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quarta-feira, 22 de agosto de 2012

PROPOSTA DE AULA INTERDISCIPLINAR: FILME- SOMBRAS DE GOYA- 2º ANO DO ENSINO MÉDIO








  Dicas de documentário ou filme: http://cineaprendizagem.blogspot.com.br/2011/03/sob-o-dominio-de-napoleao.html

Proposta de aula: Plano de ação- usando os Recursos tecnológicos como mediação pedagógica nas disciplinas de História e Língua Portuguesa (literatura).

Temática: Revolução Francesa, Guerras Napoleônicas, Inquisição, Arcadismo/Neoclassicismo.

Sensibilização: Filme- Sobras de Goya. (Kit do professor enviado pela Secretaria da Educação- O cinema vai a escola).

Professores: Alberto e Regina

Disciplinas: História e Língua Portuguesa (Literatura).

Público Alvo: Alunos do 2º Ano do Ensino Médio.

Duração: 6 aulas

Justificativa

 A proposta partiu ao conceber certo desinteresse dos alunos pelos conteúdos dos Cadernos da Proposta Curricular, nas disciplinas de História e Língua Portuguesa, pois, percebe-se que a resistência está no fato das temáticas estudadas estarem distantes no tempo e espaço dos estudantes, sendo assim,  optou por utilizar os recursos tecnológicos para criar o hábito da pesquisa, leitura, escrita e o uso consciente das TIC, algo alicerçado e priorizado na Proposta Curricular.

Objetivos

- Desenvolver o hábito nos alunos nas pesquisas orientadas e monitoradas pelos professores nas temáticas de História e Literatura citadas acima;

- Construir o gosto pela historiografia, à literatura, além de utilizar as TIC no aprofundamento da historiografia sobre a Revolução Francesa, Guerras Napoleônicas, Inquisição e o contexto literário contextualizado a época dessas Revoluções;

- Buscar nos recursos tecnológicos subsídios na hipertextualidade, hipermídias, hiperlinks, entre outros, além de conceber nessas ferramentas um elemento em potencial na mediação pedagógica nas disciplinas de História e Língua Portuguesa (literatura);

- Fazer com que os alunos sob a orientação dos professores, sejam produtores do seu próprio conhecimento histórico e literário da época;

- Possibilitar a interdisciplinaridade entre as disciplina de História e Língua Portuguesa (literatura).

Estratégias

- Uso da Lousa Digital para reproduzir o filme: Sombras de Goya. (fundamentação teórica);

- Buscar informações sobre o filme, sinopse, crítica, versões, resenhas, etc; (Subsídios tecnológicos)

Sugestões de sites:

 http://www.cranik.com/critica_sombras_de_goya.html

http://filosofiaeteologia.blogspot.com.br/2009/12/resenha-do-filme-sombras-de-goya-por.html

http://www.youtube.com/watch?v=Y7e7r31u2eg

Após a reprodução do filme os alunos com a mediação dos professores foram direcionados a pesquisar e aprofundar nos assuntos como Revolução Francesa, Guerras Napoleônicas e Inquisição (antecedentes, desenvolvimento e consequências), Arcadismo ou Neoclassicismo.  

- Sugestões de sites:

 http://www.youtube.com/watch?v=t2eraE9B9to

http://www.youtube.com/watch?v=BFMngo-dtEk

http://www.youtube.com/watch?v=SAZArzPfxGU

http://pt.wikipedia.org/wiki/Revolu%C3%A7%C3%A3o_Francesa

http://pt.wikipedia.org/wiki/Inquisi%C3%A7%C3%A3o

http://pt.wikipedia.org/wiki/Guerras_Napole%C3%B3nicas

http://pt.wikipedia.org/wiki/Arcadismo

 

Produto final- Enquete.

Após a reprodução do filme, e as pesquisas orientadas pelo professor, será debatido com os alunos a temática:

- O que mais chamou lhes atenção no filme?

- Você assimilou/aprendeu alguma coisa com o filme? Qual o contexto histórico e literário?

- Podemos sistematizar o conteúdo do filme com os conteúdos do caderno dos alunos, nas disciplinas de História e Língua Portuguesa (literatura)?

- Quem produziu o filme? Onde? Quando? Em que contexto?

Finalizando:

Os alunos serão convidados para participar com suas inquietações no Blog, através de enquetes, perguntas, respostas, indagações, além, de postarem os seus trabalhos para a avaliação dos professores.

Blog para a sistematização da proposta:

http://www.albertoviajandonahistoria.blogspot.com.br/

 Referências Bibliográficas

A LITERATURA NO BRASIL. Direção Afrânio Coutinho; co-direção Eduardo de Faria Coutinho-n7. ed . e. atualizada- São Paulo: Global, 2004.

BOSI, Alfredo. História concisa da literatura brasileira. 43 ed. São Paulo: Cultrix, 2006.

HERNÁNDES, Fernando. A organização do currículo por projetos de trabalho. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

MORAN, José Manuel. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas, SP: Papirus, 2000.

NAPOLITANO, Marcos. Como usar o cinema na sala de aula/ Marcos Napolitano 4. Ed., 3. Reimpressão- São Paulo: Contexto, 2010.

NEVES, Ricardo. O novo mundo digital: você já nele: oportunidades, ameaças e as mudanças que estamos vivendo. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2007.

SÃO PAULO (ESTADO) SECRETARIA DA EDUCAÇÃO. Currículo do Estado de São Paulo: Ciências Humanas e Suas tecnologias. Coordenação geral: Maria Inês Fini; coordenação de área, Paulo Micele. São Paulo: SEE, 2010.

VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Avaliação: concepção dialética – libertadora do processo de avaliação escolar. São Paulo: Libertad, 2010.

 

 

 

 

 

 

 

 

  

terça-feira, 21 de agosto de 2012

REFLEXÃO: A ESCOLA E AS MULTIMÍDIAS






Analisando o texto, ou melhor, a pesquisa de Sílvio da Costa Pereira, Mídia-Educação no contexto escolar: mapeamento dos trabalhos realizados nas escolas de ensino fundamental em Florianópolis, concebe-se o quão as TIC (Tecnologia de Informação e Comunicação) estão inseridas no contexto escolar, e mais, essa vai além da escola. Contudo, a percepção é que as escolas pesquisadas por Pereira, utilizam das TIC, tradicionais como uso dos computadores, TV, Dvds, entre, outros, usufruindo em algumas situações do uso da Internet, algo imprescindível para uma leitura de mundo, como explana Caldas (2001): “Utilizar a mídia na escola é o primeiro passo para a leitura do mundo”. Partindo desse pressuposto, a Web, possibilita aos alunos conhecerem lugares além do cotexto escolar, algo profícuo na formação integral dos estudantes, conhecer novas linguagens, costumes e dialogar com pessoas de outros espaços e até mesmo de outros tempos, na internet uma vigem ao passado é possível, basta um clic.


 

A título de ilustração, analisando a pesquisa de Pereira, podemos tecer algumas considerações sobre os recursos tecnológico inseridos nas escolas públicas atuais, ou seja, são elementos em potencial para a mediação pedagógica, entretanto, nem todas tem acesso a Internet banda larga, algo imprescindível quando almejamos navegar, por hipertextos, hipermídias, hiperlinks, blogs, entre outras mídias, conhecendo o mundo virtual fora dos muros da escola. Segundo, Santaella (2003): “A tecnologia não apenas penetra nos eventos, mas se tornou um evento que não deixa nada intocado”. Seguindo a linha de pensamento da autora, nem todos tem acesso as tecnologias, mas com certeza, ela tem acesso a todos, basta analisar que no mundo digital somos números e registros, ou seja, estamos vivendo em um ciberespaço, ciberculura e ciberarte, (Santaella, 2003). Contudo, não podemos conceber as tecnologias como solução para todos os problemas da humanidade e nem da escola, é preciso problematizá-las, tecendo um olhar crítico. No entanto, podemos afirmar com propriedade que precisamos refletir sobre a nossa prática docente.

 

Enquete:

De acordo com Castells professor de Sociologia espanhol: "Os recursos educacionais, informacionais e tecnológicos caracterizam-se por uma distribuição extremamente desigual pelo mundo". Como fazer a inclusão digital com os poucos recursos tecnológicos diponíveis nas escolas públicas brasileira?


Segundo Castells: " Embora a matrícula em escolas tenha aumentado substancialmente no mundo em desenvolvimento, a maior parte da educação se reduz à guarda de crianças, [...]". Vocês concordam com o autor em se tratando das escolas públicas brasileira? Vamos problematizar. Justifique. Um abraço.


 


 



segunda-feira, 16 de julho de 2012

AS ELEIÇÕES E O MUNDO DIGITAL.



AS ELEIÇÕES E O MUNDO DIGITAL.

Nos últimos anos, o mundo digital vem adentrando a vida das pessoas, no campo econômico, social, cultural e agora no político. A priori, as sociedades da informação e do conhecimento nos passa a sensação de evolução no sentido de trazer melhorias para a população de maneira geral, transmitindo a impressão de que as coisas mudam do dia para a noite. Contudo, qual a relação entre as eleições, ou melhor, a política partidária e o mundo digital? A princípio, é o espaço em que vai ser elaborado o discurso político, ou seja, antes os preparatórios eram no mundo real, agora, são germinados no mundo virtual, aquele das interfaces da comunicação, proporcionando simulações e, se caso não derem certo, retoma-se. No entanto, é aí que mora o perigo e os mesmos cuidados que devemos ter no mundo real há de se ter no virtual, sobretudo, no momento em que as eleições estão saindo do espaço concreto e partindo para o abstrato, isso mesmo, as propagandas eleitorais tomaram um novo rumo, ou seja, os candidatos preferem o cyberespaço em detrimento das caminhadas porta a porta, não que deixaram de existir, mas diminuíram bem. Diga-se de passagem, a Internet possibilita os candidatos estarem em vários lugares ao mesmo tempo, com isso as suas campanhas políticas causam impactos em um público maior. É partindo desse pressuposto, que mais do que nunca precisa-se de muita cautela, pois a Web possibilita criar um mundo fictício, montar histórias inexistentes e mais, tudo isso pode ser deletado com uma simples tecla, contudo, no mundo real, um político ruim permanece muito tempo no poder. Considerações finais: No mundo real a sujeira de muitos candidatos é jogada para debaixo do tapete, entretanto, com o mundo virtual uma simples tática de marketing, e uma tecla apaga e joga toda a sujeira de um candidato para a lixeira. Reflexão: No mundo virtual as simulações são ferramentas de extrema importância para testar um discurso e a aceitação do mesmo para o público. No entanto, na vida real não há espaço para enfrentar com simulações, não existe simulações nas precariedades dos hospitais públicos, na educação pública capengando, no desemprego, nos preços altos dos alimentos e outras mazelas que acometem a população. Mais do que nunca, não está na hora de fazer das escolhas algo real e não virtual? Acorda Brasil!

CURIOSIDADES DO MÊS DE JULHO.

POR QUE É FERIADO NO DIA 9 DE JULHO?


Uma pergunta um tanto pertinente, visto que nada acontece por acaso. Mas, “como tudo em nós é o ponto onde estamos”, dizia Fernando Pessoa, resgato a versão que aprendemos nos bancos escolares. É feriado em 09 de julho, porque foi neste dia que o Estado de São Paulo pegou em armas para lutar contra as arbitrariedades do Governo Federal em 1932, (Getúlio Vargas), em prol de uma Constituição para o país. Durante a convulsão que agitava a cidade de São Paulo, os estudantes resolveram fazer a sua parte, entretanto, como uma revolução nem sempre acaba bem, quatro estudantes foram mortos pela política, (Miragaia, Martins, Dráusio e Camargo), formando com as siglas dos seus nomes o movimento MMDC. A luta durou aproximadamente três meses, vencendo as tropas Federais, porém, a Constituição saiu do papel. No entanto, devido à importância dessa data, o então Governador Mário Covas, decretou feriado estadual no ano de 1997, denominando este dia como Revolução Constitucionalista de 1932. Considerações finais: O quão é importante a História, pois concebemos que essa é feita de pessoas simples, comuns e não somente de heróis. Que tal aproveitarmos o feriado para refletirmos sobre a nossa participação em busca de um mundo melhor? Só depende de nós.  Consulte o link para mais informações: http://educacao.uol.com.br/historia-brasil/revolucao-constitucionalista-em-1932-elite-paulista-reage-a-ditadura.jhtm

 
REVOLUÇÃO FRANCESA: LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE.
Acredito que o título deste artigo é do conhecimento de muitos, porém, quando surgiu pela primeira vez na história da humanidade? Grosso modo, esse lema apareceu com a Revolução Francesa de 1789, quando os franceses de diferentes classes sociais, pegaram em armas para deixar o povo livre das amarras e das tiranias do rei Luís XVI. Contudo, no dia 14 de julho de 1789, exatos 222 anos, a população francesa, enfurecida, com as injustiças do soberano, invadiu a prisão da Bastilha, libertando os presos políticos, proporcionando novos rumos para os cidadãos da França e da humanidade. Alguém deve estar perguntando o que isso tem a ver conosco, brasileiros? Diga-se de passagem, tudo, pois foi com esses ideais que muitos brasileiros perderam a sua liberdade e a vida, para que o Brasil ficasse livre das algemas de Portugal em 1822, além do mais, cultivamos no nosso dia-dia a esperança de que esse lema seja a realidade de todos. Considerações finais: São ideais assim que devemos buscar, e somente descansar quando deixar de existir a tirania em prol da liberdade, incentivar a igualdade e abolir a desigualdade e expandir a fraternidade no combate ao egocentrismo.  Consulte o link para mais informações: http://www.brasilescola.com/historiag/revolucao-francesa.htm/

A POLITICAGEM BRASILEIRA. PARA QUE SERVE A POLÍTICA NO BRASIL?

POLÍTICA: O (IM) PROVÁVEL

Quando os gregos inventaram a Política, eles acreditavam que quem participaria seriam os escolhidos pelo povo para administrar a vida pública relacionada com os cidadãos e, perante a um político corrupto, este seria deposto e substituído por outro, correto. Contudo, quando se trata do Brasil, a Política esconde uma incógnita, ou seja: qual o seu propósito e quem entra e quem sai? Grosso modo, todo esse ensejo foi para tecer algumas considerações sobre o caso Cachoeira e o Senador Demostenes Torres. Diga-se de passagem, foram meses de investigações, e o improvável, virou o provável, poucos, inclusive esse escritor, acreditava que o Senador perderia o seu cargo. Todavia, fatos assim nos passa a sensação de que a Justiça na política em nosso país está saindo do túmulo e funcionando. Ledo engando, pois antes de comemorarmos precisamos analisar quem será o sucessor de Demostenes Torres. No momento acreditamos que o provável tem que acontecer, assim, o substituto de alguém que pratica atos ilícitos, tem que ser um político idôneo em todos os aspectos, sobretudo, relacionado à política. Entretanto, não foi isso que ocorreu, pois o suplente do Senador deposto e que, possivelmente ocupará o lugar, será o empresário Wilder Morais, dono da Orca Incorporadora, empresa que realiza projetos com a Caixa Econômica Federal, como a Minha Casa, Minha Vida. Estranho não? Sair um político que está sendo acusado de atividades ilegais para o seu cargo e entrar outro que tem contrato com uma entidade do governo, e mais, de acordo com as notícias jornalísticas a Caixa Econômica Federal, pagou R$ 47 milhões a Wilder Morais. Esse sendo um Homem público e tendo uma empresa que têm contato com um Banco Estatal, não poderá usar do seu poder para favorecer a sua empresa? Para aqueles que estavam convictos que não terminaria em pizza, ainda é cedo para comemorar. Considerações finais: Mediante fatos políticos dessa natureza, só nos resta afirmar com propriedade que na política brasileira as coisas mudam somente para ficar do mesmo jeito que está. Reflexão: No Brasil quando está em jogo a Política, o improvável e provável nos pegarão de surpresa? É óbvio que não? Trocam-se os partidos, mas na maioria das vezes os sujeitos são os mesmos. Acorda Brasil!

