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segunda-feira, 16 de julho de 2012

AS ELEIÇÕES E O MUNDO DIGITAL.



AS ELEIÇÕES E O MUNDO DIGITAL.

Nos últimos anos, o mundo digital vem adentrando a vida das pessoas, no campo econômico, social, cultural e agora no político. A priori, as sociedades da informação e do conhecimento nos passa a sensação de evolução no sentido de trazer melhorias para a população de maneira geral, transmitindo a impressão de que as coisas mudam do dia para a noite. Contudo, qual a relação entre as eleições, ou melhor, a política partidária e o mundo digital? A princípio, é o espaço em que vai ser elaborado o discurso político, ou seja, antes os preparatórios eram no mundo real, agora, são germinados no mundo virtual, aquele das interfaces da comunicação, proporcionando simulações e, se caso não derem certo, retoma-se. No entanto, é aí que mora o perigo e os mesmos cuidados que devemos ter no mundo real há de se ter no virtual, sobretudo, no momento em que as eleições estão saindo do espaço concreto e partindo para o abstrato, isso mesmo, as propagandas eleitorais tomaram um novo rumo, ou seja, os candidatos preferem o cyberespaço em detrimento das caminhadas porta a porta, não que deixaram de existir, mas diminuíram bem. Diga-se de passagem, a Internet possibilita os candidatos estarem em vários lugares ao mesmo tempo, com isso as suas campanhas políticas causam impactos em um público maior. É partindo desse pressuposto, que mais do que nunca precisa-se de muita cautela, pois a Web possibilita criar um mundo fictício, montar histórias inexistentes e mais, tudo isso pode ser deletado com uma simples tecla, contudo, no mundo real, um político ruim permanece muito tempo no poder. Considerações finais: No mundo real a sujeira de muitos candidatos é jogada para debaixo do tapete, entretanto, com o mundo virtual uma simples tática de marketing, e uma tecla apaga e joga toda a sujeira de um candidato para a lixeira. Reflexão: No mundo virtual as simulações são ferramentas de extrema importância para testar um discurso e a aceitação do mesmo para o público. No entanto, na vida real não há espaço para enfrentar com simulações, não existe simulações nas precariedades dos hospitais públicos, na educação pública capengando, no desemprego, nos preços altos dos alimentos e outras mazelas que acometem a população. Mais do que nunca, não está na hora de fazer das escolhas algo real e não virtual? Acorda Brasil!

CURIOSIDADES DO MÊS DE JULHO.

POR QUE É FERIADO NO DIA 9 DE JULHO?


Uma pergunta um tanto pertinente, visto que nada acontece por acaso. Mas, “como tudo em nós é o ponto onde estamos”, dizia Fernando Pessoa, resgato a versão que aprendemos nos bancos escolares. É feriado em 09 de julho, porque foi neste dia que o Estado de São Paulo pegou em armas para lutar contra as arbitrariedades do Governo Federal em 1932, (Getúlio Vargas), em prol de uma Constituição para o país. Durante a convulsão que agitava a cidade de São Paulo, os estudantes resolveram fazer a sua parte, entretanto, como uma revolução nem sempre acaba bem, quatro estudantes foram mortos pela política, (Miragaia, Martins, Dráusio e Camargo), formando com as siglas dos seus nomes o movimento MMDC. A luta durou aproximadamente três meses, vencendo as tropas Federais, porém, a Constituição saiu do papel. No entanto, devido à importância dessa data, o então Governador Mário Covas, decretou feriado estadual no ano de 1997, denominando este dia como Revolução Constitucionalista de 1932. Considerações finais: O quão é importante a História, pois concebemos que essa é feita de pessoas simples, comuns e não somente de heróis. Que tal aproveitarmos o feriado para refletirmos sobre a nossa participação em busca de um mundo melhor? Só depende de nós.  Consulte o link para mais informações: http://educacao.uol.com.br/historia-brasil/revolucao-constitucionalista-em-1932-elite-paulista-reage-a-ditadura.jhtm

 
REVOLUÇÃO FRANCESA: LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE.
Acredito que o título deste artigo é do conhecimento de muitos, porém, quando surgiu pela primeira vez na história da humanidade? Grosso modo, esse lema apareceu com a Revolução Francesa de 1789, quando os franceses de diferentes classes sociais, pegaram em armas para deixar o povo livre das amarras e das tiranias do rei Luís XVI. Contudo, no dia 14 de julho de 1789, exatos 222 anos, a população francesa, enfurecida, com as injustiças do soberano, invadiu a prisão da Bastilha, libertando os presos políticos, proporcionando novos rumos para os cidadãos da França e da humanidade. Alguém deve estar perguntando o que isso tem a ver conosco, brasileiros? Diga-se de passagem, tudo, pois foi com esses ideais que muitos brasileiros perderam a sua liberdade e a vida, para que o Brasil ficasse livre das algemas de Portugal em 1822, além do mais, cultivamos no nosso dia-dia a esperança de que esse lema seja a realidade de todos. Considerações finais: São ideais assim que devemos buscar, e somente descansar quando deixar de existir a tirania em prol da liberdade, incentivar a igualdade e abolir a desigualdade e expandir a fraternidade no combate ao egocentrismo.  Consulte o link para mais informações: http://www.brasilescola.com/historiag/revolucao-francesa.htm/

A POLITICAGEM BRASILEIRA. PARA QUE SERVE A POLÍTICA NO BRASIL?

