História do Mundo em 2 minutos

Translate

ÁGUA SERRA NEGRA, QUALIDADE COM GARANTIA.

ÁGUA SERRA NEGRA, QUALIDADE COM GARANTIA.
ENTREGA EM DOMICÍLIO, EM POUCOS MINUTOS. APROVEITE AS PROMOÇÕES.

Seguidores

ESPAÇO PARA ANUNCIANTE

ESPAÇO PARA ANUNCIANTE
FAÇA O MARKETING DA SUA EMPRESA, AQUI.

quarta-feira, 30 de maio de 2012


PROPOSTA DE AULA: ENCONTRO ENTRE CULTURAS- PROFESSOR ALBERTO
DISCIPLINA - HISTÓRIA
ENCONTRO ENTRE CULTURAS: EUROPEUS E NATIVOS.

Palavras-chaves: Guerra, Invasão, Violência, Encontro Cultural, Intolerância.

Objetivos:

Relacionar presente e passado ou passado e presente, quando o assunto são os encontros culturais no empo e espaço. A proposta é fazer com que os alunos do 2º Ano do Ensino Médio, façam uma analogia entre as Grandes Navegações do século XV e XVI, (encontro cultural entre europeu e nativos na América)e os encontros culturais  no século XXI, ( uma guerra contra o "terrorismo") compreendendo a intolerância. Para isso foi utilizado o filme Forças Especiais, contrapondo com 1492: A conquista do Paraíso. Vamos viajar nessa aventura.

Emenda;
O filme Forças Especiais relata uma invasão de uma tropa de elite francesa a um território hostil, o Paquistão, dominado pelo Talibã, grupo terrorista que pratica resistência ao Ocidente. Diga-se de passagem, são dois mundos diferentes se envolvendo e fundindo cultura, que sucessivamente causará certo desencontro cultural. A priori, não é de hoje que Oriente e Ocidente se cruza, grosso modo, As Cruzadas do século XI foi um desses desencontros culturais. Também podemos afirmar com propriedade que houve um desencontro de culturas entre Ocidente e Ocidente. Esse episódio é conhecido no Ocidente como A Expansão Marítima Europeia, ou As Grandes Navegações dos séculos XV e XVI. Foi nesse momento que europeus em nome do progresso, da evolução e da civilização partiram para os confins oceânicos, encontrando novas terras para eles e velhas para os habitantes locais. Foram nessa empreitada do século XVI, que ocorreu o encontro ou desencontro entre nativos americanos e europeus, principalmente os portugueses e espanhóis pioneiros nessa Cruzada. Contudo, quando está em jogo a interpretação do passado, é de fundamental importância relacioná-lo com o presente, compreendendo as diferenças e semelhanças ou permanências e mudanças.

Sistematizando o conteúdo:

1) Existe a possibilidade de buscar semelhanças entre As Grandes Navegações dos séculos XV e XVI e a invasão das Forças Especiais relatadas no filme? Justifique.

2) No filme as forças especiais francesas tinha um único objetivo. Qual?

3) No filme ficou claro que a guerra no Paquistão não era travada contra as tropas do Governo, a guerra era travada contra milícias de insurgentes. Em sua opinião o que é uma milícia?

4) As Cruzadas foram movimentos cristãos europeus com o objetivo de libertar a Terra Santa das mãos dos mulçumanos. Partindo desse pressuposto podemos conceber semelhanças entre as Cruzadas e a Invasão das Forças Especiais francesas relatadas no filme? Justifique.

 Fonte: youtube
                                                                    

Nenhum comentário: