que não sabemos nada sobre esse objeto. Isso se chama, Ciência. http://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/afp/2012/11/08/homens-da-caverna-eram-pensadores-mais-avancados-do-que-se-achava.htm Fonte: Uol on-line.

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

UMA ÓTIMA OPORTUNIDADE DE APRENDER INGLÊS SEM SAIR DE CASA: INLGÊS ON-LINE DA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO

  1. Olá pessoal, estão abertas as inscrições para o curso de Inglês on-line na modalidade EAD (Educação a Distância), para os alunos do Ensino Médio das escolas públicas do Estado de São Paulo. É uma ótima oportunidade para você estudar outro idioma sem sai de casa. Acesse o site abaixo e confira as informações: http://www.educacao.sp.gov.br/noticias/pre-inscricoes-para-curso-de-ingles-online-terminam-na-segunda-12

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

ARTIGO DE OPINIÃO: PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA?


“O Brasil não tem povo, e sim público”. A frase citada foi proferida por Lima Barreto (1881-1922), Jornalista e grande escritor Literário. Esse grande crítico da República, tece as suas considerações sobre a Proclamação da República no dia 15 de novembro de 1889. Em suma, esse renomado Jornalista, analisa a transição do Império (1822-1889) para a República, concebendo que não houve mudanças significativas para toda a população brasileira, mas somente para as classes abastadas. E mais, segundo o autor, o povo ficou assistindo à transição de regime como se fosse um desfile, como um público que observa um evento sem interação, isto é, apenas meros espectadores. Buscando toda essa historicidade, podemos fazer uma reflexão filosófica sobre a Proclamação da República nos dias atuais, afinal no feriado do dia 15 de novembro, serão exatos 123 anos desse sistema de regime. Porquanto, entre golpes e democracia, será que convivemos com uma República plena? Certamente, para responder a essa questão é preciso retroceder no tempo e buscar a etimologia da palavra República. Grosso modo, foram os romanos que usaram pela primeira vez essa forma de Governo. Diga-se de passagem, o vocábulo significa: Res= coisa- pública= de todos, ou seja, é uma forma de governo em que todos participam. Em outras palavras, em uma República as decisões são tomadas pelo povo, que escolhem os seus representantes, e lhes dão poder para representá-los. Partindo desse pressuposto, após 123 anos você se considera bem assessorado pelas pessoas que você escolheu para assumir as rédeas da República? Igualmente, se a palavra significa coisa de todos, isso significa que eu tenho a minha responsabilidade também, será que nos oferecem oportunidades, e se as temos, utilizamo-las de forma adequada mediante a corrupção que assola o país? Pelo contrário, às vezes nos omitimos, mascaramos a realidade, pelo simples fato de acreditar que o problema não é meu, ou melhor, se está bom pra mim, para a minha família e colegas, ótimo. Considerações finais: Lima Barreto parece que tinha o poder de prever o futuro, quando convivemos com uma maioria de brasileiros alienado e acomodado perante o caos na segurança, nos hospitais públicos, na educação e, mormente, se alguns políticos corruptos ocupam a cena usurpando o patrimônio público para aumentar o deles. Dia 15 de novembro, Proclamação da República, um fato histórico elencado ao Marechal Deodoro da Fonseca, e hoje, para dar continuidade a essa forma de governo, elencamos as responsabilidades a quem? Como disse o vocábulo, a todos.

 



PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA: DIA 15 DE NOVEMBRO

Observe a imagem, não percebemos a participação do povo na Proclamação, o que se percebe são os militares fazendo uma encenação.
 
NO dia 15 de novembro é Feriado da Proclamação da República. Você sabe o que isso significa? No dia 15 de novembro de 1889, o Marechal Deodoro da Fonseca, derrubou o Império (1822-1889). A partir dessa data as coisa deveriam mudar, porém, não foi isso que aconteceu, pois a República ficou nas mãos de fazendeiros e militares, afastando a participação do povo das decisões políticas, econômicas, sociais e culturais. Diga-se de passagem, no dia 15 de novembro de 2012, serão de 123 anos de República. E você, sabe o que significa a palavra República? Essa forma de governo foi inventada pelos romanos e o vocábulo é: res= coisa e pública= de todos, ou seja, coisa de todos, PERTENCENTE AO PÚBLICO,e todos os cidadãos tem o direito de participar das decisões do país, é óbvio, tem os DEVERES também. Para aprofundar mais sobre o assunto visite o site abaixo.