POLÍTICA: O (IM) PROVÁVEL

Quando os gregos inventaram a Política, eles acreditavam que quem participaria seriam os escolhidos pelo povo para administrar a vida pública relacionada com os cidadãos e, perante a um político corrupto, este seria deposto e substituído por outro, correto. Contudo, quando se trata do Brasil, a Política esconde uma incógnita, ou seja: qual o seu propósito e quem entra e quem sai? Grosso modo, todo esse ensejo foi para tecer algumas considerações sobre o caso Cachoeira e o Senador Demostenes Torres. Diga-se de passagem, foram meses de investigações, e o improvável, virou o provável, poucos, inclusive esse escritor, acreditava que o Senador perderia o seu cargo. Todavia, fatos assim nos passa a sensação de que a Justiça na política em nosso país está saindo do túmulo e funcionando. Ledo engando, pois antes de comemorarmos precisamos analisar quem será o sucessor de Demostenes Torres. No momento acreditamos que o provável tem que acontecer, assim, o substituto de alguém que pratica atos ilícitos, tem que ser um político idôneo em todos os aspectos, sobretudo, relacionado à política. Entretanto, não foi isso que ocorreu, pois o suplente do Senador deposto e que, possivelmente ocupará o lugar, será o empresário Wilder Morais, dono da Orca Incorporadora, empresa que realiza projetos com a Caixa Econômica Federal, como a Minha Casa, Minha Vida. Estranho não? Sair um político que está sendo acusado de atividades ilegais para o seu cargo e entrar outro que tem contrato com uma entidade do governo, e mais, de acordo com as notícias jornalísticas a Caixa Econômica Federal, pagou R$ 47 milhões a Wilder Morais. Esse sendo um Homem público e tendo uma empresa que têm contato com um Banco Estatal, não poderá usar do seu poder para favorecer a sua empresa? Para aqueles que estavam convictos que não terminaria em pizza, ainda é cedo para comemorar. Considerações finais: Mediante fatos políticos dessa natureza, só nos resta afirmar com propriedade que na política brasileira as coisas mudam somente para ficar do mesmo jeito que está. Reflexão: No Brasil quando está em jogo a Política, o improvável e provável nos pegarão de surpresa? É óbvio que não? Trocam-se os partidos, mas na maioria das vezes os sujeitos são os mesmos. Acorda Brasil!

Enquete: Mediante fatos políticos dessa natureza, só nos resta afirmar com propriedade que na política brasileira as coisas mudam somente para ficar do mesmo jeito que está? Justifique.

quarta-feira, 4 de julho de 2012

PRÊMIO: CONSTRUINDO A NAÇÃO: QUER PARTICIPAR? ACESSE O LINK ABAIXO. BOA SORTE

INVESTIMENTO EM EDUCAÇÃO QUEBRA O PAÍS. E A CORRUPÇÃO FAZ O QUÊ?


04/07/2012 - 11h27

Aumento de gastos para educação pode 'quebrar' Estado, diz Mantega

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MARIANA CARNEIRO
DE SÃO PAULO

O ministro Guido Mantega (Fazenda) afirmou hoje que as discussões no Congresso que aumentam os gastos do governo colocam em risco a solidez fiscal do país.

Mantega citou o PNE (Plano Nacional de Educação), que pretende elevar os gastos do governo federal para o equivalente a 10% do PIB, e as pressões por aumentos salariais do funcionalismo.

"Sempre nos deparamos com riscos de que o Parlamento aumente os custos de maneira extraordinária, o que põe em risco a solidez fiscal que conquistamos a muito custo", disse.

O ministro afirmou que o aumento dos gastos em educação para 10% tempestivamente pode "quebrar" o Estado brasileiro.

Ele criticou também os pleitos salariais dos servidores do judiciário. Nas palavras de Mantega, são os servidores que têm os melhores salários e estão pedindo reajuste superior a 50%.

"Nossa folha é de R$ 200 bilhões e temos que ter cuidado, não podemos brincar em momentos de crise", afirmou Mantega.