Enquete: Mediante fatos políticos dessa natureza, só nos resta afirmar com propriedade que na política brasileira as coisas mudam somente para ficar do mesmo jeito que está? Justifique.

quarta-feira, 4 de julho de 2012

PRÊMIO: CONSTRUINDO A NAÇÃO: QUER PARTICIPAR? ACESSE O LINK ABAIXO. BOA SORTE

INVESTIMENTO EM EDUCAÇÃO QUEBRA O PAÍS. E A CORRUPÇÃO FAZ O QUÊ?


04/07/2012 - 11h27

Aumento de gastos para educação pode 'quebrar' Estado, diz Mantega

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MARIANA CARNEIRO
DE SÃO PAULO

O ministro Guido Mantega (Fazenda) afirmou hoje que as discussões no Congresso que aumentam os gastos do governo colocam em risco a solidez fiscal do país.

Mantega citou o PNE (Plano Nacional de Educação), que pretende elevar os gastos do governo federal para o equivalente a 10% do PIB, e as pressões por aumentos salariais do funcionalismo.

"Sempre nos deparamos com riscos de que o Parlamento aumente os custos de maneira extraordinária, o que põe em risco a solidez fiscal que conquistamos a muito custo", disse.

O ministro afirmou que o aumento dos gastos em educação para 10% tempestivamente pode "quebrar" o Estado brasileiro.

Ele criticou também os pleitos salariais dos servidores do judiciário. Nas palavras de Mantega, são os servidores que têm os melhores salários e estão pedindo reajuste superior a 50%.

"Nossa folha é de R$ 200 bilhões e temos que ter cuidado, não podemos brincar em momentos de crise", afirmou Mantega.

Ele também criticou as tentativas de extinguir o fator previdenciário, que diminui a aposentadoria de quem se aposenta com menos de 60 anos (para mulheres) e 65 anos (para homens).

Segundo Mantega, o fim do fator retira a exigência da idade mínima para a aposentadoria, o que só existe em três países do mundo.

Mantega participa hoje de encontro organizado pelo Lide (grupo de líderes empresariais), em São Paulo.

Esse é o discurso de governantes que não querem investir em educação pública de qualidade.

Enquete:

Em sua opinião a educação pública no Brasil é de qualidade? Justifique. Você acredita em melhorias na educação com o investimentos de 10% do PIB? Justifique a sua resposta. 

ARTIGO DE OPINIÃO RIO + 20




RIO + 20: UM FIASCO?

A Conferência da ONU (Organizações das Nações Unidas) para o Desenvolvimento Sustentável, ou melhor, a Rio + 20, terminou sem trazer uma solução concreta para articular desenvolvimento econômico e sustentabilidade. A bem da verdade, parece que vimos repetir o que ocorreu em 1992, adiaram a solução e, agora em pleno futuro, analisando com os olhos dos participantes da Rio-92 empurramos a sujeira de novo para o futuro. O que ficaram fazendo os 114 chefes de nação reunidos durantes o evento da Rio + 20? Acredite, gastando dinheiro público, ou seja, tudo terminou em pizza. Bem, aprovaram um documento com a denominação “O futuro que queremos”. Talvez esse seja um dos problemas e desafios de conciliar desenvolvimento econômico e sustentabilidade, sempre pensar somente no futuro, sem levar em consideração o presente. O discurso que impera é, deixar para a próxima geração cuidar da água, senão a geração do amanhã não terá água potável. É óbvio que devemos pensar no futuro, porém, sustentabilidade é pensar no aqui e agora, é no presente, as ações tem que ser já. Todavia, quando pensamos no futuro adiamos as nossas ações para o mesmo, sendo assim, não fazemos nada hoje, porque iremos esperar o futuro, e, é exatamente o que os chefes de Estado e os donos do capital estão fazendo, sempre deixando para o amanhã o que pode ser feito hoje. Além do mais, muitos ainda têm uma visão equivocada e reducionista sobre sustentabilidade, ou seja, pensar somente nas florestas, nos rios, no ar, aquecimento global, entre outros males causados pelas ações antrópicas. A priori, essas são importantes, entretanto, sustentabilidade são ações concretas para acabar também com a fome, com as doenças que assolam países africanos, no Brasil, gerar empregos, e medidas que melhorem a qualidade de vida de boa parte dos seres humanos. Será que um sujeito desempregado, com fome e doente raciocinará sobre o uso adequado dos recursos naturais? Provavelmente não, então a solução é ter uma visão holística sobre o meio ambiente para depois tecer soluções globalizantes. Vivemos em um mundo globalizado, criamos tecnologias que revolucionaram o modo de vida de muita gente, porém, muitos ainda morrem de fome, de doenças e de sede. Considerações finais: Só vamos conseguir agregar o pensamento ecológico ao econômico quando todos fizerem a sua parte, países ricos e pobres, desenvolver uma visão de globalidade. É nesse ponto que Fritjof Capra, Físico austríaco, um grande escritor sobre ecologia, chama a nossa atenção, segundo esse estudioso ambiental, devemos buscar o equilíbrio. Em seu livro o “Ponto de mutação” o autor deixa claro que não podemos consertar o que fizemos, porém, se acabarmos com a visão mecanicista sobre a natureza, concebendo a essa uma máquina, que basta estragar e depois fazer reparos, é um bom caminho. Sustentabilidade é acabar com o reducionismo que separa homem/natureza.

Enquete: Em sua opinião, a Rio + 20 foi um fiasco? Justifique.

ARTIGO AUMENTO DOS PREÇOS DOS PEDÁGIOS.

















O AUMENTO DOS PEDÁGIOS E AS FÉRIAS ESCOLARES

Muitos devem estar pensando, qual a conexão entre o aumento dos preços dos pedágios e as férias escolares. A priori, é difícil fazer uma articulação entre ambos, porém, quando analisamos esse fato dentro da ótica Capitalista, existe aproximação. A título de ilustração o Capitalismo é flexível e a sua sobrevivência depende dessa flexibilidade. Segundo o economista escocês Adam Smith, pai do Liberalismo Econômico e escritor do livro “Uma investigação sobre a natureza e a causa da riqueza das nações”, o Estado não deve intervir no mercado, é seguindo essa linha de raciocínio que o escritor escreveu e deixou claro em seus pensamentos que o Capitalismo tinha vida própria. De acordo com Smith: “[...] a riqueza das nações resultava da atuação de indivíduos que, movidos apenas pelo seu próprio interesse (self-interest), promoviam o crescimento econômico e a inovação tecnológica”. Diga-se de passagem, o aumento dos preços dos pedágios ocorrem para atender os interesses de grupos particulares que pertencem ao Capital, sem interferência do Estado. É óbvio que algumas Rodovias são de ótima qualidade, mas às vezes os preços não são exorbitantes? Agora, muita gente ainda deve estar perguntando qual a relação entre esse aumento e as férias escolares? Então vamos lá, grosso modo, o Liberalismo é uma corrente política/econômica que não aceita a intervenção do Estado na economia, sendo assim, o Capitalismo flui livremente, ou seja, os donos do capital agem livres para aumentar preços. Por outro lado complementando o pensamento, no sistema capitalista funcioana a lei da oferta e da procura, quanto mais produtos no mercado mais os preços tendem a diminuir, por outro lado, quando a mercadoria está escassa o preço aumenta. Considerações finais: Agora concebemos a relação entre ambos. É por isso que o aumento dos pedágios aparece no período das férias, pois nesse momento ocorre um aumento de viagens devido ao descanso escolar, fazendo com que os capitalistas aproveitam disso. Reflexão: Só podemos compreender o Capitalismo, quando tecermos uma visão histórica e de totalidade nesse sistema econômico, que, aliás, é sustentado por nós, mesmo não dando conta disso. Boas férias.

 

Reflexão: Em sua opinião, o aumento dos preços dos pedágios estão relacionados com as férias escolares? Justifique. 



terça-feira, 3 de julho de 2012

DA PRÉ-HISTÓRIA AOS DIAS ATUAIS- PUBLICANDO AS SUAS APRESENTAÇÕES

O site abaixo possibilita você criar as suas apresentações e publicar na Web, além de socializar as produções, possibilita interações com pessoas distantes. Contudo, na Web devemos ter os mesmos cuidados do mundo real. Sempre analisar os links antes de navegar, e mais, na companhia de um responsável e adulto. Navegue seguro, esse é o lema.

http://pt.calameo.com/books/0014922974fac0635fc82



















O SITE DA UNICAMP TEM NOVIDADES. UM LUGAR QUE VOCÊ PODE ENTRAR, BASTA ESTUDAR

ASSUNTO: AS GRANDES NAVEGAÇÕES E O CONCEITO DE HIPERTEXTO





 

“O termo hipertexto foi criado por Theodore Nelson, na década de sessenta, para denominar a forma de escrita/leitura não linear na informática, pelo sistema “Xanadu”. Até então a ideia de hipertextualidade havia sido apenas manifestada pelo matemático e físico Vannevar Bush através do dispositivo “Memex”. hipertexto está relacionado à própria evolução da tecnologia computacional quando a interação passa à interatividade, em que o computador deixa de ser binário, rígido e centralizador, para oferecer ao usuário interfaces interativas. O termo interativo já pertencia ao campo das artes quando se propunha intervenção do/com apreciador, no entanto o termo interatividade passa a se associar a sistemas da informática, por fazer um contraponto à leitura/escrita das metanarrativas”. (Fonte: http://www.infoescola.com/informatica/hipertexto/).

Seguindo essa linha de raciocínio, hipertexto é uma ferramenta da internet que possibilita navegar, interagir com diversos textos, mídias, links no momento de sua pesquisa. Diga-se de passagem, hipertexto, busca a interdisciplinaridade das informações e conhecimentos, fazendo com que ocorram conexões, colaborações (Wiki), associações entre textos, mídias e links. Grosso modo, proporciona conhecermos lugares diferentes apenas com o clic do mouse.

Abaixo segue uma atividade desenvolvida através da hipertextualidade com alunos do 2º ano do Ensino Médio. O tema foi do caderno do aluno. Volume-1. “Encontros culturais”. As Grandes Navegações do século XV e XVI. A priori, os alunos fizeram uma pesquisa sobre o conceito de encontros culturais no tempo e espaço, buscando em sites de busca a historiografia sobre as Grandes Navegações do século XV e XVI, na Wikipédia encontraram material, como imagens, períodos históricos, mapas e outros, tudo em forma de hipertextos. Visitando imagens, vídeos, blogs, textos sobre as navegações do século XV e XVI, a proposta era fazer uma analogia com as invasões no Iraque, Afeganistão século XXI, também considerados encontros culturais, porém, em outros tempos e espaços. Após navegar pela Internet, buscando material referencial, os alunos assistiram a recortes de filmes, sistematizando o conteúdo da apostila.

ENQUETE:

1- Em sua opinião os encontros culrurais são positivos ou negativos? Justifique. De sua opinião, ela é muito importante para sistematizar o assunto.

 

2- As guerras do século XXI estão proporcionando um encontro cultural, pena que é do lado negativo. Você concorda? Justifique.

Viste os links abaixo para aprofundar no assunto.


 




 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

Créditos das imagens-http://terceirouniesp.blogspot.com.br/p/estude-historia-online.html

Créditos da pesquisa: http://pt.wikipedia.org/wiki/Era_dos_Descobrimentos

http://pt.wikipedia.org/wiki/Invas%C3%B5es_do_Afeganist%C3%A3o

http://www.youtube.com/watch?v=O6fNI7MLnfY

http://www.youtube.com/watch?v=HkV_UTNbIbg