Ele também criticou as tentativas de extinguir o fator previdenciário, que diminui a aposentadoria de quem se aposenta com menos de 60 anos (para mulheres) e 65 anos (para homens).

Segundo Mantega, o fim do fator retira a exigência da idade mínima para a aposentadoria, o que só existe em três países do mundo.

Mantega participa hoje de encontro organizado pelo Lide (grupo de líderes empresariais), em São Paulo.

Esse é o discurso de governantes que não querem investir em educação pública de qualidade.

Enquete:

Em sua opinião a educação pública no Brasil é de qualidade? Justifique. Você acredita em melhorias na educação com o investimentos de 10% do PIB? Justifique a sua resposta. 

ARTIGO DE OPINIÃO RIO + 20




RIO + 20: UM FIASCO?

A Conferência da ONU (Organizações das Nações Unidas) para o Desenvolvimento Sustentável, ou melhor, a Rio + 20, terminou sem trazer uma solução concreta para articular desenvolvimento econômico e sustentabilidade. A bem da verdade, parece que vimos repetir o que ocorreu em 1992, adiaram a solução e, agora em pleno futuro, analisando com os olhos dos participantes da Rio-92 empurramos a sujeira de novo para o futuro. O que ficaram fazendo os 114 chefes de nação reunidos durantes o evento da Rio + 20? Acredite, gastando dinheiro público, ou seja, tudo terminou em pizza. Bem, aprovaram um documento com a denominação “O futuro que queremos”. Talvez esse seja um dos problemas e desafios de conciliar desenvolvimento econômico e sustentabilidade, sempre pensar somente no futuro, sem levar em consideração o presente. O discurso que impera é, deixar para a próxima geração cuidar da água, senão a geração do amanhã não terá água potável. É óbvio que devemos pensar no futuro, porém, sustentabilidade é pensar no aqui e agora, é no presente, as ações tem que ser já. Todavia, quando pensamos no futuro adiamos as nossas ações para o mesmo, sendo assim, não fazemos nada hoje, porque iremos esperar o futuro, e, é exatamente o que os chefes de Estado e os donos do capital estão fazendo, sempre deixando para o amanhã o que pode ser feito hoje. Além do mais, muitos ainda têm uma visão equivocada e reducionista sobre sustentabilidade, ou seja, pensar somente nas florestas, nos rios, no ar, aquecimento global, entre outros males causados pelas ações antrópicas. A priori, essas são importantes, entretanto, sustentabilidade são ações concretas para acabar também com a fome, com as doenças que assolam países africanos, no Brasil, gerar empregos, e medidas que melhorem a qualidade de vida de boa parte dos seres humanos. Será que um sujeito desempregado, com fome e doente raciocinará sobre o uso adequado dos recursos naturais? Provavelmente não, então a solução é ter uma visão holística sobre o meio ambiente para depois tecer soluções globalizantes. Vivemos em um mundo globalizado, criamos tecnologias que revolucionaram o modo de vida de muita gente, porém, muitos ainda morrem de fome, de doenças e de sede. Considerações finais: Só vamos conseguir agregar o pensamento ecológico ao econômico quando todos fizerem a sua parte, países ricos e pobres, desenvolver uma visão de globalidade. É nesse ponto que Fritjof Capra, Físico austríaco, um grande escritor sobre ecologia, chama a nossa atenção, segundo esse estudioso ambiental, devemos buscar o equilíbrio. Em seu livro o “Ponto de mutação” o autor deixa claro que não podemos consertar o que fizemos, porém, se acabarmos com a visão mecanicista sobre a natureza, concebendo a essa uma máquina, que basta estragar e depois fazer reparos, é um bom caminho. Sustentabilidade é acabar com o reducionismo que separa homem/natureza.

Enquete: Em sua opinião, a Rio + 20 foi um fiasco? Justifique.

ARTIGO AUMENTO DOS PREÇOS DOS PEDÁGIOS.

















O AUMENTO DOS PEDÁGIOS E AS FÉRIAS ESCOLARES

Muitos devem estar pensando, qual a conexão entre o aumento dos preços dos pedágios e as férias escolares. A priori, é difícil fazer uma articulação entre ambos, porém, quando analisamos esse fato dentro da ótica Capitalista, existe aproximação. A título de ilustração o Capitalismo é flexível e a sua sobrevivência depende dessa flexibilidade. Segundo o economista escocês Adam Smith, pai do Liberalismo Econômico e escritor do livro “Uma investigação sobre a natureza e a causa da riqueza das nações”, o Estado não deve intervir no mercado, é seguindo essa linha de raciocínio que o escritor escreveu e deixou claro em seus pensamentos que o Capitalismo tinha vida própria. De acordo com Smith: “[...] a riqueza das nações resultava da atuação de indivíduos que, movidos apenas pelo seu próprio interesse (self-interest), promoviam o crescimento econômico e a inovação tecnológica”. Diga-se de passagem, o aumento dos preços dos pedágios ocorrem para atender os interesses de grupos particulares que pertencem ao Capital, sem interferência do Estado. É óbvio que algumas Rodovias são de ótima qualidade, mas às vezes os preços não são exorbitantes? Agora, muita gente ainda deve estar perguntando qual a relação entre esse aumento e as férias escolares? Então vamos lá, grosso modo, o Liberalismo é uma corrente política/econômica que não aceita a intervenção do Estado na economia, sendo assim, o Capitalismo flui livremente, ou seja, os donos do capital agem livres para aumentar preços. Por outro lado complementando o pensamento, no sistema capitalista funcioana a lei da oferta e da procura, quanto mais produtos no mercado mais os preços tendem a diminuir, por outro lado, quando a mercadoria está escassa o preço aumenta. Considerações finais: Agora concebemos a relação entre ambos. É por isso que o aumento dos pedágios aparece no período das férias, pois nesse momento ocorre um aumento de viagens devido ao descanso escolar, fazendo com que os capitalistas aproveitam disso. Reflexão: Só podemos compreender o Capitalismo, quando tecermos uma visão histórica e de totalidade nesse sistema econômico, que, aliás, é sustentado por nós, mesmo não dando conta disso. Boas férias.

 

Reflexão: Em sua opinião, o aumento dos preços dos pedágios estão relacionados com as férias escolares? Justifique. 



terça-feira, 3 de julho de 2012

DA PRÉ-HISTÓRIA AOS DIAS ATUAIS- PUBLICANDO AS SUAS APRESENTAÇÕES

O site abaixo possibilita você criar as suas apresentações e publicar na Web, além de socializar as produções, possibilita interações com pessoas distantes. Contudo, na Web devemos ter os mesmos cuidados do mundo real. Sempre analisar os links antes de navegar, e mais, na companhia de um responsável e adulto. Navegue seguro, esse é o lema.

http://pt.calameo.com/books/0014922974fac0635fc82



















O SITE DA UNICAMP TEM NOVIDADES. UM LUGAR QUE VOCÊ PODE ENTRAR, BASTA ESTUDAR

ASSUNTO: AS GRANDES NAVEGAÇÕES E O CONCEITO DE HIPERTEXTO





 

“O termo hipertexto foi criado por Theodore Nelson, na década de sessenta, para denominar a forma de escrita/leitura não linear na informática, pelo sistema “Xanadu”. Até então a ideia de hipertextualidade havia sido apenas manifestada pelo matemático e físico Vannevar Bush através do dispositivo “Memex”. hipertexto está relacionado à própria evolução da tecnologia computacional quando a interação passa à interatividade, em que o computador deixa de ser binário, rígido e centralizador, para oferecer ao usuário interfaces interativas. O termo interativo já pertencia ao campo das artes quando se propunha intervenção do/com apreciador, no entanto o termo interatividade passa a se associar a sistemas da informática, por fazer um contraponto à leitura/escrita das metanarrativas”. (Fonte: http://www.infoescola.com/informatica/hipertexto/).

Seguindo essa linha de raciocínio, hipertexto é uma ferramenta da internet que possibilita navegar, interagir com diversos textos, mídias, links no momento de sua pesquisa. Diga-se de passagem, hipertexto, busca a interdisciplinaridade das informações e conhecimentos, fazendo com que ocorram conexões, colaborações (Wiki), associações entre textos, mídias e links. Grosso modo, proporciona conhecermos lugares diferentes apenas com o clic do mouse.

Abaixo segue uma atividade desenvolvida através da hipertextualidade com alunos do 2º ano do Ensino Médio. O tema foi do caderno do aluno. Volume-1. “Encontros culturais”. As Grandes Navegações do século XV e XVI. A priori, os alunos fizeram uma pesquisa sobre o conceito de encontros culturais no tempo e espaço, buscando em sites de busca a historiografia sobre as Grandes Navegações do século XV e XVI, na Wikipédia encontraram material, como imagens, períodos históricos, mapas e outros, tudo em forma de hipertextos. Visitando imagens, vídeos, blogs, textos sobre as navegações do século XV e XVI, a proposta era fazer uma analogia com as invasões no Iraque, Afeganistão século XXI, também considerados encontros culturais, porém, em outros tempos e espaços. Após navegar pela Internet, buscando material referencial, os alunos assistiram a recortes de filmes, sistematizando o conteúdo da apostila.

ENQUETE:

1- Em sua opinião os encontros culrurais são positivos ou negativos? Justifique. De sua opinião, ela é muito importante para sistematizar o assunto.

 

2- As guerras do século XXI estão proporcionando um encontro cultural, pena que é do lado negativo. Você concorda? Justifique.

Viste os links abaixo para aprofundar no assunto.


 




 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

Créditos das imagens-http://terceirouniesp.blogspot.com.br/p/estude-historia-online.html

Créditos da pesquisa: http://pt.wikipedia.org/wiki/Era_dos_Descobrimentos

http://pt.wikipedia.org/wiki/Invas%C3%B5es_do_Afeganist%C3%A3o

http://www.youtube.com/watch?v=O6fNI7MLnfY

http://www.youtube.com/watch?v=HkV_UTNbIbg

 

 

 

 

 

 

 

 

 



quinta-feira, 21 de junho de 2012

UMA INCLUSÃO DIGITAL A PASSOS DE TARTARUGA

 

Após a leitura do texto abaixo responda a enquete:

Exclusão digital: Apenas 4% das escolas públicas têm PCs nas salas de aula

:: Ana Paula Lobo
:: Convergência Digital :: 19/06/2012

A pesquisa TIC Educação 2011, produzida pelo CETIC.br, do Comitê Gestor da Internet, divulgada nesta terça-feira, 19/06, na capital paulista, revela que o Brasil está muito atrasado no uso das ferramentas de TIC nas escolas e na prática pedagógica. O estudo mostra, por exemplo, que a banda larga não é realidade para a maioria das escolas, mesmo que elas tenham algum ponto de conexão à Internet.

O grande problema, observa o TIC Educação 2011, é que 55% das escolas têm conexão entre 256Kbps e 2 Mbps, para ser compartilhada, em média, por 500 alunos, nas escolas públicas. Apenas 6% das escolas pesquisadas têm velocidades de conexão superiores a 8 Mbps. E pior: 27% das escolas pesquisadas desconhecem o valor de conexão da Internet. E o levantamento não leva em conta as escolas rurais, onde há problemas de infraestrutura de telecom.

"Há problema, sim, de acesso à banda larga, mas há questões estruturais que devem ser cuidadas. Entre eles, a disponibilidade da energia elétrica. Não basta ter banda larga, ela precisa funcionar e ajudar na prática pedagógica", observa Juliano Cappi, responsável pelo estudo no CETIC.br.

Se a banda larga é um entrave, a ausência de PCs segue sendo uma barreira a ser superada. O TIC Educação 2011 constatou que 100% das escolas possui ao menos um computador mas, na média geral, a distribuição de computadores fica muito abaixo da expectativa. No ano passado, por exemplo, o estudo constatou a presença, em média, de 20 PCs(desktops) em funcionamento e 3 computadores portáteis( notebooks/netbooks)por escola.

Mas boa parte está instalado na sala da diretoria- fora do acesso do aluno - ou nos laboratórios de Informática. Na sala de aula, esse percentual cai para apenas 4%. Lembrando que esses 23 computadores, em média, são para serem compartilhados por cerca de 500 alunos. Nas escolas particulares - onde há mais PCs por alunos - esse índice de PCs nas salas de aula cresce para 21%. Mas também há a concentração de PCs nos laboratórios de Informática.

"Fica claro que a política pública para levar TIC para a Educação precisa ser aperfeiçoada. Temos dois mundos distintos - escolas públicas e particulares - e há muitas barreiras para serem vencidas. A principal delas é levar a Internet e o próprio PC para a sala de aula. Hoje isso está muito distante nas escolas públicas e precisa avançar nas particulares. O acesso à TIC está restrito aos laboratórios de Informática, independente das suas condições", destacou Cappi.

O levantamento, que analisou 650 estabelecimentos educacionais, sendo 497 escolas públicas e 150 particulares, que pela primeira vez, entraram na pesquisa, tem um dado positivo: Os professores estão usando o computador como meio didático. Segundo o TIC Educação 2011, 94% dos professores já usam computadores em casa e, em função do crescimento do uso do computador portátil, metade dos docentes entrevistados - professores de português e matemática- levam seus notebooks pessoais para a sala de aula.

"Mas ainda faltam condições de trabalho para o melhor uso da Internet. O professor já usa o computador como ferramenta educacional, mas precisa de ter infraestrutura para usar esse computador como prática pedagógica", acrescenta Juliano Cappi.

Vale frisar que a pesquisa mostra que as aulas expositivas e a interpretação de textos - atividades rotineiras para os professores- têm baixos percentuais de uso das TICs: 24% e 16%, respectivamente. Em contrapartida - e um ponto de reflexão - os alunos - 82% - assumem que usam a Internet para fazer pesquisas.


Fonte: http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=30830&sid=14

1) As tecnologias inseridas nas escolas públicas, contribuirão para uma melhoria no processo de ensino e aprendizagem? Justifique.


 

ENQUETE- RIO + 20. OPINE.

 Vários países estão reunidos até o dia 23/06 para discutir uma forma de agregar a sustentabilidade e o desenvolvimento econômico. No entanto, até o momento não chegaram a um acordo, pois existem divergências entre as nações ricas e as pobres. Após navegar no link abaixo, responda a enquete:

http://noticias.uol.com.br/eventos/rio-20/

1) Existe a possibilidade de agregar o desenvolvimento do Capitalismo (econômico) com a sustentabilidade? Justifique.

2) Alguns países, como a França propôs um imposto a ser cobrado nas importações e exportações para criar fundos e investir na sustentabilidade. Contudo, esse imposto acarretará em aumento dos preços, e com certeza quem vai pagar a conta são os mais pobres. Você concorda que o pobres pagam essa conta, sendo que os ricos são os que mais degradam o meio ambiente? Justifique.

3) Após navegar pelo link acima, qual a sua opinião sobre a Rio + 20, chegarão a um acordo? De que forma?

 

4) Com o Capitalismo em crise em diversos países na Europa, existe a possibilidade de flexibilidade no Capitalismo em prol do meio ambiente? Como?

 

Ta na hora de ser politizado, críticos e problematizador, e mais, essa problemática vai render muitas redações nos vestibulares e talvez no ENEM. "Boa sorte". Após o dia 01/07/2012 debateremos o assunto.

PROJETO AULA INTERATIVA 2011- ESCOLA PASTOR DE HORTOLÂNDIA. VALE A PENA VER

Visite o link abaixo e descubra o que os nossos alunos são capazes de fazer.

http://pt.calameo.com/books/0014922974fac0635fc82


sexta-feira, 8 de junho de 2012

ENQUETE: QUEM NASCEU PRIMEIRO O OVO OU A GALINHA? ESSE É O DESAFIO DA SEMANA, VOCÊS PODERÃO UTILIZAR AS TEORIAS EVOLUCIONISTAS E A CRIACIONISTAS, ESTUDADOS NO TEMA: A ORIGEM DOS SERES HUMANOS SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM -1. BOA REFLEXÃO


Talvez pode ser uma piada, porém, na Ciência o que importa não são as respostas, e sim as perguntas que irão surgir a partir de suas respostas. A esse fato damos o nome de evolução. Sendo assim, podemos buscar respostas nas Teorias Evolucionista e a Criacionista. Como? A situação acima, ou melhor, a problemática acima tem uma única resposta? Justifique. 

Espero a participação e interação de todos. Após o dia 15/06 postarei a discussão e as possíveis respostas. Um abraço.

Olá pessoal,

Aí vai a resposta. Quem nasceu primeiro o ovo ou a galinha?

Resposta: Vai depender de qual teoria utilizarmos. É isso mesmo. Existem duas teorias sobre a origem dos seres vivos no planeta Terra, a Criacionista, que concebe um criador, em que o mesmo fez tudo e todos, e a Teoria Evolucionista, a Ciência, em que os seres vivos evoluíram ao longo do tempo. Todavia, se trabalharmos com o Criacionismo, o criador criou os seres vivos (a galinha), e essa com certeza botou o ovo. No entanto, quando abordamos a Teoria Evolucionista, os seres vivos originaram de seres unicelulares, nesse caso o ovo teria iniciado dessas células, pois, a vida dentro do ovo está em evolução. Lembre-se, o importante aqui não é debater qual resposta está correta, e sim procurar uma saída diante de uma situação problema. Na vida lidamos com várias situações problemas e em muitos casos acreditamos que não tem respostas, acredite, para tudo tem uma resposta, basta escolher o caminho certo. Agora, se na primeira vez não deu certo, não desista, pois, se Thomas Edson tivesse desistido quando ele errou, não teríamos a lâmpada elétrica hoje. Só para título de ilustração, ele errou mais de 1000 vezes para inventar a lâmpada. É óbvio, sempre temos que estar preparados para não errar, mais esse é uma possibilidade. É isso aí, um abraço.



quinta-feira, 7 de junho de 2012

E AÍ GALERA, SEGUE A PROVA DO SIMULADO DE HISTÓRIA COMENTADA ABAIXO, DÊ UMA OLHADA, A MESMA SERVE DE REVISÃO E PARA DISCUSSÃO NA SALA DE AULA

















QUESTÕES PARA O PROVÃO HISTÓRIA
Após análise da imagem e leitura dos textos abaixo responda as questões 1, 2 e 3:








Muitos não sabem que sem água não existiria vida. A importância da água é um assunto de interesse público, porém poucas pessoas dão a atenção necessária para esse assunto. Pois aqueles que verdadeiramente não se importam com a escassez da água, é porque nunca passaram sede ou nunca precisaram caminhar quilômetros e quilômetros para pegar água com baldes na cabeça. Se pararmos para pensar um pouco, a água é o bem mais valioso que a Terra oferece a todos os seres vivos, desde a plantinha pequenina até os maiores animais do planeta. O corpo humano é 70% composto por água, qualquer metabolismo sofre reações que se desenvolvem por meio aquoso, se a água chegar a faltar os seres humanos deixará de existir, pois não existe vida sem água, em muitas partes do mundo, tanto crianças como adultos morrem de desidratação por falta dessa substância. (Fonte: http://www.guiabrasilblog.com/a-importancia-da-agua-para-os-seres-vivos/).
Não é de hoje que a água é objeto de suma importância para a manutenção da vida no planeta, as civilizações da Mesopotâmia e do Egito concebia a importância desse líquido precioso. Foi partindo desse pressuposto que Heródoto afirmou: “O Egito é uma dádiva do Nilo”. É óbvio que o Rio Nilo por si só não daria subsídios para o florescimento da Sociedade do Egito Antigo se não fosse à administração por parte dos egípcios que trabalharam no controle das cheias. Diga-se de passagem, a união entre o Homem e a Natureza foi primordial para o desenvolvimento do Egito Antigo. No entanto, a sociedade atual não tem essa percepção, impactando a natureza, fazendo com que a mesma seja destruída, que sucessivamente acabará com a vida em nosso planeta. (Autoria: Professor Alberto).
1)      Os dois textos faz uma comparação entre passado e presente sobre o uso da água. Assinale a alternativa correta.
a)      Enquanto nas civilizações mesopotâmicas e egípcias a água era utilizada somente pelos Faraós, na sociedade atual a água é de extrema importância para a manutenção da vida.
b)      Podemos afirmar com propriedade e fundamentado no texto que os egípcios utilizavam as águas do Rio Nilo de forma racional, principalmente para manter a união da sociedade.
c)      As águas do Rio Nilo eram insignificativas, visto as secas civilizações da Mesopotâmia e do Egito Antigo com a sociedade atual, pois passado e presente não se relaciona no tempo e espaço.
d)     Todas as alternativas estão corretas.

Resolução comentada: Alternativa correta é a letra A: Segundo Heródoto: “ O Egito era uma dádiva do Nilo”. Nas palavras do grego Heródoto concebe a importância do Rio Nilo para a sociedade do Egito Antigo, pois esse rio serviu para o desenvolvimento da vida no Egito Antigo além de ser útil na a irrigação agricultura, consumo, pesca, comércio; as águas do rio foi um importante elemento para manter a sociedade egípcia unificada, e mais utilizando-a de forma racional, diferente da maioria da população atual.

2)      Não é de hoje que a água é objeto de suma importância para a manutenção da vida no planeta, as civilizações da Mesopotâmia e do Egito concebia a importância desse líquido precioso. Sobre o uso das águas do Rio Nilo assinale a alternativa incorreta.
I - Era utilizada como via de transporte.
II- Era utilizada para os sistemas de irrigação da agricultura.
III- Os egípcios usavam a água para beber, pescar e irrigar a agricultura.
IV- Os egípcios aproveitavam as águas no Nilo para construir as saunas hidrotérmicas visto o poder medicinal das águas desse rio.
Está incorreta a alternativa:
a)      I, II IV e III.
b)      Somente as I e II.
c)      Somente as I, II e III.
d)     Somente a IV.
Resolução comentada: A alternativa correta é  a letra D: As águas do Rio Nilo era utilizada de várias formas pela sociedade do Egito Antigo, porém, a historiografia não concebe a importância das águas como elementos medicinais em saunas hidrotérmicas.
3)       “O Egito é uma dádiva do Nilo”. Frase atribuída ao Historiador grego Heródoto. “O Tiete é uma dadiva da cidade de São Paulo”.  Frase atribuída ao Roqueiro brasileiro Supla. Com base nos textos acima assinale a alternativa correta:
I- As frases acima procuram relacionar as diferenças entre a importância da agua no tempo e espaço, pois Heródoto responsabiliza a origem do Egito Antigo no Rio Nilo, enquanto o roqueiro Supla responsabiliza a sociedade paulistana pela degradação do rio Tiete.
II- No Egito Antigo a sociedade não valorizava o Rio Nilo, por outro lado os paulistanos dão um valor pleno no Rio Tiete, pois esse já têm quase 100% das suas águas despoluídas.
III- Enquanto Heródoto estava preocupado com a poluição do Rio Nilo, a sociedade paulistana está mais preocupada com extinção dos peixes desse rio.
            Está correta a alternativa:
    
a)      I e II
b)      II e III
c)      I, II e III
d)     Somente a I
e)      Todas estão incorretas.
Resolução comentada: Alternativa correta é a letra D: A questão problematiza o valor dado no uso correto da água no tempo e espaço. Enquanto na Civilização Egípcia essa foi de grande importância para o desenvolvimento, na cidade de São Paulo o desenvolvimento é responsável pela morte do rio.

4)      (analisar a religião no Egito Antigo).
(Fonte: http://historia.ricafonte.com/textos/Antiguidade/egito_antigo_exe.htm).
   
Assunto: Egito Antigo.
            Sobre a religião, que marcou a vida do povo egípcio do berço ao túmulo, é INCORRETO afirmar:
a)     As pirâmides eram os locais de culto presidido pelos sacerdotes.
b)     Os egípcios eram politeístas: adoravam vários deuses.
c)     A religião contribuiu para o desenvolvimento das ciências e das artes.
d)     Entre os deuses mais importantes destaca-se Amon-Rá , o deus Sol.

Resolução comentada: A alternativa correta é a letra A: Os egípcios eram religiosos, cultuavam várias divindades, eram politeístas e ditavam na vida após a morte, foi esse o motivo das construções das pirâmides e não para culto presidido pelos sacerdotes.
5)      (Descritor: reconhecer características do Egito Antigo).
Assunto: Egito Antigo
Leia atentamente as afirmativas abaixo:
I - No início, o Egito estava dividido em um grande número de aldeias, denominadas nomos.
II - No Egito Antigo as mulheres eram respeitadas, podendo até adquirir propriedades.
III - O Egito se localiza na Ásia, é banhada pelo Oceano Indico e possui extensa área desértica.
Assinale:
a)     Se I, II e III estiverem corretas.
b)     Se II e III estiverem corretas.
c)     Se apenas a I estiver correta.
d)     Se I e II estiverem corretas.
Resolução comentada: A alternativa correta é a letra C. Nessa atividade o aluno poderá utilizar os conhecimentos geográficos, pois a localização do Egito está na África, além do mais a sociedade egípcia era patriarcal afastando as mulheres das decisões, a não ser uma pequena casta da nobreza. Sendo assim a alternativa que mais aproxima da civilização do Egito Antigo é a criação das aldeias antes da unificação.
6)      Os Estados Teocráticos da Mesopotâmia e do Egito evoluíram, acumulando características comuns e peculiaridades culturais. Os egípcios desenvolveram a prática de embalsamar o corpo humano porque:
a) se opunham ao politeísmo dominante na época.
b) os seus deuses, sempre prontos para castigar os pecadores, desencadearam o dilúvio.
c) depois da morte a alma podia voltar ao corpo mumificado.
d) construíram túmulos, em forma de pirâmides truncadas, erigidos para a eternidade.
e) os camponeses constituíam categoria social inferior.

Resolução comentada: A alternativa correta é a letra C. Os egípcios foram um dos primeiros povos a desenvolverem a anatomia através da dissecação de corpos para o processo de mumificação, pois essa sociedade acreditava em vida após a morte.
7)      (Descritor: identificar características do Paleolítico).
Assunto: Período Paleolítico
O Paleolítico é o período mais remoto da história da humanidade. Ele abrange um longo espaço de tempo que se estende da época do surgimento dos primeiros seres humanos até, aproximadamente, o ano 10.000 a.C. Esse período é caracterizado pela utilização de instrumentos produzidos a partir de pedras “lascadas”.
Todas as opções abaixo se relacionam ao Período Paleolítico, EXCETO:
a)     caça, pesca e coleta de alimentos;
b)     vida sedentária;
c)     habitação em cavernas e abrigos sob as rochas;
d)     descoberta da técnica da fabricação do fogo.

Resolução comentada: A alternativa correta é a letra B. As principais características do Período Paleolítico são: o nomadismo (caça, pesca e coleta de alimentos), abrigos em cavernas e rochas, e a descoberta do fogo. No entanto, esses povos não eram sedentários, características do Neolítico período posterior ao Paleolítico.
8)      (Descritor: identificar a importância do fogo para o homem primitivo).
Assunto: vida no paleolítico
            Assinale a afirmativa que NÂO justifica a frase abaixo.
           
            "A conquista do fogo foi muito importante para a evolução do homem" por que a partir dela...
I -   O homem pode proteger-se de animais ferozes.
II-   Os alimentos passaram a ser cozidos / assados.
III-  Os homens passaram a viver isolados de suas antigas tribos.
IV-  A mortalidade humana, que era alta, começou a diminuir.

Está correta a alternativa
a)      I e II
b)      II e III
c)      I, II e IV
d)     I, II III e IV.
Resolução comentada: Alternativa correta é a letra C. Dentre as contribuições do fogo para a sociedade do Paleolítico, podemos citar a proteção contra os animais, cozimento de alimentos e melhores condições de vida.